Veja resultado final do IV Fórum LIDE de Agronegócios, realizado em Campinas
22 de setembro de 2015
Uruguai: INAC desenvolveu apps sobre setor de carnes
22 de setembro de 2015

Pesquisa no 4º Fórum de Agronegócios do Lide constata pessimismo no setor

Pela primeira vez, o Fórum Nacional de Agronegócios, promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria, promoveu uma pesquisa entre os 378 participantes do evento realizado no sábado (19), no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas/SP. Conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a sondagem, denominada “Índice LIDE–FGV de Clima do Agronegócio”, constatou clima de pessimismo entre as lideranças do agronegócios: a nota apurada, que leva em conta componentes relacionadas a governo, negócios e lucro, variando de zero a 10, ficou em 2,8.

No quesito eficiência do governo federal em relação ao agronegócio, 37% dos entrevistados avaliaram como ruim, 32% consideraram péssima, 22% avaliaram como regular, 7% boa e 2% ótima. O resultado final da nota desse quesito foi de 2,7. Em relação à situação atual de negócios na comparação com 2014, 61% disseram que está pior; 30% responderam que está igual e 9% que está melhor. A nota final foi de 2,4.

Em relação ao lucro esperado para 2016 na comparação com este ano, metade dos pesquisados disseram que o lucro deve ser pior do que o de 2015, 34% afirmaram que será igual e 16% entendem que será melhor. A nota final desse quesito foi de 3,3. Quando o questionamento é sobre o fator que mais atrapalha os negócios do produtor rural, 44% responderam que era a carga tributária, 26% consideram a questão do crédito, 17% jogaram a culpa na falta de logística, 6% apontaram as barreiras comerciais e 7% o câmbio.

Por fim, em relação ao tema que mais preocupa o agronegócio atualmente, 47% dos empresários consideraram que é a legislação trabalhista, 20% afirmaram ser a legislação ambiental, 17% o avanço tecnológico e 16% a questão fundiária.

Fonte: LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, adaptado pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Mauro Inácio disse:

    Sempre assim:
    Um dia é culpa dos governos, todos ruins.
    Outro dia é culpa de São Pedro, nao controla as chuvas.
    Em dia nenhum o fazendeiro se culpa! Um eficiente!
    Por que não começar pela própria jurisdição ? A fazenda.

plugins premium WordPress