Rio Grande do Sul mais perto do aval para deixar de vacinar rebanho contra febre aftosa
7 de agosto de 2020
Justiça do Trabalho dá 30 dias para JBS fazer ajuste em frigorífico de Três Passos (RS)
7 de agosto de 2020

Pedido do MPT pode levar à interdição temporária de frigorífico da JBS em Garibaldi (RS)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou nesta quinta-feira (6) que pediu o afastamento de todos os funcionários do abatedouro de aves da JBS em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. 

Se o pedido feito na quarta-feira (5) for aceito pelo juiz do Trabalho de Bento Gonçalves (RS), a unidade da empresa seria, na prática, interditada temporariamente.

Os trabalhadores e também os terceirizados da unidade seriam afastados para realizarem testes para a detecção da covid-19. 

O MPT argumenta que a JBS não cumpriu todas as medidas sanitárias de proteção contra a disseminação da doença. 

“Embora o relatório demonstre que a ré adotou algumas medidas para prevenir a disseminação da Covid-19, também constatou que tais ações ainda eram insuficientes e, por consequência, conclui-se que a ré não cumpre integralmente as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias”, informa o MPT, em um trecho do pedido. 

A apuração da MPT sobre casos de covid-19 entre funcionários da unidade de Garibaldi teve início em abril, após notícias na imprensa. 

Desde então, 230 funcionários do abatedouro teriam casos confirmados de covid-19, sendo 54 a partir de testes e outros 176 por critério clínico epidemiológico. Um dos trabalhadores morreu. 

Conforme dados do governo do Rio Grande do Sul, o município de Garibaldi possui 815 casos de covid-19 confirmados, o que indica uma incidência elevada da doença. O município possui menos de 30 mil habitantes. 

Procurada, a JBS informou não ter sido notificada sobre a ação. Em nota, a companhia citou medidas que vem adotando para proteger os funcionários. 

Confira a nota da JBS na íntegra 

A JBS afirma que a proteção e a saúde dos seus colaboradores é o seu principal objetivo. A empresa não foi notificada sobre essa ação e não fará comentários. A Companhia reafirma, no entanto, que desde o início da pandemia adota rigorosas medidas de prevenção, segurança e proteção dos seus colaboradores e que estão Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia do Brasil e demais órgãos de saúde. A empresa também contratou a consultoria de médicos infectologistas e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein, para apoiar na construção de todas as ações previstas em seu protocolo e que estão implementadas em todas as suas unidades, conforme relatório e detalhes disponiveis no link: https://jbs.com.br/comunicacao/covid-19-principais-medidas-de-protecao/

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress