BRF arrenda frigorífico de frango em Goiás para a União Avícola
11 de fevereiro de 2014
Buscamos alta eficiência, maior rentabilidade, sendo socialmente e ambientalmente corretos – Ian Hill [Agropecuária Jacarezinho]
12 de fevereiro de 2014

Para promover mudanças é preciso ter paixão, coragem e determinação! – Jussara Negrão [Novilho Precoce]

Com objetivo de divulgar e dar destaque ao trabalho inovador que a Associação Sul-mato-grossense de produtores, Novilho Precoce, vem desenvolvendo, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com alguns pecuaristas da Associação, uma vez que este trabalho merece ser mais conhecido e difundido, pois com certeza poderá inspirar aqueles que buscam a evolução na pecuária.

Confira entrevista com Jussara Gomes Negrão, pecuarista,  proprietária da Fazenda Cedron

Captura de Tela 2014-02-13 às 08.18.00

BeefPoint: Por favor, conte o histórico da sua trajetória na associação e os projetos que você vem desenvolvendo.

Jussara Negrão: Nasci em Campo Grande. Casei com o pecuarista Fernando Luiz Negrão e fomos morar em Aquidauana, cidade que adotei no meu coração. Entrei no meio rural em setembro de 2001, com o falecimento do meu marido.

Na ocasião não tinha conhecimento nenhum de fazenda, na realidade não sabia nem diferenciar a fêmea do macho. Mas tinha plena consciência que precisava aprender com urgência para administrar um bem familiar que já vinha de três gerações. Tenho somente uma filha, hoje com 18 anos (Rebeca). Hoje estou casada com o Engenheiro José Nelson. Trabalhar na fazenda para mim é sinônimo de satisfação.

Sempre fui uma pessoa determinada, disciplinada e sem medo de arriscar.  A vontade de realizar o melhor, de fazer a diferença me fez buscar parceiros para agregar nos resultados da Fazenda Cedron, entre muitas parcerias destaco o trabalho da Associação Novilho Precoce MS, que sou associada.

BeefPoint: O que você tem feito desde que entrou na associação que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?

Jussara Negrão: Acredito que precisamos fazer a diferença no agronegócio, temos sempre que olhar para frente, por isso aceitamos as mudanças de normas e procedimentos adotadas  pelo BPA Boas Práticas Agropecuárias, conseguimos então o selo ouro, para tornar nossa produção mais rentável, competitiva e sustentável. Isto para mim é receita de pecuária moderna e lucrativa.

Captura de Tela 2014-02-11 às 17.34.05

BeefPoint: O que mais tem te motivado a continuar associado?

Jussara Negrão:  A Associação Novilho Precoce MS, tem mostrado em suas lideranças muita eficiência em fortalecer e elevar  o relacionamentos entre os associados e parceiros, e tem orientado de forma mais eficiente nossa produção para elevar as margens de ganho. Somos fortes, porque somos unidos.

BeefPoint: Quais ações você tem feito para melhorar sua relação com o frigorífico?

Jussara Negrão:  Procuramos fazer um produto de qualidade e segurança, com garantia dos padrões de bem estar animal e cuidados com o meio ambiente, por isso conseguimos fazer boas parcerias como fazenda x associação X frigorífico.

 

024

BeefPoint: Quais características de seu perfil são alinhadas ao perfil do associado da Novilho Precoce?

Jussara Negrão: Devemos ter sempre vontade de mudar, e a melhor estratégia é produzir com qualidade e eficiência, só assim conseguimos sucesso no sistema de produção. E vejo isto em nossa associação.

BeefPoint: O que você tem  feito para formar/buscar novos líderes para sua propriedade?

Jussara Negrão: Como já disse, fazemos parte do BPA (Boas Práticas Agropecuárias) que é também um processo de adequação, com normas e procedimentos de capacitação a ser seguido, temos também cursos ministrados pelo SENAR através do Sindicato Rural.

BeefPoint: Quais os pecuaristas da Novilho Precoce você admira por fazer um excelente trabalho?

Jussara Negrão: São muitos amigos….não quero ser injusta..mas vou destacar o trabalho do irmãos  Nedson e José Rodrigues,  Carlos Baldasso, Carlos Furlan, Jerônimo Machado, Alexandre Scaff  entre outros.

Captura de Tela 2014-02-11 às 18.11.49

BeefPoint: O que você implementou de diferente em 2013?

Jussara Negrão: Na realidade, a evolução produtiva da Fazenda Cedron começou em 2005 e estamos numa fase de ampliação de tudo que introduzimos. Pretendo fazer IATF em todas matrizes, dois tombos no confinamento e aumentar o cruzamento industrial.

BeefPoint: Quais os seus principais planos para 2014?

Jussara Negrão: 2014 é um ano que escolhi para trabalhar na melhoria das pastagens, de uma maneira mais agressiva saindo do meu modelo tradicional.

Captura de Tela 2014-02-11 às 17.34.59

BeefPoint: Sabendo que aprendemos mais com os erros, do que com acertos, você poderia compartilhar um erro que cometeu durante a atividade?

Jussara NegrãoSinceramente não consigo destacar nenhum erro, porque toda mudança comecei com uma escala bem menor e após confiança e aprendizado, ampliamos até chegar a estrutura que temos hoje.

BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?

Jussara NegrãoTodo crescimento precisa brotar uma paixão com muita disciplina, para conseguirmos cumprir todas as metas planejadas. É preciso ter coragem e determinação para promover mudanças.

Captura de Tela 2014-02-11 às 17.34.32

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress