Faça uma pecuária rentável com sustentabilidade, não uma pecuária de sucesso, pois o sucesso é instável – Luciano Carmo (Profissional MT)
16 de dezembro de 2013
O apagão da mão de obra preocupa, é difícil encontrar o “cara do gado”, aquele vaqueiro criado na fazenda! – Renato Girotto (Profissional MT)
16 de dezembro de 2013

Os pecuaristas do futuro são os integradores da agricultura com a pecuária, sempre utilizando a tecnologia – Marco Túlio Soares (Profissional MT)

O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que visa identificar e reconhecer os talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença no nosso setor.

O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro. A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Ranch Steak, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)
– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)
– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)
– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Marco Túlio Duarte Soares, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Mato Grosso.

Marco Túlio Duarte Soares tem 43 anos e nasceu em Uberaba – MG. É casado, tem dois filhos, e mora em Rondonópolis – MT.

É formado em administração de empresas e pós graduado em agronegócios. É presidente e proprietário do Grupo Celeiro, o qual atua em diversos segmentos do agronegócio, indústria de carne, pecuária de elite Nelore, confinamento e piscicultura. É presidente de uma instituição financeira cooperativa, nominada Sicredi. É também presidente de uma comunidade terapêutica para recuperação de dependentes químicos.

Marco Túlio

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

Marco Túlio Duarte Soares: A nossa indústria de carnes especiais, a produção e comercialização de cortes especiais de carne bovina e ovina, que atende hoje o mercado matogrossense e em 2014 começa a colocar seu produto no Brasil afora.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Marco Túlio Duarte Soares: Posso dizer que até hoje, em tudo que idealizei e coloquei em prática fui assertivo, tanto na área produtiva, comercial e na indústria.

Minha maior realização é ver um sonho se concretizando, se materializando, algo que nasceu micro, criou proporções médias e já recebe reconhecimento e case de sucesso no Brasil todo.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Marco Túlio Duarte Soares: No meu dia dia, busco sempre algo que possa contribuir para a melhoria de nossos produtos e crescimento de nosso negócio. Busco juntamente com minha equipe fazer o diferente e o melhor, com paixão pelo que fazemos, por isso acredito que sejamos lembrados.

O que mais me orgulha é ser citado como uma pessoa que faz diferente, que contribua para um setor e se torne referência nele, e por consequência é lembrado.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Marco Túlio Duarte Soares: O que não faria novamente, que julgo que não fui tão assertivo, foi fazer um fomento na produção de cordeiros de corte. Injetamos bastante recurso e a produção, por questões culturais, não respondeu da maneira com que almejávamos.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Marco Túlio Duarte Soares: Lançamento de mais duas linhas de cortes especiais. A linha gourmet, originada da raça Angus e a linha Slin, originada de novilhas precoces da raça Nelore, além dos cortes para atender o público que aprecia uma carne com menor teor de calorias e gorduras.

Também inauguramos a primeira franquia no Brasil em casas de carne, a qual está dando muito certo e já temos solicitação para mais 30 delas.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Marco Túlio Duarte Soares: Aumentar o número de lojas franqueadas para 5 ainda no Mato Grasso e abrir mercado para duas linhas de carne em vários mercados no Brasil.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Marco Túlio Duarte Soares: Fazer um trabalho de base nas escolas e nas universidades, mostrar a verdadeira importância da agricultura e pecuária para o Brasil e para o mundo, nossos potenciais e nossa contribuição para a balança comercial brasileira.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Marco Túlio Duarte Soares: Julgo que os pecuaristas do futuro são os integradores da agricultura com a pecuária ou alguns outros tipos de integração, sendo que o principal pilar do sucesso desse pecuarista deve vir do incremento da tecnologia em sua pecuária.

Temos alguns nomes em nossa região que fazem um trabalho interessante, que caminham neste sentido. São eles, o Grupo Bom Futuro, João Maria de Almeida e Adriano Rietjans.

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

Marco Túlio Duarte Soares: Integração lavoura-pecuária.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Marco Túlio Duarte Soares: A fazenda que julgo um modelo de eficiência é a fazenda da Esalq, no interior do Paraná.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Marco Túlio Duarte Soares: Acredito na pecuária brasileira, acredito que chegará a vez dela, acredito que a carne terá um valor reconhecido mundialmente e nosso país é o país do potencial.

Seremos nós que aumentaremos e forneceremos carne para esta população mundial que não para de crescer, mas nosso dever de casa é buscar a máxima eficiência e termos a tecnologia o mais próximo possível de nossos trilhos. 

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress