Psicólogo lança livro em que discute relação afetiva entre o garfo e a mente
17 de agosto de 2017
Amazonas se torna zona livre de febre aftosa com reconhecimento nacional
17 de agosto de 2017

Pecuarista de SP é mais afetado pela crise do que o de MT

Os números do setor mostram que o pecuarista de São Paulo sofre mais os efeitos da crise do que os de Mato Grosso. O preço da arroba de boi gordo no norte de Mato Grosso é apenas 9% inferior ao praticado em São Paulo, mercado formador do preço nacional.

O cenário atual é bem melhor para os pecuaristas mato-grossenses, uma vez que a diferença no mesmo período do ano passado era de 17%. Os dados são do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária).

Luciano Vacari, da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), afirma, entretanto, que, diante de tudo o que vem ocorrendo no setor desde março, não se pode dizer que um esteja melhor do que o outro. “Enquanto o pecuarista de Mato Grosso está no hospital, o de São Paulo permanece na UTI.”

Mariane Crespoline, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), diz que “há uma estiagem de bois em São Paulo”.

A dificuldade de obtenção de boi pronto para abate leva a indústria paulista a buscar o gado em outros Estados, dando sustentação aos preços nessas regiões. Crespoline diz que “é pequeno o volume de gado pronto para abate para as próximas duas semanas”.

Diante desse novo cenário no setor, parte dos pecuaristas mudou a forma de comercialização do gado. Antes, vendiam lotes grandes para ganhar no volume. Agora, o produtor separa os animais em lotes menores e tenta ganhar no preço.

Animais com qualidade e rastreabilidade chegam a alcançar preços maiores em Goiás do que em São Paulo. Na média, no entanto, os preços de Goiás são menores do que os de São Paulo, segundo ela.

Ângelo Ozelane, gestor técnico do Imea, diz que “essa redução de margem tem de tudo um pouco: mudança na alíquota de ICMS, Funrural, delação premiada e pastos de má qualidade”.

Para Ozelane, outro fator de mudança nessa paridade foi o fato de a queda de preços do boi ter sido mais acentuada em São Paulo do que em outros Estados. Ele acrescenta, porém, que a diferença de preços está voltando ao normal. No caso de Mato Grosso, ela é de 11%, em média.

Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress