Plano ABC terá dois novos programas
20 de abril de 2021
Alemanha registra 1.000 casos de PSA enquanto a luta contra o vírus se arrasta
20 de abril de 2021

Países ampliam metas antes de encontro do clima

Na semana da cúpula sobre mudança climática organizada por Joe Biden, alguns países correm para reforçar suas credenciais verdes, antes de os EUA anunciarem suas novas metas. 

O Canadá, em seu plano orçamentário do atual ano fiscal, estabelece a meta de redução das emissões de carbono em 36% abaixo dos níveis de 2005 até o fim da década. O compromisso anterior era um corte de 30%. 

O governo canadense também anunciou que fará a emissão do primeiro bônus verde neste ano (com o qual espera arrecadar US$ 3,9 bilhões) para custear projetos de combate à mudança climática.

Também o Reino Unido planeja anunciar um compromisso mais ambicioso de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 78% em 2035 (comparado os níveis de 1990), segundo o “Financial Times”. A promessa anterior, que já era uma das mais altas do mundo, era de um corte de 68%. 

O cumprimento da nova meta exigirá mudanças na maioria das atividades no país: um sistema elétrico que opere sem gerar emissões de carbono; redução no consumo de carne e laticínios; introdução de sistemas de aquecimento com baixo teor de carbono nas residências; e plantar mais florestas. 

Na sexta-feira, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, aprovou o compromisso climático do país de reduzir em 75% as emissões em 2030. Mas desse total, 72,29% dos cortes estão condicionados ou dependem de ajuda internacional. 

No fim de março, a Irlanda aprovou um plano para que as metas de redução de emissões se tornem lei e coloca o país no caminho da neutralidade de carbono até 2050. Pela proposta, a Irlanda se compromete a cortar suas emissões em 51% entre 2018 e 2030 e alcançar a neutralidade em 2050. O governo está pressionando o Parlamento para que trate o projeto de lei como matéria prioritária

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress