Mais da metade dos consumidores disseram que estão preocupados com os ingredientes geneticamente modificados, mas muitos não são capazes de defini-los, de acordo com o The NPD Group. A firma de pesquisa pediu para os compradores descreverem os organismos geneticamente modificados com suas próprias palavras e as respostas variaram de “geneticamente alterado” a “não natural”, com muitos dizendo que “não sabiam”.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) define a modificação genética como “produção de melhoramentos hereditários em plantas e animais para usos específicos, através de engenharia genética ou outros métodos mais tradicionais”.
A conscientização dos consumidores americanos sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs) tem aumentado devido à recente cobertura da mídia e esforços legislativos de vários estados para rotular esses itens nos produtos alimentícios, impulsionando maior preocupação entre os americanos, disse o NPD.
Cinquenta e sete por cento dos adultos dos EUA expressaram preocupação sobre alimentos geneticamente modificados em 2014, comparado com 43% em 2002, de acordo com o NPD. O nível de preocupação cresceu com o tempo, com 20% dos adultos se dizendo “muito” ou “extremamente” preocupados com os OGMs no ano passado, mais que os 10% de 2002.
Apesar das controvérsias, 44% dos compradores sugeriram que os ingredientes alterados por engenharia genética podem oferecer benefícios.
Ainda assim, mais consumidores estão preocupados e recentes medidas de importantes companhias de alimentos para eliminar os OGMs de produtos podem gerar preocupação. A Chipotle Mexican Grill recentemente anunciou que se tornou a primeira rede nacional de restaurantes a remover ingredientes geneticamente alterados de seu cardápio.
Fonte: www.meatpoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.