Escândalo global de carnes leva indústria dos EUA a buscar mais transparência
9 de fevereiro de 2015
Mercado físico do boi gordo –06-02-2015
9 de fevereiro de 2015

Paralisação de fábricas de vacinas contra aftosa preocupa segmento

Responsável por quase metade das vacinas contra o vírus da febre aftosa produzidas no Brasil, a mineira Vallée foi obrigada pelo Ministério da Agricultura a suspender a produção em sua fábrica localizada em Montes Claros (MG) em razão de “não conformidades” com regras de biossegurança em vigor no país. A unidade foi paralisada em meados de janeiro e poderá ficar sem operar por até um ano.

A medida preocupa o setor pois,além da Vallée, a Merial, braço veterinário da farmacêutica francesa Sanofi, já não produz vacinas em sua unidade em Paulínia (SP) há mais de dez meses, também devido a “não conformidades” detectadas pelo Ministério da Agricultura. Juntas, Vallée e Merial respondem por 70% da produção brasileira de vacinas contra aftosa.

Procurado, o Ministério da Agricultura assegurou que, apesar dos problemas, o abastecimento de vacinas está garantido.

A avaliação é compartilhada por Emílio Salani, diretor de operações do Sindan, entidade que representa a indústria veterinária, que disse que os estoques de segurança monitorados pelo ministério e outras empresas com capacidade ociosa são capazes de atender à demanda da primeira etapa da campanha de vacinação deste ano, entre abril e maio.

Como os estoques não são suficientes para o ano todo, o ritmo de produção das outras companhias que atuam no segmento (Biovet, Ourofino, Innova e Biogénesis-Bagó) será vital para o equilíbrio do mercado caso os problemas com as fábricas paradas perdurem.

Se o risco de desabastecimento é minimizado, o impacto comercial da paralisação da fábrica da Valée, que tem capacidade para produzir 200 milhões de doses ao ano, é grande e pode afetar duas das maiores veterinárias que atuam no país: as americanas MSD (controlada pela Merck) e Zoetis. A Vallée é fornecedora das duas empresas, que não têm no Brasil fábricas de vacinas contra aftosa.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress