Mercado Físico da Vaca – 15/03/10
15 de março de 2010
Mercados Futuros – 16/03/10
17 de março de 2010

Pecuária de Cria: agregando valor à produção de bezerros

No atual contexto econômico, existem oportunidades e ameaças para as empresas de cria e os sistemas pecuários serão sustentáveis quando atingirem um nível competitivo superior seja pela utilização de estratégias de gestão empresarial e pela intensificação da atividade. Por isso, é fundamental um planejamento claro de objetivos do empresário e ferramentas para a tomada de decisões.

Na pecuária de corte a cria é a atividade que melhor configura os princípios conceituais de um sistema de produção e por isso é fundamental o seu entendimento de forma sistêmica – o todo, pois a sua compreensão permite que o gestor e o técnico possam melhor gerenciar a atividade para obtenção de um produto de maior valor agregado.

A cria pode ser analisada isoladamente como um sistema próprio de produção ou como um subsistema dentro do sistema de cria-recria ou do ciclo completo. Em qualquer uma das três situações a cria apresenta o mesmo fluxograma, contudo, o destino do produto pode seguir caminhos diferentes: à recria e depois à comercialização como novilhos (garrotes), recria e engorda ou ainda uma entrada direta na engorda intensiva. Então, numa análise do sistema de cria é preciso conhecer qual o destino do produto.

No sistema especializado, onde o bezerro sai direto do sistema para comercialização, a cria é uma atividade mais complexa e que envolve maiores desafios e riscos, pois qualquer erro se reflete dentro do sistema, enquanto nos outros sistemas (cria-recria; cria-recria-engorda) onde a cria também faz parte, é possível que os equívocos ou ineficiências dos seus processos possam ser absorvidos no todo.

Uma das principais limitações produtivas e econômicas dos sistemas de cria no Brasil é a baixa eficiência reprodutiva da vacas com cria ao pé, atraso na idade ao primeiro acasalamento e a baixa qualidade do produto.

Os modelos produtivos tradicionais, de baixa produtividade, vêm enfrentando uma severa crise nos seus resultados econômicos, que afetam sua viabilidade futura caso não incorporem tecnologias de manejo necessárias para produzir mudanças nos seus níveis de eficiência.

No atual contexto econômico, existem oportunidades e ameaças para as empresas de cria e os sistemas pecuários serão sustentáveis quando atingirem um nível competitivo superior seja pela utilização de estratégias de gestão empresarial e pela intensificação da atividade. Por isso, é fundamental um planejamento claro de objetivos do empresário e ferramentas para a tomada de decisões.

Se você busca um maior valor agregado para sua produção, agora poderá compreender melhor todo o funcionamento do sistema participando do Curso Online Pecuária de Cria: agregando valor à produção de bezerros, que terá início no no dia 10 de maio, permitindo o melhor gerenciamento da cria de sua fazenda.

Serão relacionadas as técnicas destinadas a melhorar a eficiência da cria e em particular da qualidade do produto. Neste curso será possível aprender como gerenciar a atividade de cria, como avalir novas tecnologias: tecnologia de insumo x tecnologia de processo, e tudo sobre certificação animal: inclusive identificar os dois tipos e os selos existentes (EUREP GAP – IFA, SISBOV, entre outros). Além disso você aprenderá como agregar valor à vaca de descarte.

Os instrutores deste Curso Online são:

– Júlio Otávio Jardim Barcellos, médico veterinário, D.Sc., professor do Departamento de Zootecnia e do Centro de Estudos em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

– Luciana Fagundes Christofari, médica veterinária, M.Sc. e doutora em zootecnia na UFRGS na área de Gestão e Comercialização Aplicada a Cria Bovina, com ênfase na diferenciação de produto. Atualmente é professora da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus de SINOP.

– Ricardo Pedroso Oaigen, médico veterinário, M.Sc., doutorando em Zootecnia da UFRGS na área de Gestão de Sistemas de Produção em Pecuária de Corte. Atualmente é professor do Curso de Veterinária da ULBRA, Ji-Paraná, Rondônia.

Participe deste curso e aprenda como manter a eficiência na cria para o sucesso de sua produção. Clique para se inscrever!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress