Mercado Físico da Vaca – 27/05/10
27 de maio de 2010
Leilão Oficial Nelore: II Shopping Nelore Brilhant, 2 a 5 de junho
31 de maio de 2010

País livre de aftosa com vacinação é a meta do Mapa

"Vamos ampliar a parceria com a Bolívia e o Paraguai na região de fronteira para alcançarmos a meta de País livre de febre aftosa com vacinação, até o fim deste ano. Além disso, vamos desenvolver ações na fronteira com a Venezuela". A declaração é do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Jardim, que considera a erradicação da doença, em todo o País, uma das prioridades para 2010.

“Vamos ampliar a parceria com a Bolívia e o Paraguai na região de fronteira para alcançarmos a meta de País livre de febre aftosa com vacinação, até o fim deste ano. Além disso, vamos desenvolver ações na fronteira com a Venezuela”. A declaração é do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Jardim, que considera a erradicação da doença, em todo o País, uma das prioridades para 2010.

O secretário participou, nesta quinta-feira (27), da abertura da 2ª Conferencia Nacional sobre Defesa Agropecuária, em Belo Horizonte/MG. No encontro, Jardim disse, ainda, que o trabalho da Secretaria de Defesa Agropecuária é transmitir segurança à população. “É necessário descentralizarmos processos e investirmos no profissional que está na ponta. Para isso, vamos incrementar as capacitações”, enfatizou.

A 2ª Conferencia Nacional sobre Defesa Agropecuária segue até o próximo sábado (29). Na ocasião, serão debatidos temas como saúde animal, sanidade vegetal, controle de resíduos e contaminantes, agrotóxicos e a inserção do Brasil no mercado internacional. A expectativa é que 1,5 mil pessoas participem das palestras durante o evento.

Parceria Mapa/CNPq

Até o final de 2011, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai investir R$ 105,5 milhões em projetos de defesa agropecuária pelo programa Mais Ciência, Mais Tecnologia. A iniciativa, iniciada há dois anos em parceria Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), é focada na estruturação de redes de pesquisa, desenvolvimento de estudos científicos e na capacitação de técnicos em áreas como inspeção animal e vegetal, explica o diretor da Área Vegetal do Mapa, José Guilherme Leal.

Leal destacou o treinamento de 60 fiscais federais agropecuários para realização de auditorias; a adoção de um sistema informatizado para apoio ao Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) e a criação de centros colaboradores de pesquisa na área de sementes. “Temos 374 projetos incluídos no programa, que beneficiarão o agronegócio brasileiro, ao gerar tecnologias para o desenvolvimento das ações voltadas à sanidade agropecuária”, enfatiza Leal.

A meta do programa, conclui o diretor do Mapa, é incluir as demandas de defesa agropecuária na agenda da comunidade acadêmica e fortalecer o vínculo desses profissionais com os serviços oficiais de sanidade animal e vegetal.

As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Louis Pascal de Geer disse:

    Concordo em genero, numero e grau, porque ter o Brasil reconhecido de ser livre da aftosa com vacinação, não é só uma meta realizavel a curto prazo como tambem uma meta plenamente sustentavel.

    A febre que reina em algums estados que querem ser reconhecidos como livre de aftosa sem vacinação, para mim, é perigosa porque um surto pode por todo por baixo da agua.

    Em termos de comercio mundial precisamos acabar com as diferenças de preco para carne e seus derivados existentes hoje entre origens com e sem vacinação.

    O importante é ser livre de aftosa, para mim o regime em que isto é executada não é mais de um mero detalho operational.

    Parabens MAPA,. Vamos para a proxima!

  2. Humberto de Freitas Tavares disse:

    Perfeita a posição do Sr. de Geer. Com isso se evita dramas como os vividos pelo Japão, que acaba de abater, via rifle sanitário, os seus 49 melhores touros Wagyu.

    Mais em http://www.warmwell.com/

plugins premium WordPress