Consumidores pagarão mais por responsabilidade social
16 de março de 2017
Vacinação contra a febre aftosa começa nesta quarta-feira
16 de março de 2017

Pesquisa canadense mostra que os consumidores querem uma história feliz sobre a carne

beef-perception-canadabeef_Este é o cenário – montanhas ao fundo e uma paisagem feita para a produção rural – que vem à mente quando os consumidores aqui e no exterior pensam sobre a carne canadense. Foto: Canada Beef Inc.

Fale sobre carne canadense de uma forma positiva e os consumidores vão comprar e comer mais carne. Essa foi a principal descoberta de uma pesquisa aprofundada feita pelo Canadá Beef – e algo que surpreendeu os oficiais de marketing que imaginaram que os consumidores de hoje estão fixados em tópicos como antibióticos e bem-estar animal.

“Os consumidores queriam ouvir sobre os produtores; queriam ouvir sobre o Canadá, suas paisagens e o que eles já acreditavam ser verdade sobre o Canadá”, disse James Bradbury, especialista em marcas do Canada Beef, na recente Alberta Beef Industry Conference.

A agência de promoção da carne bovina mediu o efeito de falar “dessa maneira positiva em vez da abordagem defensiva” e descobriu que, com a abordagem de boas notícias “obteríamos 2-1/2 vezes mais consumo”. As pessoas simplesmente não querem ouvir sobre temas negativos como direitos dos animais, excesso de animais, crueldade e agricultura industrial.

“Esta é a nossa marca nacional de equidade falando. Essa é a percepção natural que os consumidores já têm. Não vamos lutar contra isso. Vamos nos unir a isso.”

Nos últimos dois anos, o Canada Beef realizou pesquisas no Canadá, México, Japão e China, interagindo com 500 consumidores em cada região. Os consumidores dos quatro países, bem como os membros da indústria da carne bovina, receberam 54 questões sobre a sua percepção sobre a carne bovina canadense.

A pesquisa descobriu que a carne é considerada um alimento para uma “ocasião especial” e as pessoas têm associações positivas com o produto.

“Não há uma posição melhor para uma marca do que ser uma que está na posição invejável de ser o guardião de memórias, e o detentor das melhores ocasiões das pessoas. É ótimo”, disse Bradbury.

A pesquisa também sugeriu uma maneira de fortalecer essa conexão. “Todos concordaram que a pecuária era o ajuste perfeito para a paisagem canadense. Esse é um forte indicador de onde a marca precisa ir. Isso é algo que as pessoas sentem com paixão e concordam.”

Não havia preocupações com a segurança da carne bovina canadense – “isso é um dado”, disse Bradbury. E embora indústria de gado sinta que é importante falar sobre hormônios e antibióticos, os consumidores não queriam necessariamente ouvir sobre eles.

No entanto, há uma advertência nessa afirmação. Há um grupo pequeno, mas muito vocal (principalmente jovens que compram fast food) que desafia o uso de hormônios e antibióticos.

“Faz sentido que as empresas de fast food tenham que gastar muito dinheiro e tempo, ser proativas e falar sobre essas questões com um público mais jovem. Temos que ser incrivelmente cuidadosos aqui. Podemos falar sobre hormônios e antibióticos, mas temos que fazer isso com um seleto grupo de pessoas. E ser seletivos sobre como nós passamos essa mensagem a eles, porque eles têm um sistema diferente da receptividade da informação.”

Os membros deste grupo também são rápidos em acreditar em notícias negativas e notícias falsas. Chegar a esse grupo é “desafiador”, mas a pesquisa mostrou que se o envio de mensagens sobre esse tópico estiver focado “neles especificamente e não em um público mais amplo, estaremos melhor.”

“Esse é o grande momento aha”, disse ele. Mas a maioria dos consumidores prefere ver a carne canadense ligada a imagens icônicas do país, como montanhas, esqui e hóquei, pessoas amigáveis, natureza e uma boa qualidade de vida. Esmagadoramente, os consumidores sentiram que percepções negativas não era algo que eles queriam ouvir dentro de nossa marca”, disse Bradbury.

Fonte: Alberta Farmers Express, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress