Mercado Físico da Vaca – 30/06/10
30 de junho de 2010
Mercados Futuros – 01/07/10
2 de julho de 2010

Péricles Salazar, presidente da Abrafrigo, fala sobre a entrada da JBS em seu quadro de associados e planos para o futuro

André Camargo conversou com Péricles Salazar, presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos, a respeito da entrada da JBS em seu quadro de associados e as ações planejadas pela Associação. "Para nós é um orgulho contar com a JBS e a confiança que ela depositou na nossa entidade, para que possamos daqui para frente somar e concentrar esforços nos temas comuns que são do interesse dos frigoríficos brasileiros. Nós queremos melhorar a cadeia produtiva".

André Camargo conversou com Péricles Salazar, presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos, a respeito da entrada da JBS em seu quadro de associados e as ações planejadas pela Associação.


Clique aqui e faça o download da entrevista.

BeefPoint: Ontem a Abrafrigo anunciou a filiação da JBS. Nos últimos anos vocês têm defendido os interesses e dado voz à necessidades dos médios e pequenos frigoríficos. Quais os benefícios dessa adesão da JBS à Associação?

Péricles Salazar: Nós estamos conversando com a diretoria do JBS desde o mês de dezembro, eles nos procuraram, queriam conhecer a entidade e eu fui conversar com a diretoria. Estive em São Paulo duas vezes, trocamos ideias, eles conheceram a entidade, inclusive já tinham se retirado do quadro de filiados da Abiec e queriam conhecer melhor o nosso foco de atuação.

Nessas reuniões eu expus todo o trabalho que a Abrafrigo vem desenvolvendo desde a sua criação por interesse dos pequenos e médios frigoríficos. No início a nossa grande bandeira foi a questão do PIS e Cofins, depois a pedido das empresa filiadas criamos o departamento de exportação, vários problemas de âmbito comum a todos os frigoríficos brasileiros também foram levantados, discutindo sobre todas essas questões: sanidade, comércio exterior, relações de trabalho, questões ambientais – que é algo que vem preocupando muito todos os frigoríficos brasileiros – e outros assuntos do interesse de todos nós.

Finalmente no início de junho houve então o contato da JBS e manifestação do desejo na filiação e aprovamos a filiação da empresa. Para nós é um orgulho contar com a JBS e a confiança que ela depositou na nossa entidade, para que possamos daqui para frente somar e concentrar esforços nos temas comuns que são do interesse dos frigoríficos brasileiros.

BeefPoint: Quais as motivações que levaram o maior frigorífico do mundo a aderir ao quadro de associados da Abrafrigo?

Péricles Salazar: Essa é uma decisão que cabe à empresa. Quando uma empresa resolve se filiar à entidade é porque ela reconhece o papel que ela vem desempenhando. Inclusive, há poucos minutos eu estava conversando com uma outra grande empresa que estava manifestando o interesse de se filiar à Abrafrigo.

Assim, eu acredito que as empresas levam em consideração o que a entidade vem apresentando, a importância da sua atuação junto às diversas autoridades federais, as conquistas que ela vem obtendo e a transparência. Enfim, existem um série de fatores que contribuem para que a empresa tome essa decisão.

BeefPoint: Os recentes problemas com exportação de carne do JBS para os EUA foram um dos fatores motivadores dessa adesão?

Péricles Salazar: Também discutimos bastante sobre esse tema e evidentemente que uma entidade de classe defendendo um interesse coletivo, em algumas situações, consegue ser melhor ouvida. A questão da ivermectina nas carnes exportadas aos Estados Unidos é um exemplo.

Hoje mesmo está acontecendo uma reunião em Brasília/DF, onde está sendo discutida posição brasileira e sugestões ligadas a questão da Cota Hilton. O Grupo JBS tem uma grande participação nesse contexto e hoje eles estão lá discutindo, inclusive pela entidade.

BeefPoint: No final do ano passado a Abrafrigo fez alterações em sua estrutura institucional, criando inclusive um Departamento de Exportação. A entrada da JBS pode colaborar com a atuação da Associação nesse sentido?

Péricles Salazar: É evidente que a empresa JBS tem latitude e longitude para definir os seus horizontes independentemente das ações da entidade. Eles chegaram ao ponto que chegaram graças a sua competência, sua gestão e toda sua história.

A entrada deles na Abrafrigo vai contribuir em muito para que nós também possamos obter expertise para as demais empresas. Esse é o foco da entidade. Então eu acredito que a participação da JBS na nossa entidade deverá ser um norte, um exemplo, de como nós podemos conduzir as ações dos nossos filiados para o comércio exterior e nesse ponto acredito que eles vão contribuir muito conosco.

BeefPoint: A Abrafrigo representa uma série de empresas com porte, escala e abrangência de atuação muito diferentes da JBS. Como a entidade poderá atuar em prol de associados com perfil tão diferentes?

Péricles Salazar: Os problemas comuns afetam a todo mundo. Frigorífico é frigorífico, independentemente do seu porte os problemas são os mesmos. A questão tributária é a mesma para o grande, o pequeno e o médio. A questão ambiental também afeta todo mundo. A questão de relações do trabalho, um tema que estamos trabalhando fortemente, da mesma forma envolve todos os portes de empresa.

Então nessas questões institucionais a preocupação da Abrafrigo é resolver o problema de todos e fica evidente que a adesão de uma empresa do porte da JBS vai nos auxiliar na troca de experiências e informações para que nós possamos resolver o problema coletivo.

BeefPoint: O que os outros filiados estão achando desta adesão? Ela foi bem recebida por todos?

Péricles Salazar: Nós vivemos num sistema democrático, cada um tem a sua opinião. Nós aceitamos a opinião desde que a empresa seja filiada da entidade.

Eu não aceito opinião de empresário ou de empresa que não esteja dentro da Abrafrigo.

Para a grande maioria dos filiados a coisa está se desenvolvendo bem. O conselho de administração aprovou a decisão porque para a entidade é um engrandecimento. É muito significativo a confiança que depositaram na Associação, no sentido de lutarmos e trabalharmos juntos para solucionar problemas comuns.

BeefPoint: Nos últimos anos você tem dado declarações contrárias à predileção do BNDES em financiar grandes frigoríficos, inclusive criticando os aportes feitos pelo banco e as estratégias da JBS. Diante dessa posição, como fica o relacionamento entre a Abrafrigo e a JBS?

Péricles Salazar: Nós jamais criticamos a JBS diretamente na questão do BNDES, não vai mudar nada a nossa posição. O que nós queremos é que os pequenos e médios também tenham oportunidade de financiamento.

Ótimo que o BNDES beneficiou, incentivou e inclusive faz parte do quadro acionário da JBS. Para nós não tem problema. O problema é o banco não privilegiar também outros frigoríficos, principalmente os pequenos e médios.

Um exemplo disso foi o caso do Frialto, que teve problemas nos últimos dias. O Frialto apresentou um projeto no BNDES e não foi atendido, gerando a situação atual que culminou no pedido de recuperação judicial da empresa. O que mostra que o banco não está sensível aos problemas das outras empresas.

Isso não muda. Nosso discurso não muda. Vamos continuar brigando com o BNDES para conquistar espaço lá dentro.

BeefPoint: A Abrafrigo vem atuando junto ao Governo na defesa dos interesses do setor frigorífico. Quais são os planos e ações planejadas para os próximos anos?

Péricles Salazar: Nós criamos a Abrafrigo no ano de 2004, portanto temos 6 anos de história. É uma curta história, estamos ainda na infância. Mas já conquistamos um espaço importante dentro da cadeia produtiva e do sistema de relações institucionais do país.

A entidade quer crescer, mas quer crescer dando os passo certos, devagar, de acordo com suas próprias pernas. Nós não queremos crescer de forma desmedida, sem que possamos planejar um horizonte de médio e longo prazo.

Nós precisamos crescer e crescer de acordo com nossas potencialidades. Nós queremos transformar o Brasil num grande exportador e aumentar o coeficiente de exportação muito além do que temos hoje. Hoje no Brasil algo em torno de 28% da produção está sendo exportada e nós queremos ampliar isso. Ampliar as oportunidades de acesso ao mercado internacional do pequenos e médios frigoríficos também.

Nós queremos melhorar a cadeia produtiva. Queremos minimizar o grau de desconfiança que ainda existe no relacionamento entre produtor e indústria. Precisamos melhorar o relacionamento institucional com as grandes entidades que representam os produtores, como a CNA, Sociedade Rural Brasileira, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Associação Brasileira de Criadores. Enfim, temos que somar entendimentos e sermos objetivos no sentido de entender que estando todos juntos podemos conquistar a vitória para cadeia produtiva como um todo.

Esse é o nosso grande objetivo, eliminar os obstáculos que existem ao longo da cadeia.


Clique aqui e faça o download da entrevista.

0 Comments

  1. FRANCISCO DA CUNHA DINIZ JUNQUEIRA disse:

    Como produtor, eu realmente espero que a posição de repúdio da abrafrigo com relação à politica do bndes, não seja influenciada pela admissão de um associado que em tese tenha sido beneficiado pela mesma.agora, mais do que nunca é premente que os frigoríficos de menor porte tenham acesso ao crédito do governo.

  2. Alexandre Rodrigues Gozer disse:

    “A entrada deles na Abrafrigo vai contribuir em muito para que nós também possamos obter expertise para as demais empresas. Esse é o foco da entidade.”

    tomara, sr péricles, embora acredito que muitas ações da abrafrigo beneficiarão e muito o grupo jbs, ao menos leve de carona os pequenos.

plugins premium WordPress