Categories: Giro do Boi

Pecuária tem 50,84% dos produtores familiares no Uruguai

A década da agricultura familiar (2019/2028) está em andamento e esse segmento de produção “tem uma oportunidade extraordinária”, segundo o diretor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graciano da Silva.
O mundo está crescendo e mais alimentos serão necessários e a produção familiar será a protagonista.

No Uruguai, 50,84% dos produtores familiares são pecuaristas e 17,96% são agricultores, seguido por 8,80% dos produtores de leite, 4,49% dos apicultores, 2,53% dedicados à citricultura, 2, 04% para aves, 1,25% para a produção de forragem à venda e 1,17% para vitivinicultura, entre outros. Isto é apoiado por dados da Direção de Desenvolvimento Rural (2018).

Os dados foram apresentados no âmbito de uma conferência de imprensa, realizada na sede do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas, lançando a década. O Ministro Enzo Benech participou dessa conferência; Diretor de Desenvolvimento Rural: José Olascuaga; Representante da FAO no Uruguai: Vicente Plata e representante do IICA: Alejandra Sarquis.

De acordo com o Desenvolvimento Rural, existem 22.187 unidades de produção que estão nas mãos de 38.092 famílias de produtores e em 10 anos, por meio de 11 chamadas públicas, foram destinadas à agricultura familiar US $ 48.175.740.

Entre 2012 e o ano passado, 472 propostas de organizações rurais foram financiadas por US $ 16.775.196. Por sua vez, o programa de Microcrédito Rural entregou US $ 18.771.685 a 8.969 beneficiários; outros US $ 599.612 a 2.181 beneficiários para jovens e mulheres rurais. US $ 6.726.513 são adicionados a 2.333 beneficiários no Plano de Apoio à Vacina.

Em todo o mundo, mais de 90% das fazendas possuem uma base familiar. Em 2014, as Nações Unidas, com foco na agricultura familiar, lançaram o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O Uruguai se uniu a vários países e organizações civis que viram a necessidade de ir além e tornar este ano de comemoração um verdadeiro processo internacional em torno da agricultura familiar.

No âmbito da conferência, Vicente Plata reconheceu que “há uma diversidade de realidades na agricultura familiar” e sugeriu “aproveitar a década para que os produtores familiares contribuam para gerar um futuro melhor para todos”.

O representante da FAO no Uruguai explicou por que o diretor geral da agência das Nações Unidas que ele representa, José Graciano da Silva, destacou a oportunidade da década. “Um quadro global de ação está sendo preparado para a década que dará as diretrizes em sete pilares principais de trabalho para fortalecer as perspectivas da agricultura familiar.”

Por outro lado, Alejandra Sarquis destacou o trabalho realizado pelo Instituto Internacional de Cooperação para a Agricultura com outras instituições como a FAO e o MGAP, entre outras, para beneficiar a agricultura familiar e as mulheres rurais.

“É bom poder lançar a década com um trabalho conjunto que vem de anos atrás e representa uma construção conjunta muito importante. O Uruguai tem muito trabalho e um longo caminho a percorrer, há visibilidade, mas temos que mostrar mais “, disse o diretor do IICA. “A década afirma a importância da agricultura familiar. É uma construção conjunta de organizações internacionais, governo e organizações agrícolas “, disse ele.

O ministro Benech reconheceu que havia muito apoio, mas considerou que “isso não é suficiente” e pediu esforços redobrados para evitar o êxodo de agricultores familiares para as cidades, tentado por uma melhor qualidade de vida.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 1 de março de 2019

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Rafael Tardáguila: Oferta de carne deve se adequar à menor demanda

A demanda por carne bovina cairá devido à recessão global, mas a oferta está se… Read More

29 de maio de 2020

Covid-19 infectou mais de 3 mil funcionários de frigoríficos nos EUA, diz sindicato

Mais de 3 mil funcionários de frigoríficos dos Estados Unidos testaram positivo para Covid-19 e… Read More

29 de maio de 2020

Carne bovina: mercado interno continua incerto e exportações seguem firmes

Com a baixa de oferta de animais, algumas indústrias estão oferecendo mais pela arroba do… Read More

29 de maio de 2020

Produção de carne bovina deve cair, diz Rabobank

O mais novo relatório do Rabobank indicou que a produção de carne bovina brasileira deve… Read More

29 de maio de 2020

Boi gordo: China pede renegociação à exportadoras de carne

A retração da procura pelas principais proteínas animais no mercado atacadista de São Paulo foi… Read More

29 de maio de 2020

JBS vai pedir aval do governo de SC para sacrificar 650 mil frangos

A JBS vai protocolar na Secretaria de Agricultura e no órgão ambiental de Santa Catarina… Read More

29 de maio de 2020