EUA: Produtores promovem carne bovina em carrinhos de supermercado
17 de setembro de 2002
Entidades discutem impactos da MP 66
19 de setembro de 2002

Paraguai poderá iniciar venda de carne de alta qualidade à UE

O Paraguai poderá iniciar neste mês a exportação de carnes de primeira qualidade aos países membros da União Européia (UE), logo após a ratificação do bloco europeu, em Bruxelas, da concessão ao país sul-americano da chamada Cota Hilton.

Fontes do setor pecuário paraguaio disseram na semana passada que a decisão da UE permitirá que o Paraguai inicie em breve a exportação de carne bovina desossada e maturada, proveniente das regiões de Chaco Central e de São Pedro.

O Comitê Permanente da Cadeia Alimentícia e Saúde Animal, integrado pelos representantes dos Estados Membros da UE, aprovou na quarta-feira passada, em Bruxelas, um informe sobre a situação de saúde animal e dos controles veterinários no Paraguai. O informe foi elaborado por uma missão de inspeção da Oficina Veterinária e Alimentícia do bloco europeu, que visitou o Paraguai pela última vez no mês de junho deste ano e verificou a cadeia de produção de carne.

Este comitê aprovou também, por unanimidade, a proposta de regionalização, que permite exportações de carne bovina desossada e maturada, proveniente das regiões de Chaco Central e São Pedro, e de animais abatidos depois de 1p de setembro.

A medida terá vigência imediata, mas os envios se concretizarão no final deste mês, ainda dependendo das negociações do setor privado para que sejam formalizados os tratos comerciais e que se inicie os envios do produto, segundo informado por algumas fontes do setor.

A partir de agora o Paraguai pode exportar durante um ano mil toneladas de carne de qualidade (Hilton) com tarifas mais baixas, de acordo com o que foi resolvido pelos ministros de Pecuária da UE em 27 de junho e ratificado na semana passada.

A cota Hilton é uma isenção tarifária anual que a UE outorga para a importação de cortes de carne de alta qualidade e que favorece somente oito países do mundo: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Os cortes incluídos na denominada cota Hilton são as melhores porções do animal e, em conjunto, representam somente cerca de 30 quilos.

A cota de mil toneladas concedida ao Paraguai se estende de primeiro de julho de um ano até 30 de junho do ano seguinte.

Fonte: Notimex, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress