Embarque de gado pode ser liberado no PA
26 de outubro de 2015
Integrar lavoura e pecuária será questão de sobrevivência, diz estudo
26 de outubro de 2015

Pecuária está “no meio do caminho” da sustentabilidade, diz pesquisador

O estudo “Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Pecuária”, feito pela consultoria DOM em parceria com a Fundação Espaço Eco, ligada à multinacional Basf, encomendado pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS, concluiu que o grau de sustentabilidade da pecuária brasileira, em uma nota de zero a 10, tem média de 5,37.

O trabalho procurou saber quais os assuntos que mais preocupam o setor quando o assunto é práticas sustentáveis. Os temas mais mencionados pelos pesquisados foram classificados de acordo com uma pontuação. A rentabilidade se mostrou a principal, com pontuação 9,3. Depois aparecem regularização fundiária e ambiental (9,2 pontos), uso da terra (8,8) e saúde e segurança no trabalho (8,8 pontos).

O consultor Pedro Melo, da consultoria DOM, explica que os resultados refletem uma divisão da cadeia da pecuária em relação à sustentabilidade. De um modo geral, ele considera que temas como saúde e segurança no trabalho estão entre os que mais avançaram no caminho para a sustentabilidade na pecuária. Entre os assuntos que ainda têm uma carência maior, está o uso da terra, ligado às boas práticas de manejo. Diante dos vários aspectos tratados na pesquisa, o consultor avalia que, mesmo ainda tendo muito trabalho pela frente, a cadeia produtiva da pecuária assimila, de um modo geral, a importância de ser cada vez mais sustentável.

Fonte: Revista Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress