Busca por conveniência pode impactar mercado de carnes premium
6 de abril de 2016
Bélgica apoiará o Brasil nas negociações sanitárias e comerciais com a União Europeia
6 de abril de 2016

Pesquisadores japoneses criam plástico que detecta carne estragada

Um grupo de pesquisadores japoneses criou um pequeno dispositivo integrado em uma cobertura de plástico transparente capaz de detectar quando alimentos como carne estão em mau estado. Trata-se de um “material inteligente” de um centímetro de cumprimento que reage a ser colocado sobre esses produtos e cujo uso permitiria evitar casos de intoxicação alimentar, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Yamagata.

O sensor é capaz de detectar a histamina, substância gerada quando as bactérias começam a decompor os aminoácidos dos alimentos e capaz de causar sintomas de intoxicação alimentar inclusive em pequenas quantidades. O dispositivo está composto por um microcircuito impresso sobre um material semicondutor em uma cobertura plástica e, no futuro, poderá ser integrado em envoltórios capazes de informar de forma automática sobre o mal estado dos alimentos.

A ideia é desenvolver esse dispositivo de forma comercial, a partir desse protótipo, dentro de três anos. A equipe também trabalha para conectar essa tecnologia a telefones celulares.

Fonte: EFE, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress