Indústria de carnes dos EUA lançará nova campanha promocional
11 de abril de 2002
Resultados do Enipec 2002
15 de abril de 2002

PA: Eldorado dos Carajás ganha frigorífico em julho

O grupo empresarial maranhense Frigorífico Frisama Ltda., em operação há nove anos, está investindo no Pará. Em julho, a empresa inaugura um frigorífico de médio porte para exportação de carne e derivados em Eldorado dos Carajás, município do sudeste do Pará.

O diretor administrativo-financeiro do grupo, Roberto Logrado, diz que, inicialmente, o Frigorífico Industrial Eldorado vai trabalhar apenas com abate, desossa e industrialização de farinha de osso, carne e sangue usada na ração animal. Nessa primeira etapa, serão abatidos entre 300 e 400 bois diariamente, o equivalente a aproximadamente 100 toneladas de carne por dia. Até o final do ano, deverão chegar a 500 animais, algo em torno de 150 toneladas de carne/dia. Serão gerados, nessa fase, cerca de mil empregos diretos e indiretos.

Em um segundo momento, provavelmente em 2004, entrará em operação a fábrica de charque e embutidos e o curtume, gerando mais mil empregos diretos e indiretos. Serão investidos, em todo o empreendimento, R$ 8 milhões. “Fizemos estudos de viabilidade econômica que mostraram que o gado da região é de boa qualidade e a quantidade de criações é grande”, afirma Logrado.

Ele destaca que o grupo tem fazendas no Maranhão, mas que, no Pará, ainda não partiu para a criação de gado. Mantém apenas algumas cabeças de gado em fazendas da região. Outros ramos de atividade da empresa no Maranhão, além das fazendas, são um frigorífico e uma indústria de sabão.

Para o prefeito de Eldorado dos Carajás, Domiciano Soares (PSD), o frigorífico será importante porque poderá transformar a base produtiva de Eldorado e de outros municípios vizinhos, como Curionópolis, Parauapebas e Canaã dos Carajás, que hoje é baseada na indústria madeireira. Segundo o prefeito, o município está participando da instalação do frigorífico, que está 85% concluído, por meio de obras de infra-estrutura como terraplanagem, poços artesianos, abastecimento de água e energia elétrica. O incentivo da Prefeitura de Eldorado no empreendimento é de aproximadamente R$ 800 mil.

Criado há apenas nove anos, em função de Serra Pelada, considerado na época o maior garimpo a céu aberto do mundo, desativado em 1992 e tombado como patrimônio federal, o município de Eldorado dos Carajás tem quase 32 mil habitantes que vivem basicamente do salário mínimo.

As principais vias de acesso são a PA- 150 e a PA-275 que, segundo o prefeito, estão em boas condições de tráfego. Neste semestre será construída uma subestação de energia, resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Rede Celpa, distribuidora de energia elétrica no Pará. Hoje, apenas 60% do município conta com energia elétrica. De acordo com o prefeito, a subestação vai atender toda a população, principalmente a rural, além do frigorífico.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Renata Ferreira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress