Atacado – 22/12/10
22 de dezembro de 2010
Mercados Futuros – 23/12/10
27 de dezembro de 2010

Pecuária perde Nelson Pineda

É com muito pesar que informamos que na tarde de ontem, faleceu em Oriente/SP, após uma parada cardíaca, o pecuarista Nelson Pineda. O titular da Fazenda Paredão, era venezuelano, naturalizado brasileiro e sempre estava pronto para contribuir com o desenvolvimento da pecuária brasileira. Entusiasta do melhoramento genético, Pineda desenvolvia suas atividades em propriedades localizadas em São Paulo e Bahia, sempre esteve ligado à pesquisa e a busca por melhor eficiência e também trabalhou como diretor técnico da ABCZ.

É com muito pesar que informamos que na tarde de ontem, faleceu em Oriente/SP, após uma parada cardíaca, o pecuarista Nelson Pineda.

O titular da Fazenda Paredão, em Oriente/SP, era venezuelano, naturalizado brasileiro e sempre estava pronto para contribuir com o desenvolvimento da pecuária brasileira. Entusiasta do melhoramento genético, Pineda desenvolvia suas atividades em propriedades localizadas em São Paulo e Bahia, sempre esteve ligado à pesquisa e a busca por melhor eficiência e também trabalhou como diretor técnico da ABCZ.

“Conheci o Nelson em 1987, quando começamos a trocar figurinhas sobre o Melhoramento Genético do Nelore. Na época Nelson desenvolvia o PROBOV, embrião de todos os programas hoje existentes. Daí a passar a frequentar os Leilões anuais da Fazenda Paredão foi um pulo. Intenso, apaixonado, Nelson morreu deixando aqui no BeefPoint mais uma das inúmeras entrevistas que concedeu. Ainda chocado pela notícia que acabo de receber, só o que posso fazer é transmitir à Cláudia e filhos os meus pêsames”, Humberto de Freitas Tavares.

Nelson Pineda foi um grande parceiro e amigo do BeefPoint e incentivador de debates que sempre engrandeceram e ajudaram a melhorar a cadeia produtiva da carne. Abaixo veja alguns dos artigos de sua autoria publicados no BeefPoint nos últimos anos:

Agronegócio além do voto precisa de atitude

Sustentabilidade depende de nós mesmos

Onde ficou a pecuária brasileira no PAC?

A Pista de julgamento: O céu parece ser o limite

A arroba de boi gordo em 2009 vai a R$90?

A crise da carne é de preço, liquidez e confiança, mas a demanda existe

Rastreabilidade: O Brasil e seus concorrentes do Cone Sul

Pecuária 2009: entre a incerteza econômica e a instabilidade do SISBOV

Pecuária paulista e cana: uma crise anunciada

Amazônia: o segundo embate dos irlandeses

SISBOV: recuperando o passado e pensando no futuro

E falando de efeitos colaterais

O técnico da ABCZ: consultor, assessor e jurado

O avanço da cana no pasto: realidade e folclore

Bolso cheio, bolso vazio

O avanço da cana sobre o pasto

Os novos índices de desapropriação e o voto

Aftosa: não criticar, mas construir soluções

0 Comments

  1. Louis Pascal de Geer disse:

    Sem duvida uma grande perda para a pecuaria, porque o Nelson estava na linha de frente e sempre defendeu os valores reais em vez do oba-oba. Vai em paz porque conseguiu fazer muito aqui na terra.
    Meus votos de pesar para a sua familia Nelson Pineda.

  2. Péricles Pessoa Salazar disse:

    Lamento muito o falecimento do pecuarista Nelson Pineda. Homem íntegro, correto e leal, sua ausência é uma perda lastimável para a pecuária brasileira.

  3. Paulo E. F. Loureiro disse:

    Conheci o Dr Nelson, ainda quando estudava Medicina Veterinária por volta de 1994. Depois, encontrei-o algumas vezes e sempre fui tratado com atenção, atitude típica desse homem humilde e culto. Lamento que ele tenha de ir tão cedo. Força à família é o que desejo.

  4. Vantuil Caneiro Sobrinho disse:

    Lamento profundamente a passagem do companheiro e amigo Nelson Pineda. Todos sabem quem foi Nelson Pineda e o que ele representou para a Pecuaria brasileira, então tecer maiores comentários,, nem conseguiria, e acabaria caindo em lugar comum.
    Que Deus te receba nelson e que estenda seu manto protetor sobre todos os entes queridos que vc. deixa..

  5. Fabio Martins Guerra Nunes Dias disse:

    Perdi uma referência. Aprendi tanto com o Nelson. Sua postura, a desconfiança com que encarava às unanimidades, suas apresentações memoráveis, tanta coisa boa.

    Me lembro perfeitamente quando eu, à época desenhando programas de melhoramento genético, e o Dr. Maurício Lima da Lagoa da Serra apresentamos ao Nelson, em 1994, o que ainda era o rascunho do que seria o programa Paint. Nunca vou esquecer de seu incentivo, sugestões e apoio imediato, fundamentais para a arrancada do projeto e de minha carreira. Também não esqueço das geléias incríveis e do adorável café da manha com sua família na Fazenda Paredão.

    À Claudia e aos filhos meus mais sinceros sentimentos. Que tenham força neste momento. Saibam todos que foi um grande privilégio conviver com o Nelson.

  6. Maurício Carvalho de Oliveira disse:

    A agropecuária brasileira perde uma grande liderança. Que sua família possa ser reconfortada pelos fluídos de Deus e da natureza, que ele e sua exemplar esposa sempre cuidaram.
    Tive a honra de estar com esse homem de sentimento e ação, no Fórum Internacional de Pecuáristas, que aconteceu em Uberlândia em novembro último, quando ele proferiu uma palestra sobre Diversificação e Integração Pecuária-Lavoura como Garantia de Renda com Sustentabilidade Ambiental. Suas palavras e seu entusiasmo por uma agropecuária competitiva e sustentável funcionaram simplesmente como uma injeção de ânimo naquela platéia, atenciosa e ávida por seus conhecimentos e experiências.
    Esse homem merece um panteão em nossos corações e mentes, e que Deus dê forças para que sua esposa possa contínuar o trabalho da família.

  7. Paulo Roberto Silva disse:

    O Nelson foi um dos líderes nas mudanças necessárias ao melhoramento da pecuária brasileira e fez muito bem o seu trabalho. Sinto muito a grande perda neste momento. Que sua família esteja bem amparada e tenha força para prosseguir nesta caminhada.

  8. Juan Carlos lebrón disse:

    Tive o prazer,em varios momentos da minha carreira,de trabalhar junto ao Nelson.
    Dificil descrever seu entusiasmo com a pecuaria,e a sua dedicação à classe.
    Meus mais profundos sentimentos á Claudia e aos seus filhos.

  9. Vangelio Mondelli Neto disse:

    Perdemos um incansável lutador, uma mente que compartilhava tudo com todos, no empenho de buscar as melhores soluções para a pecuária brasileira. Contei com seu carinho, amizade e principalmente com seus ensinamentos. Que a sabedoria infinita lhe ilumine, e conforte a Claudia e filhos. Sua mensagem, bem como sua missão estará sempre entre nós.

  10. Pablo Eduardo Martins de Paiva disse:

    O Nelson foi um dos grandes líderes na pecuária e principalmente no melhoramento genético. É uma grande perda para o setor e com certeza deve ser lembrado como um exemplo a ser seguido.

    Meus sentimentos a família e que tenham força para seguir em frente.

  11. Ruy Armelin disse:

    Transmiti ao Dinho meus sentimentos; abatido não consegui falar com D. Cláudia.
    Só posso dizer que a primeira pessoa a quem recorri quando tinha interesse em terras no Norte foi o Nelson;e as primorosas informações passadas economizaram tempo e desgaste com “picaretas”.
    Saudades

  12. José Luiz Martins Costa Kessler disse:

    Não tive o prazer de conviver com o Nelson Pineda porém, conhecia-o através de seus claros, certeiros e muito inteligentes textos sobre a pecuária brasileira. Morre um gigante do conhecimento técnico, venezuelano de nascimento brasileiro de coração. Que lástima. Está de luto a produção agropecuária sul americana. Através do Beefpoint, manifesto à sua família meus sinceros votos de pesar.

  13. ANTONIO LEMES DABADIA SEGUNDO disse:

    Toda a pecuaria nacional esta de luto com essa perda. sem duvida um dos grandes selecioadores e estudiosos do nosso pais. esse ano foi um ano de grandes perdas, como o sr elder galera, rubiko carvalho e outros grandes selecionadores. talves deus esta levando essas grandes pessoas para junto dele para que de la eles possam contribuir ainda mais.

  14. Pedro Eduardo de Felício disse:

    Registro aqui o meu espanto e a minha tristeza com o falecimento do amigo Nelson Pineda. Foi pelas suas mãos que entrei no ambiente dos neloristas, a partir do Simpósio Nelore de 1992 em Ribeirão Preto. Algum tempo antes marcamos um encontro, na reitoria da USP, para discutir o tema que eu deveria apresentar. Fiquei impressionado com a energia e o posicionamento proativo, decidido daquela pessoa que se tornaria um bom companheiro de viagem daí em diante.
    No ano 2000, num evento internacional que organizei em Campinas, ele pediu ao seu filho Denis que se colocasse à minha disposição como intérprete dos convidados estrangeiros.
    Quando tive problemas de saúde e fui internado no INCOR há 8 anos, ele pediu em palestra aos alunos de uma universidade em Minas Gerais para que voltassem seus pensamentos e orações para minha recuperação e fez telefonemas a médicos daquele hospital pedindo que cuidassem bem de mim.
    Lamento profundamente, pois é uma perda irreparável para os amigos e para a pecuária nacional.

  15. Jogi Humberto Oshiai disse:

    A familia do Nelson,

    Neste fim de dia de Natal 2010 festejado com paz, harmonia e alegria na Italia tomei conhecimento da grande perda que tivemos todos do setor, especialmente Voces. Recordo que li em algum lugar algo do genero: “Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”.

    Recebam os meus sinceros sentimentos e que Deus os mantenham fortes e unidos para enfrentar esta passagem da vida que é sempre muito dolorosa.

    Jogi Humberto Oshiai

  16. JAQUELINI GOULART SCHMITZ disse:

    Uma pessoa que foi muito importante na minha academica, trocamos e-mails por diversas vezes durante a elaboração do TCC da graduação, da pós, sempre muito atencioso, disposto a ajudar quem dele precisasse. Meus pesames a família..

  17. Emerson Figueiredo Simoes disse:

    A grande perda de uma vida sempre se refletirá mais sobre uma família. A perda de um grande homem, será sentida por uma Nação, um Estado ou mesmo uma comunidade. Como colega, Engenheiro Químico e Pecuarista, admirava a forma cartesiana e corajosa que Nelson enfrentava os conceitos arraigados na Pecuaria nacional. A Bahia, que o acolheu, sentirá muito a sua falta. Temos que homenagear este grande homen dando continuidade a defesa de seus conceitos. A família, muita força.

  18. Henrique de Freitas Tavares disse:

    Uma perda irreparavel ao Agronegocio brasileiro. Que DEUS dê conforto aos seus familiares e a D. Cláudia. Aprendi muito com este Homem, seus encinamentos, humildade, sobretudo uma amizade que fará muita falta.

  19. Nilton Mariano Alves disse:

    Não o conhecia pessoalmente, sempre parei pra ver suas entrevistas, pois falava de maneira simples e objetiva, sempre o admirei, o seu sotaque continuara vivo.

    Nilton Mariano Alves – Gurupi-Tocantins

  20. Nilton Mariano Alves disse:

    Não o conhecia pessoalmente, mas o admirava muito pela forma simples objetiva de suas entrevistas, o seu sotaque ficara vivo nos corações de quem o conheceu.  

    Foi muito triste ver o último leilão com apenas D.Cláudia e Filhos. Meus sentimentos.

plugins premium WordPress