MS pode gerar 20 mil novos empregos com reabertura de frigoríficos no estado
22 de junho de 2016
[VÍDEO] Churrascada | Entrevista Beto Zillo Consultor e Miguel Cavalcanti
22 de junho de 2016

Pecuária não é vilã das emissões de gases de efeito estufa

A pecuária brasileira não pode ser tachada de vilã no que diz respeito a emissões de gases de efeito estufa (GEEs) uma vez que, ao ser produzida principalmente a pasto, é  uma grande sequestradora de GEEs, segundo o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, de Campinas (SP), Eduardo Delgado Assad, que recentemente palestrou em evento sobre pecuária, na cidade de São Paulo.

“É claro que o boi emite, mas um pasto bem manejado sequestra o carbono da atmosfera, bem como o retém no solo”, disse Assad na ocasião, ressalvando, no entanto, que o balanço positivo, favorável à remoção em detrimento à emissão, depende sumariamente da [boa] qualidade do pasto.

Segundo o pesquisador, conforme estudos que estão sendo elaborados pela Embrapa avançam, a constatação de que a pecuária feita em um bom pasto promove o balanço positivo em prol do sequestro de metano convertido em CO2 equivalente frente ao que é emitido fica cada vez mais clara.

O desafio, porém,  é fazer com que a remoção de GEEs por meio da pastagem seja reconhecida, considerada e validada nos fóruns internacionais. “Neste caso, há uma briga política aí”, afirmou o pesquisador, acrescentando que as emissões podem vir a se tornar uma barreira técnica no comércio agrícola.

Fonte: InfoMoney, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress