Mercado físico, BM&F e atacado fecham semana em alta
25 de setembro de 2008
Prejuízos da Sadia puxam queda em ações de frigoríficos
29 de setembro de 2008

Pesquisa Top BeefPoint de Confinamentos 2007/08

A pesquisa Top BeefPoint de Confinamentos apurou que em 2007 foram confinados 1.257.063 animais nos 50 maiores confinamentos do Brasil. O aumento foi de 34,59%, quando comparado aos 933.967 animais confinados no ano de 2006. O crescimento foi maior em relação ao registrado na quinta pesquisa Top BeefPoint de Confinamentos, de 16,52%. Nesses 6 anos de acompanhamento do setor, o BeefPoint constatou que os Top 50 Confinamentos tiveram um aumento de 186,81% no número de animais confinados.


Os 50 maiores confinamentos do Brasil em 2007

Patrocínio:

A pesquisa Top BeefPoint de Confinamentos apurou que em 2007 foram confinados 1.257.063 animais nos 50 maiores confinamentos do Brasil. O aumento foi de 34,59%, quando comparado aos 933.967 animais confinados no ano de 2006.

O crescimento foi maior em relação ao registrado na quinta pesquisa Top BeefPoint de Confinamentos, de 16,52%. Nesses 6 anos de acompanhamento do setor, o BeefPoint constatou que os Top 50 Confinamentos tiveram um aumento de 186,81% no número de animais confinados.

Para o ano de 2008, os 50 projetos já definiram suas metas de crescimento, este planejamento prevê um aumento de 35,68%, com projeção de confinar um total de 1.705.625 animais. De acordo com os resultados das pesquisas anteriores, as projeções têm sido mais otimistas do que o realizado efetivamente.

Gráfico 1. Animais confinados

Em relação a distribuição das propriedades nas unidades da federação, SP e GO estão no topo da lista dos Top 50 com 17 confinamentos, ou seja, 34% dos estabelecimentos. Em seguida aparecem MT, MS, MG, respectivamente com 14%, 14% e 4%. O estado de Goiás vem confirmando o crescimento do setor e de 28%, em 2006 passou para 34% na pesquisa deste ano. Quando observamos a distribuição de animais confinados por estados GO detêm o primeiro lugar, com 48,59%, seguido por SP, MT, MS, MG.

Com relação ao período de saída de animais para o abate, em 2007 a concentração ocorreu em setembro e outubro. Já em 2008, a projeção dos 50 maiores confinamentos do Brasil é que a saída seja mais diluída entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Gráfico 2. Meses de maior saída de animais para abate

O número de confinamentos que utilizam contratos na BM&F como administração de risco aumentou em relação a 2006, mas a porcentagem de animais negociados na bolsa foi menor do que a levantada na última pesquisa. Os contratos de boi a termo também têm sido muito utilizados para garantir os preços futuros, e o volume de animais negociados com esta ferramenta de administração de risco já ultrapassou o volume dos contratos feitos na BM&F. Para 2008, a expectativa é de aumento do número de animais negociados diretamente na BM&F e redução dos animais negociados a termo com frigoríficos, em relação a 2007.

Em 2008, como em toda a pecuária, o setor de confinamentos também sentiu uma grande elevação de custos, que foi um dos principais fatores que pesaram nas tomadas de decisão, fazendo alguns confinadores reverem seus projetos e diminuírem suas projeções para 2008, e em alguns casos forçaram retrações, no volume de animais confinados, em relação ao realizado em 2007. A pesquisa apurou que em média o custo da arroba engordada teve aumento de 31% e a reposição subiu 47,45%.

Vale lembrar que estes dados não refletem a situação dos confinamentos brasileiros como um todo, e sim, apenas dos 50 maiores confinamentos do país. O crescimento dos 50 maiores não pode ser extrapolado, estimando crescimento de todo esse segmento da pecuária de corte. Relatório completo aqui.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Top 50 BeefPoint de Confinamentos é uma iniciativa da AgriPoint Consultoria e objetiva levantar informações sobre os 50 maiores confinamentos do Brasil. O levantamento é realizado anualmente desde 2003, com dados referentes ao ano anterior à pesquisa e projeções para o ano corrente. Acesse o relatório completo.

Agradecimentos

A AgriPoint Consultoria Ltda agradece o importante apoio das empresas Nutron Alimentos, Elanco Saúde Animal, John Deere e Votorantim Corretora.

Este trabalho também contou com o valiosíssimo apoio de grande número de usuários do portal BeefPoint. Fica aqui o cordial agradecimento da equipe AgriPoint a todos.

Relatório completo

Para acessar o relatório completo da Pesquisa Top 50 BeefPoint de Confinamentos 2007/2008, clique aqui. O relatório completo contém mais de 15 gráficos e o ranking com os 50 maiores confinamentos do Brasil em 2007, com dados individuais.

Contato

Equipe responsável:
Miguel da Rocha Cavalcanti
André Camargo

Para indicar confinamentos, para participarem das próximas pesquisa, por favor acesse:
beefpoint.com.br/top50

(19) 3432.2199

0 Comments

  1. eltontorres disse:

    Parabéns a equipe BeefPoint pela pesquisa.

  2. rosemary ferraz pajanotti disse:

    Excelente a pesquisa BeefPoint de confinamentos.`A pecuária de corte carece de informações verdadeiras e dados relevantes sobre o setor.

    As informações estão com fácil compreensão até para quem não tem muita prática em interpretar gáficos. É de suma importância o acesso gratuito e rápido à pesquisas como essa, para o debate com produtores que ainda não contam com informações precisas e atuais.

    Parabéns a toda a equipe!

  3. Juan Ignacio Peyrou Soares de Lima disse:

    Miguel: nuevamente felicitaciones. Este seguimiento que están haciendo del sector confinamientos, es estratégico y muy útil para quienes seguimos de cerca el desarrollo de este sector.

    Un abrazo

  4. Marcelino de Resende Paulinelli disse:

    Parabéns pelo excelente trabalho.

    Nós que trabalhamos com a extensão das tecnologias muitas vezes nos deparamos com situações em que fica difícil apresentar alguns números que representem melhor o setor. Com este relatório a confiabilidade dos números com certeza vai melhorar muito.

    Um abraço.

  5. Antonio Rafael Camargo Rodrigues disse:

    Parabéns a toda a equipe!

    Para nós graduandos é de suma importancia ter artigos, com informações tão importantes como essa para nosso aprendizado e formação academica, a fim de conhecer o setor para melhor desenvolvimento de nossa carreira profissional.

  6. eduardobqbaroni disse:

    Muito bom este artigo, pois temos que ter informações precisas para nosso planejamento pecuário.

    Parabéns a equipe BeefPoint!

  7. wellington romero serafim freire disse:

    Parabéns a toda equipe BeefPoint!

    Essa pesquisa mostra com clareza e perfeição, a realidade do crescimento do confinamento de gado de corte no brasil, mostrando-se assim um meio viável com lucratividade, ignorando alguns autores que criticam a prática do confinamento.

  8. Bruno Antonio Biondi disse:

    Parabés a todos do BeefPoint pela pesquisa!

  9. luis fernando favaro disse:

    Parabéns a equipe BeefPoint, foi uma pesquisa muito bem elaborada e com grande clareza.

plugins premium WordPress