Ministério da Agricultura, Senar, CNA e Sebrae terão juntos R$ 1 bi para assistência técnica, diz Tereza Cristina
16 de abril de 2019
MT responde por 46% da produção de carne bovina do Centro-Oeste
16 de abril de 2019

Pesquisa genética avança no combate à cigarrinha das pastagens

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liderada pela geneticista Anete Pereira de Souza identificou regiões do genoma do capim braquiária que contêm genes de resistência à cigarrinha das pastagens (Notozulia entreriana), praga mais presente nos pastos brasileiros.

As pesquisas começaram há anos, com a participação da Embrapa, e os primeiros resultados positivos vieram depois de testes de resistência com mais de 200 variedades de braquiária, que representa de 80% a 90% das gramíneas forrageiras que compõem os 170 milhões de hectares de pastos espalhados pelo país. Segundo Anete, do Instituto de Biologia da Unicamp, foram identificadas muitas variedades totalmente suscetíveis à cigarrinha e algumas poucas resistentes.

“Conseguimos identificar três regiões do genoma do capim braquiária onde há genes de resistência à cigarrinha”, afirma, em nota, a também geneticista Rebecca Caroline Ulbricht Ferreira, primeira autora do trabalho publicado na revista científica “Frontiers in Plant Science”.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress