Cesta básica sobe em 10 capitais em agosto, aponta Dieese
5 de setembro de 2011
Novas cotas e embargo a frigoríficos aquecem a agenda Brasil-Rússia
5 de setembro de 2011

Pecuária é a maior causa do desmatamento da Amazônia, diz Inpe

A pecuária é a maior responsável pelo desmatamento da região amazônica. De acordo com levantamento realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e divulgado nesta sexta-feira, 62,2% dos quase 720 mil km2desmatados foram ocupados por pastagens.

A pecuária é a maior responsável pelo desmatamento da região amazônica. De acordo com levantamento realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e divulgado nesta sexta-feira, 62,2% dos quase 720 mil km2desmatados foram ocupados por pastagens.

O estudo do governo federal considerou as áreas desmatadas nos nove estados da Amazônia Legal até o ano de 2008. Essa área representa 18% de todo o bioma amazônico.

Segundo o instituto, a maior parte dessa área é ocupada atualmente por pasto limpo. “É aquela área em que houve efetivamente um investimento. Ela representa uma intervenção deliberada humana, com bastante cabeça de gado, com a intenção de intensificação de produção”, disse Gilberto Câmara, diretor do Inpe.

Câmara ressaltou ainda que a atividade da agricultura ocupa apenas 5% da área total desmatada –o Mato Grosso é o único estado da região que tem um peso significativo na produção de alimentos.

“Não tem como dizer que a agricultura é a responsável pelo desmatamento, ela não é um vetor importante. O uso que nós fizemos da floresta não foi nobre, não foi para a agricultura produtiva, foi para a agropecuária que ainda hoje é extensiva e precisa de políticas públicas para usar melhor a terra que a gente roubou da natureza”, afirmou o diretor.

A intenção do governo agora é, a partir desses dados, fazer um melhor aproveitamento do potencial produtivo da região e ao mesmo tempo, garantir a preservação dos recursos naturais do bioma.

“Nós podemos aumentar com tecnologia a eficiência da agropecuária e da agricultura, que representa um universo pequeno, aumentando dessa forma a produção sem agredir um patrimônio natural”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.

“Nós não precisamos desmatar para desenvolver a Amazônia. Nós não precisamos desmatar bioma nenhum para desenvolver a agricultura”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

As informações são da Folha Online, adaptadas pela equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Emerson Figueira disse:

    Foram ocupados por pastagens mas realizados pela madeira.

  2. Paulo disse:

    Ninguém cita o maior desmatador da Amazonia? INCRA, pq será?

  3. Joao Antonio Lapolli disse:

    É uma afirmação irresponsável.

    A pecuária não é capaz de pagar os custos de abertura da floresta.

    Portanto, vem em sucessão à exploração da madeira.

    O madeireiro é o verdadeiro agente do desmatamento, depois entrega a terra para exploração pecuária a um preço irrisório, pois dali já extraiu uma grande riqueza.

  4. DANIEL PAULO QUIM ROVERI disse:

    A pecuária não é responsável pelo desmatamento da Amazônia! Isso é uma calúnia!  Essa sim vem como coadjunvante no pós processo de extração de madeira, a qual esta sim representa a realidade do desmatamento!
    Ora, porque afinal onde foram parar aqueles milhares de toneladas de madeira derrubada, e suas gigantescas toras? Afinal fogo queima e destrói madeira fina, agora já o restante….
    A agricultura poderia também estar inserida neste contexto, porém esta só não foi parar ali devido fatores de viabilidade ecônomica, visto que a pecuária possui menor ;demanda em investimento local.
    Agora chamar a pecuária de culpada? Não, não, chamem os madereiros de culpados, eles sim.
    Pecuária é somente um sucessor do local, afinal iria ficar aquela área vazia ali? Acho que não.

plugins premium WordPress