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Percepções dos consumidores sobre ‘rótulo limpo’ estão mudando durante o COVID-19

Mesmo que as empresas de alimentos e bebidas tenham se esforçado bastante para limpar rótulos, evitando a inclusão de ingredientes percebidos como artificiais, os consumidores continuam buscando produtos percebidos como naturais. A afirmação “natural” do rótulo permanece a mais influente nas compras de alimentos preparados fora de casa, de acordo com a Pesquisa de Alimentos e Saúde 2020 da International Food Information Council Foundation.

Natural é uma reivindicação mais procurada do que ingredientes não-OGM, orgânicos, de origem local, limpos e de origem sustentável por uma margem significativa. Mas uma questão que os profissionais de marketing e desenvolvedores de produtos estão vendo agora é como a pandemia de coronavírus (COVID-19) pode afetar os padrões de compra do consumidor e sua percepção do que é limpo.

“Embora as preocupações com o COVID-19 signifiquem que alguns consumidores estão comprando menos alimentos frescos e não embalados, a pandemia está alimentando a demanda por escolhas mais saudáveis”, disse Jeannette O’Brien, vice-presidente da GNT EUA, Tarrytown, NY. “Rótulos limpos e claros são uma parte vital disso. A recente Pesquisa de Alimentos e Saúde de 2020 mostrou que os consumidores veem os alimentos como mais saudáveis ​​quando estão livres de ingredientes artificiais, não OGM, baseados em vegetais e têm listas mais curtas de ingredientes. ”

Greg Stucky, diretor de pesquisa da InsightsNow Inc., uma consultoria de pesquisa em Chicago, chamou a tendência de rótulo limpo de “fenômeno” e disse que continua crescendo. Os comentários de Stucky foram feitos durante uma apresentação de webinar que fazia parte da reunião virtual do Shift20 do Institute of Food Technologists, que substituiu o evento ao vivo cancelado, programado para ocorrer em meados de julho.

As vendas globais de produtos alimentícios com rótulos limpos devem chegar a US $ 180 bilhões em 2020, segundo o Euromonitor International. Citando dados da Mordor Intelligence, Stucky disse que as vendas de ingredientes de rótulos limpos devem crescer 6,75% anualmente, para US $ 51,1 bilhões até 2024. Ele acrescentou que o impacto do COVID-19 nos padrões de compra do consumidor pode elevar o número de vendas de ingredientes.

O COVID-19 também mudou a percepção do consumidor sobre limpeza além de rótulos ou produtos. A lavagem frequente das mãos e o uso de máscaras faciais fizeram com que os consumidores considerassem a limpeza geral das operações de varejo e serviços de alimentação.

“O foco na preparação e na higiene do servidor é essencial; no entanto, os consumidores continuam mantendo seu foco em rótulos limpos para compras em casa e fora de casa ”, disse Soumya Nair, diretor de insights de marketing da América do Norte para Kerry, Beloit, Wis. “Atributos de rótulos limpos, como ‘tudo natural/100% natural’, ‘feito com real’, continuará ajudando os consumidores a priorizar suas compras. Embora o foco atual esteja na segurança dos alimentos,o rótulo limpo é uma meta do consumidor a longo prazo. Benefícios nutricionais e funcionais, como baixo nível de açúcar, saúde intestinal e suporte imunológico, também estão no centro do cenário em meio ao COVID-19. ”

Marge O’Brien, diretora de pesquisa de mercado global e insights da Corbion, que tem escritórios nos EUA em Lenexa, Kan., também vê a preocupação do consumidor com a higiene e o manuseio de alimentos como uma questão de tendência.

“À medida que aumentavam as notícias sobre o fechamento de fábricas devido à contração do vírus, os consumidores também se preocupavam com os procedimentos de manipulação de alimentos”, disse ela. “Eles querem garantias de que seus alimentos e bebidas estão sendo fabricados e preparados da maneira mais segura possível. Um exemplo é o declínio nas vendas de padarias nas lojas nos EUA, onde muitos produtos são geralmente vendidos em caixas a granel ou em caixas abertas. Para facilitar as preocupações com o manuseio, os produtos agora estão sendo embalados ou vendidos individualmente em sacos plásticos, em vez de em sacos de papel abertos.”

Impacto do COVID-19 no rótulo limpo

Em outubro de 2019 e abril de 2020, a InsightsNow realizou sua Pesquisa Internacional de Saúde e Bem-Estar e capturou o sentimento do consumidor em torno de uma variedade de tendências, incluindo rótulo limpo, antes do início da pandemia e quando grande parte do mundo vivia sob ordens de ficar em casa. Os consumidores pesquisados ​​como parte da pesquisa foram de 10 países: Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, México, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Um grupo de consumidores focados no InsightsNow eram “entusiastas de rótulos limpos”, que o InsightsNow define como “compradores principais com visão de futuro”. São pessoas que dizem que os ingredientes são importantes para eles e afetam o que compram. Eles estão preocupados com o excesso de produtos químicos nos alimentos e leem a lista de ingredientes antes de comprar produtos que nunca haviam experimentado antes.

“Com base em nossa pesquisa em outubro de 2019, analisamos a porcentagem da população que era adepta de rótulos limpos em todo o mundo, e o que você vê é que os EUA, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha estavam menos maduros nesses mercados específicos. Temos cerca de um terço da população que são entusiastas de rótulos limpos.”

O InsightsNow identificou três insights globais sobre a tendência de rótulos limpos. Por exemplo, a cultura importa. A especificidade de como comunicar um rótulo limpo está se tornando mais centrada na cultura, à medida que a COVID concentra os mercados localmente.

Antes do COVID, em mercados como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e França, os entusiastas de rótulos limpos foram influenciados por reivindicações como criação sustentável, sem sabores artificiais, minimamente processados, simples, frescos e sem antibióticos. Stucky disse que os cinco mercados ainda estão no estágio livre de rótulo limpo quando comparados ao Brasil, China, Índia, México e Turquia, onde os consumidores tendem a ser muito mais específicos sobre as alegações de rótulo limpo que os influenciam.

“A COVID tornou isso ainda mais intenso”, disse ele.

O segundo insight gerado pelo InsightsNow é que os ingredientes realmente importam, disse Stucky. Termos como fresco, natural, sem sabores artificiais e orgânicos estão recebendo um impulso em meio à pandemia.

“Todos os conceitos básicos de rótulo limpo, se você quiser, estão aumentando, são importantes para as pessoas e obtêm um pouco mais de incentivo da COVID ”, disse Stucky.

O terceiro insight identificado na pesquisa é que a nutrição supera o sabor em alguns casos, o que significa que alguns consumidores estão mais dispostos a fazer trocas de sabor para obter a nutrição que desejam. Os dados da pesquisa mostraram que, dos 10 países pesquisados, em nove deles a porcentagem de consumidores que buscam ingredientes saudáveis ​​foi maior do que aqueles que procuram ingredientes com bom sabor. Os Estados Unidos eram o único país em que o gosto superava a saúde.

“Este é um bom indicador de que estamos em movimento”, disse Stucky. “O sabor ainda é importante, mas a nutrição pode muitas vezes superar o sabor”.

A descoberta levou o InsightsNow a perguntar se as pessoas podiam escolher entre um produto com “sabor incrível”, mas com ingredientes abaixo do ideal ou um com “sabor mais ou menos”, mas com ingredientes surpreendentes, eles fariam a troca?

“O que descobrimos é que sim, metade ou mais da população faria essa troca (e escolheria sabores tão saborosos, mas ingredientes incríveis)”, disse Stucky.

Além dos entusiastas de etiquetas limpas, muitos consumidores adotaram produtos indulgentes durante a pandemia. Uma pesquisa com mais de 400 consumidores da DuPont Nutrition & Biosciences, New Century, uma divisão da DuPont, descobriu que 25% dos consumidores disseram que estão comprando mais sorvetes e 33% disseram que estão comprando mais lanches e doces.

“Esses pontos de dados sugerem uma mudança de foco em produtos de alimentos e bebidas mais acessíveis e também mais indulgentes”, disse Mark Cornthwaite, gerente de marketing e indústria da DuPont Nutrition & Biosciences. “Para a parte anterior da tendência, é lógico que os consumidores aceitem que os produtos provavelmente serão mais processados ​​e menos ‘naturais’ ou ‘rótulos limpos’, a fim de serem mais acessíveis.

“Isso não significa dizer que eles não procurarão e não escolherão os produtos posicionados como” livres de “ou” não contêm “se também tiverem um preço adequado. Portanto, para os produtores, a diferenciação com base em rótulos limpos pode ser igualmente importante no suporte acessível, desde que as margens não sejam comprometidas. Este é um grande desafio. ”

Cornthwaite acrescentou que as mensagens do consumidor continuam sendo um componente crítico de qualquer iniciativa bem-sucedida de rótulo limpo.

“Bom gosto, textura e valor ao dinheiro sempre foram os principais impulsionadores da compra”, disse ele. “Isso nunca é mais verdadeiro do que hoje em meio à pandemia.

“Um fator crescente, no entanto, é o quão saudável um produto é ou mais intensamente a extensão em que ele aumenta ou apoia a imunidade. Equilibrar o trio de sabor, valor e o pacote combinado de “nutrição/saúde/ imunidade” lembrará os consumidores do valor dessas marcas.

“A reforma em si leva tempo para ser alcançada e pode não ser uma estratégia viável; portanto, a chave para uma abordagem eficaz será a comunicação eficaz dos atributos acima. Se a reformulação for considerada, a queda de muitos programas de rótulo limpo deve ser evitada – o que é uma falha em comunicar os benefícios e o valor do novo rótulo “mais limpo”. Os consumidores não se lembram do que costumava estar no rótulo. ”

Fonte: MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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