Atacado – 10/05/11
10 de maio de 2011
Miriam Leitão e a sombra da vara torta – Resposta de Aldo Rebelo
10 de maio de 2011

Pfizer lança Bopriva e revoluciona método de castração em bovinos

A imunocastração proporcionada pelo produto oferece todos os benefícios do procedimento, sem os inconvenientes trazidos pela cirurgia

A imunocastração proporcionada pelo produto oferece todos os benefícios do procedimento, sem os inconvenientes trazidos pela cirurgia

Controle de comportamento e melhoria da qualidade da carne. Até agora, obter estas vantagens por meio da castração justificava os riscos de complicações pós-cirúrgicas nos animais – até mesmo risco de morte. Para virar essa página da história da pecuária, marcada por estresse do animal, infecções, bicheiras e perda de peso, a Pfizer Saúde Animal desenvolveu o exclusivo e pioneiro Bopriva – vacina para imunocastração de bovinos, que acaba de chegar ao mercado brasileiro.

“Bopriva muda a maneira de os pecuaristas lidarem com a castração e, mais do que evolução, representa uma revolução dessa técnica”, descreve Fernanda Hoe, gerente de Produto da Unidade Bovinos da Pfizer Saúde Animal.

O produto proporciona a suspensão temporária da fertilidade de machos e reduz os comportamentos sexual e agressivo, tornando mais fácil o manejo de bovinos de corte. Entre as vantagens desse comportamento mais dócil, está a preservação dos pastos e das instalações da propriedade. Bopriva ainda proporciona melhora no acabamento da carcaça, possibilitando a produção de uma carne de qualidade superior. “Não podemos deixar de mencionar que Bopriva não exige período de carência para abate, pois é um produto não hormonal que não deixa resíduo no organismo do animal”, complementa Fernanda.

Outro diferencial do produto é a preservação do bem-estar animal, acompanhando a tendência de mercados que se preocupam cada vez mais com essa questão. “O Reino Unido, por exemplo, já baniu de suas propriedades rurais práticas veterinárias sem anestésico”, aponta Fernanda. Bopriva atende a essa demanda, pois é administrado com duas doses injetáveis (dose e reforço) na tábua do pescoço e pode ser associado a outros manejos de rotina. “A primeira dose atua sensibilizando o sistema imunológico do bovino, para que ele comece a produzir o efeito desejado após a segunda dose”, explica a gerente. Para garantir maior precisão e segurança na aplicação, a Pfi zer, em parceria com a Simcro (empresa sediada na Nova Zelândia), desenvolveu um aplicador exclusivo e oferece treinamento específi co para a administração do produto.

Mecanismo de ação

“É importante ressaltar que Bopriva não tem nenhuma atividade hormonal ou química. Bopriva é uma vacina que estimula o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos contra o Fator de Liberação de Gonadotrofi nas (GnRF)”, esclarece Fernanda. Dessa forma, o produto bloqueia a liberação de dois hormônios e, como consequência, suprime temporariamente a função testicular e a produção de testosterona em bovinos machos. Nas fêmeas, a função ovariana também é inibida temporariamente com o uso de Bopriva, reduzindo o comportamento de cio.

Sobre a castração cirúrgica

O método é geralmente realizado por meio de duas incisões laterais na bolsa escrotal dos animais ou com a remoção do ápice do escroto. O procedimento traz uma série de benefícios, já conhecidos pelos produtores, principalmente relacionados ao comportamento mais calmo dos animais e à melhoria da qualidade da carcaça, quando comparados com bovinos inteiros criados nas mesmas condições. Porém a técnica não evita prejuízos causados pelas complicações pós-operatórias, perda de peso e risco de morte.

Pfizer

A Pfizer Saúde Animal oferece uma gama de soluções diferenciadas para produtores rurais, veterinários e donos de animais de estimação. Seu portfólio é composto por antibióticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, intramamários, marcadores genéticos, antiparasitários e uma linha completa de vacinas. Entre as suas marcas mais conhecidas estão Terramicina LA, Dectomax, CIDR, Clarifi de, Vivax, Draxxin, Excede, Respisure, Lincospectin, FarrowSure, Convenia e Revolution. Para atender de maneira completa seus clientes, a companhia investe em programas de educação continuada que visam à produtividade do agronegócio brasileiro, bem como a sanidade e bem-estar dos animais. A Pfizer Saúde Animal está entre os líderes mundiais em medicamentos veterinários para bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, cães e gatos.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress