Atacado – 13-08-2013
14 de agosto de 2013
Austrália: produção de carne bovina alcança recorde em 2012-13
15 de agosto de 2013

Paulo Muller: somente produtos de alta qualidade e com baixo custo terão chance no futuro

O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Paulo Jacir de Souza Muller, há 10 anos trabalha no grupo Flamarpar e está concorrendo na categoria Gestão em Confinamento.

Captura de Tela 2013-08-14 às 19.01.38

Paulo nasceu  em Passo Fundo -RS, formado pela  Universidade de Novo Hamburgo -RS e com MBA em Gestão Empresarial e Marketing, contabilista de formação, atua em gestão empresarial desde muito cedo, com atuações em empresas sempre voltadas ao agronegócio, trabalha há 10 anos no grupo.

O  grupo Flamarpar tem maior foco do agronegócio no centro oeste, onde tem um confinamento que cresceu 10 vezes em 10 anos, montou uma usina de etanol na cidade de Dourados. Possui projeto com certificação trace list, é um dos maiores produtores de cota Hilton do Brasil,o sistema tem cria, recria e engorda de animais das raças Angus e Hereford, abate a prole destas raças todas com certificação das carnes Angus e Pampa. Este ano o grupo começa a trabalhar com a raça Wagyu para igualmente produzir este produto em confinamento e ofertar ao mercado a qualidade Wagyu com a chancela da FSW S.A.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Paulo Muller: Formar um time, formado pelas diversas especialidades necessárias, capazes de ter uma rotina gerida de forma ética e transparente, objetivando os desempenhos técnicos (conversão, ganho de peso), comprar insumos nos momento certos, fazer hedge quando possibilitado e comercializar a produção com as premiações e proteções que o mercado lhe oferece.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos Confinamentos no Brasil hoje?

Paulo Muller: Insumos caros e oscilantes, preços de venda com poucas opções de compradores e cultura do brasileiro de confinamento ser um “bico” de entressafra em invés de um negócio que faz parte da estratégia de um projeto pecuário.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Paulo Muller: Temos ido quase que anualmente aos Estados Unidos, acho que para nós brasileiros, adaptar o que tem de história nos EUA a realidade brasileira é um bom caminho.

BeefPoint:  O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Paulo Muller: Implementamos gestão da rotina e o rol de indicadores formalmente inseridos no dia a dia em todos os níveis da empresa, tivemos um salto em manejo e melhoria nos índices zootécnicos.

BeefPoint:  O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Paulo Muller: Conseguir seguir o planejamento estratégico como visão de longo prazo e para o ano aproveitar e incrementar ao máximo a janela de milho e alguns insumos baratos, acelerando o desfrute.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Paulo Muller: Trabalhem orientados por planejamento estratégico, treinem incansavelmente sua equipe, viagem para fora do Brasil para ver o que se faz de bom e de ruim para adaptarmos a nossa realidade ou não fazermos o que seja de ruim no Brasil. O que é certo que somente produtos de alta qualidade e com baixo custo terão chance no futuro. Vejam o caso da avicultura, não para seguir, mas para exemplo, o produto mais caro de um frango custa metade de um corte médio de bovino e o setor avícola cresce sempre sem parar, ano após ano, isto é, sua sobrevida vem da produtividade.

Quem merece ganhar o Prêmio BeefPoint Confinamento? Clique Aqui e Vote!

Confira a Programação do Interconf 2013

Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.

2 Comments

  1. Francisco de Assis F. Rodrigues disse:

    Realmente este rapaz é um grande empreendedor, se espelhar em seus ensinamentos e realidades é ser sábio, tão sábia conto a leitura que ele fez da realidade do mercado e da prática de confinamentos, tive oportunidade de conhecer seus empreendimentos e servem como espelhos. Parabéns Dr. Paulo.

  2. Janete Zerwes disse:

    Gestão de Confinamento, esse é mais um bom projeto do Beefpoint, destinado ao incentivo e aprimoramento da produção pecuária no Brasil.

    Confesso que estava um tanto tímida para escolher uma empresa concorrente. Mas depois de ler a entrevista do Paulo Müller, vou votar na Flamarpar.

    Explico, uma empresa de pecuária que segue um Planejamento Estratégico, que implanta uma “gestão da rotina” e se utiliza de “indicadores formalmente inseridos no dia a dia em todos os níveis da empresa”, por si só, demonstra muita competência.

    Por experiência própria posso confirmar que essa empresa alcançou um “salto em manejo e melhoria nos índices zootécnicos”.

    Empresas dessa natureza são sementes altamente produtivas na difusão de conhecimentos, e, servem como exemplos a serem seguidos, para que possamos garantir mercados para carne brasileira.

    Abraço,
    Janete Zerwes

plugins premium WordPress