Mercado Físico da Vaca – 04/03/11
4 de março de 2011
Mercados Futuros – 09/03/11
10 de março de 2011

Pecuária de cria e a gestão do negócio

A base de sustentação da pecuária é a cria, que é definida como a etapa do ciclo pecuário responsável pela produção de terneiros de corte após o desmame. Apesar de sua importância, é tradicionalmente considerada uma atividade marginal, de baixa rentabilidade, sendo destinada aos piores campos e conseqüentemente o pior aporte nutricional dentro da propriedade. Apesar de todas essas dificuldades, muitas propriedades rurais ainda são gerenciadas de forma empírica, sem condições de conhecer o real custo de produção, como uma das principais informações de suporte à tomada de decisão. Portanto, fortalecer a gestão empresarial, pelo conhecimento de informações estratégicas, é um dos grandes investimentos a ser realizado. A gestão do negócio torna o crescimento do empreendimento rural viável, fazendo com que se fortaleça para o enfrentamento das crises, além de estar preparado para aproveitar as oportunidades.

A base de sustentação da pecuária bovina é a cria, que é definida como a etapa do ciclo pecuário responsável pela produção e venda de terneiros de corte após o desmame. Sendo o primeiro estágio no processo de produção de carne, é única atividade econômica em que o capital se multiplica e cresce na forma de terneiros. Apesar de sua importância, é tradicionalmente considerada uma atividade marginal, de baixa rentabilidade, sendo destinada aos piores campos e conseqüentemente o pior aporte nutricional dentro da propriedade.

Dentre as justificativas para essa falta de dedicação a pecuária de cria, relaciona-se à baixa eficiência biológica, conseqüência da alta exigência nutricional destinada à manutenção de ventres em relação aos quilogramas de terneiros desmamados. Outra característica da atividade é a grande quantidade de capital imobilizado associado à sua baixa remuneração, o que acaba desanimando o produtor, uma vez que outros segmentos da produção, como a fase de engorda ou terminação, apresentam maiores taxas de retorno econômico.

O produto principal é o terneiro macho desmamado, vendido para recriadores ou terminadores. Também se constituem em produtos, embora em menor escala, terneiras para recria visando reposição e terminação, matrizes e touros de descarte e tourinhos (Valle et al., 1998).

Apesar de todas essas dificuldades, muitas propriedades rurais ainda são gerenciadas de forma empírica, sem condições de conhecer o real custo de produção, como uma das principais informações de suporte à tomada de decisão. Portanto, fortalecer a gestão empresarial, pelo conhecimento de informações estratégicas, é um dos grandes investimentos a ser realizado. A gestão do negócio torna o crescimento do empreendimento rural viável, fazendo com que se fortaleça para o enfrentamento das crises, além de estar preparado para aproveitar as oportunidades (Oaigen et al., 2006).

Existem muitos problemas encontrados na gestão pecuária, entre os quais: dificuldade dos produtores em controlar dados em suas propriedade através de anotações organizadas, inexistência de um método simples para controlar os custos da atividade, falta de gerenciamento das tecnologias com o devido assessoramento técnico, falta de controle de indicadores técnico-econômicos e o forte apego cultural e conservador da atividade pecuária.

Indicadores biológicos usados na cria

Anotações de campo

Coletar os dados é uma tarefa complicada para os produtores rurais, especialmente porque exige uma dedicação de tempo e organização que na maioria das vezes não é comum. Essa dificuldade é agravada se os produtores não forem capazes de visualizar a importância e o reflexo desse esforço em seus lucros futuros. A coleta deve ocorrer constantemente, entretanto, é importante que se defina um ciclo produtivo englobando os lançamentos de todos os custos e receitas do período que se deseja analisar.

Podem ser utilizados diversos sistemas de coleta de dados, como a coleta por agendas ou cadernos de campo, planilhas, cadernetas ou fichas de coleta de dados. Falhas e distorções nesta fase incorrerão em avaliações e análises que não refletirão a verdadeira realidade do negócio, pela obtenção de valores equivocados e, como grave conseqüência, a tomada de decisões não corresponderia com a necessidade da atividade. O sucesso de um sistema gerencial depende do pessoal que o alimenta e faz funcionar. O sistema representa um conduto que coleta dados em diversos pontos, processa-os e emite, com base neles, relatórios na outra extremidade (Bonaccini, 2002; Vitorino Filho, 2002).

Todas as despesas e custos mensuráveis necessários para a produção devem ser considerados na determinação do custo de produção. O mais indicado seria que se tentasse apropriar diretamente a despesa efetuada ao centro de custo. Se assim feito, o produtor rural ou técnico poderá monitorar as despesas mês a mês, realizando uma análise mais detalhada, objetivando encontrar possíveis pontos de estrangulamento.

Taxa de prenhez e natalidade, taxa de desmame, eficiência e produtividade da vaca

Tecnologias de processos são os meios que transformam os recursos de produção, as informações e os materiais, de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos de produção. É o conjunto que define o sistema de produção dentro da empresa rural, ou seja, a forma de produzir o terneiro, a novilha, o novilho, o touro, entre outros (Barcellos et al., 2004). Utiliza-se de conhecimentos mais amplos, que servem para criar um embasamento teórico e fornecer diretrizes para a implantação dos métodos, técnicas, sistemas, ferramentas e soluções.

Cada processo de produção, como o acasalamento da vaca, resulta num indicador de sua eficiência, por meio da taxa de prenhez, caracterizado como um indicador do processo. No entanto, esse indicador representa apenas uma etapa intermediária da produção, pois este, conforme já descrito anteriormente, é constituído por um conjunto de processos. Contudo, numa visão mais abrangente, torna-se importante simular relações entre os indicadores de processos e de desempenho econômico, percebendo como o sistema reagirá diante de mudanças nestes indicadores, uma vez que cada processo dispõe de diferentes tecnologias e os seus respectivos custos. Segundo Beretta (1999), a integração de conceitos e do conhecimento em programas computacionais, usando técnicas de simulação, pode melhorar a utilidade da informação dirigida ao manejo dos sistemas comerciais de produção animal. A partir das informações geradas pela pesquisa básica, atividades de extensão e/ou assessoramento, podem ser constituídos modelos de simulação para integrar-se ao nível de sistema de produção.

Definem-se relações entre o custo de determinado processo e/ou tecnologia inserida no sistema de produção e sua respectiva resposta biológica e econômica. Pressupondo que o custo do desmame precoce é R$ 10.000,00, sendo R$ 30,00/terneiro, e o beneficio da introdução desta tecnologia, de acordo com dados de pesquisa, poderia ser quantificada, pelo aumento da taxa de prenhez em 20 %, poderia ser simulado o impacto na rentabilidade da atividade.

Taxa de prenhez e natalidade

São indicadores do desempenho reprodutivo do rebanho. Se o valor calculado é menor do que a média de outros rebanhos, pode ser um indicativo de qualidade nutricional inadequada, baixa fertilidade do touro, doenças reprodutivas, percentuais de abortos ou alguma interação genótipo-ambiente.

É importante que este indicador seja medido em diferentes categorias, tais como novilhas, vacas primíparas, vacas secundíparas e vacas multíparas.

Taxa de Prenhez
(nº de fêmeas acasaladas diagnosticadas prenhes / nº de fêmeas acasaladas) X 100

Taxa de Natalidade
(nº de terneiros nascidos ou fêmeas paridas / nº de fêmeas acasaladas) X 100

Taxa de Desmame

A taxa de desmame é um dos principais indicadores do desempenho reprodutivo e produtivo de rebanhos de cria. É conseqüência da taxa de prenhez subtraída da mortalidade embrionária, índice de abortos e a mortalidade de terneiros, bem como do manejo dos ventres dentro do ambiente produtivo. Altas taxas de desmame estão correlacionadas com maior produtividade (kg de terneiros desmamados / vaca acasalada). Como o desempenho reprodutivo é o principal indicador de lucratividade do sistema, existe uma correlação entre este indicador e o desempenho econômico.

Taxa de Desmame
(nº de terneiros desmamados / nº de fêmeas acasaladas) X 100

Peso médio ao desmame

Utilizado para avaliar o manejo individual ou coletivo de terneiros. O uso deste indicador é limitado pelo manejo diferenciado entre sistemas de produção, entre a parição e o desmame. No entanto, é uma medida fundamental na cria, pois reflete a qualidade do produto final. O peso ao desmame não é padronizado para uma respectiva idade, sendo influenciado pelo sistema de produção, genética e disponibilidade de alimentos.

Peso Médio ao Desmame
(peso total dos terneiros desmamados / total de terneiros desmamados) x 100

Produtividade e eficiência da vaca

Esta medida é chave para o produtor de gado de cria, visto que reflete o desempenho reprodutivo do rebanho, mortalidade de terneiros, planejamento nutricional, melhoramento genético e habilidade materna. Idade ao desmame e distribuição da parição exerce influência no total de quilos desmamados. Baker & Carter (1976) desenvolveram um fórmula para medir a produtividade e a eficiência de um rebanho ou de uma vaca individualmente.

Produtividade
(total de quilos desmamados / nº total de fêmeas expostas)

Eficiência
(produtividade/100 kg vaca acasalada)

Ações e tecnologias para a pecuária de cria

Seleção genética – (matrizes e reprodutores);
Manejo adequado – (categorização animal, manejo reprodutivo, estação de acasalamento e parição, manejo das matrizes pré e pós parto, sub-época de partos e recria da novilha);
Inseminação artificial – (sincronização de cios, inseminação a tempo fixo);
Manejo nutricional
– manejo das pastagens – inverno / verão;
– planejamento nutricional das categorias;
– suplementação – terneiros (cocho privativo, creep feeding, ou pasto privativo, creep grazing) e demais categorias.
Sistemas de aleitamento e de desmame antecipado
Gerenciamento e escrituração zootécnica – Para controle total do sistema produtivo e dos custos envolvidos na produção de modo a administrar os recursos e estimar lucros, bem como realizar a meta-avaliação do processo administrativo.

Este texto é parte do módulo 4 do Curso Online Pecuária de Cria: agregando valor à produção de bezerros, ministrado pelos médicos veterinários Júlio Otávio Jardim Barcellos, Luciana Fagundes Christofari e Ricardo Pedroso Oaigen. O curso terá início no próximo dia 15 de março.

Clique aqui para ver a programação completa e faça sua inscrição.

0 Comments

  1. JOÃO LUIS PEREIRA disse:

    Dr. Júlo,
    Qual o número minimo de vacas e respectivamente quantas crias para uma propriedade ser considerada rentável?

  2. JOÃO LUIS PEREIRA disse:

    Agradeço a atenção e concordo com o ultimo paragrafo, pecuaria é bem complexa e torná-la lucrativa mais complexo ainda.

    Grande abraço.

plugins premium WordPress