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País prepara campanha de venda de carne bovina no exterior

Lideranças e governo se reuniram esta semana no Ministério da Agricultura e do Abastecimento para discutir uma ação conjunta de marketing para a venda de carne bovina no exterior. Os custos, ainda não avaliados, deverão ser divididos entre a cadeia.

O setor fará uma nova reunião ainda esta semana na sede da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne Industrializada (Abiec) para analisar propostas de duas empresas. Os países do Mercado Comum Europeu são a meta principal.

O secretário executivo da Abiec, Ênio Marques, diz que a intenção é mostrar que o boi brasileiro é herbívoro, portanto livre do mal da vaca louca, mas sem comparar com outros sistemas de produção.

A expectativa da associação é alcançar US$ 1 bilhão em exportações de carne este ano, frente aos US$ 820 milhões de 2000.

Em outra reunião técnica realizada também esta semana, foi discutida a necessidade da proibição das importações, do monitoramento dos animais de outros países e da não-utilização de “cama de frango” (esterco) na alimentação bovina, como medida de segurança sanitária.

Um relatório preparado por Marques sobre a situação da sanidade animal do Brasil aponta algumas falhas do sistema. Segundo o relatório, a política sanitária, não só do país mas também do resto do mundo, é do século passado e encontra-se em processo de transição, havendo a necessidade de que algumas questões sejam reavaliadas.

De acordo com o relatório, é preciso haver um manejo adequado do animal, de modo a controlar os fatores de risco das doenças, e uma mudança de cultura na manutenção, passando a utilizar o serviço de agrônomos e veterinários constantemente, e não somente quando uma doença é descoberta. O sistema de proteção também deveria ser alterado, sendo descentralizado ao máximo e melhor organizado.

(Por Neila Baldi, para Gazeta Mercantil, 22/03/01)

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