Montana Premium Beef amplia negócio de carnes
4 de novembro de 2002
Campanha antiaftosa é lançada hoje em Goiás
6 de novembro de 2002

Paraguai: 700 bovinos já foram sacrificados

Mais de 700 bovinos já foram sacrificados no Paraguai devido aos focos de febre aftosa detectados na Fazenda San Francisco em Corpus Christi, divisa com Mato Grosso do Sul. Segundo a Delegacia do Ministério da Agricultura no MS, a operação foi concluída ontem (04) à tarde com a incineração das carcaças.

Também nesta segunda-feira (04), o presidente da Associação Rural do Paraguai (ARP), Carlos Trapani, participou de reunião na sede da Panaftosa, no Rio de Janeiro, para pedir mais esclarecimentos sobre o laudo emitido pela instituição.

O diretor do Serviço Nacional de Sanidade Animal (Senacsa), Gerardo Bogado, prometeu que combaterá o foco nas áreas de fronteira para recuperar seus mercados. Ao final da reunião extraordinária de representantes dos seis países, realizada no Rio de Janeiro, ele reconheceu a necessidade de erradicar a doença para “recuperar o mercado chileno”. Depois do Brasil, o Chile é o maior mercado da carne paraguaia a suspender a importação por medo de contaminação. Apenas neste ano foram comercializados 120 milhões de dólares e diante da constatação do foco, as exportações para o Chile estão paralisadas e já causam grandes prejuízos.

Os pontos estratégicos na fronteira do MS e PR com o Paraguai vêm sendo guarnecidos pelas Forças Armadas. Os veículos que cruzam a linha de fronteira estão sendo pulverizados com produtos contra o vírus e uma forte campanha de vacinação do gado está motivando verdadeira corrida aos estabelecimentos de produtos veterinários.

Fonte: Correio do Povo/RS e Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress