Pesquisa mostra que 82,3% das famílias americanas têm pelo menos um item orgânico em casa
28 de março de 2017
Como enfrentar a crise da Carne Fraca (parte 1)
28 de março de 2017

Os consumidores chineses “preferem a carne de outras origens”, diz comerciante do Uruguai

“Houve choque no público em geral quando a notícia da crise no Brasil foi divulgada”, mas, “os importadores de carne bovina estavam cientes de que não ia acontecer nada”, disse o comerciante de carne uruguaio, Daniel Castiglioni, radicado na China e diretor da empresa Casti Trading.

Ele disse que foram provisoriamente suspensos os certificados de entrada de carne nos portos chineses, mas internamente “todo mundo sabia que era difícil que fossem proibir o Brasil.”

É importante lembrar que, no último sábado, foi divulgada a notícia de que China, Egito e Chile retomaram as compras de carne do Brasil, depois de suspenderem as importações por causa da Operação Carne Fraca. No entanto, ainda falta a decisão de Hong Kong, que também suspendeu temporariamente o país e a União Europeia, que fechou as portas à carne de plantas envolvidas.

Castiglioni disse que a notícia “afetou a confiança dos consumidores finais, que preferem atualmente escolher a carne de outra origem.” Ele observou que na China tem havido muitos casos de problemas de saúde em alimentos e a confiança está se recuperando. “O consumidor chinês se esquece rápido desses eventos.”

Antes deste problema, ele explicou que as exportações brasileiras para a China foram desenvolvendo normalmente, embora com menor fluidez em relação ao ano passado. “Eles brigavam pelos preços, mas iam desvinculando pelo estoque vai se acumulando no país.”

Por último, reiterou que o governo chinês “decidiu desbloquear a importação de carne do Brasil e as mudanças no país não foram importantes.” Ele acrescentou que “o ruído estava na América do Sul com a especulação de que poderia gerar. Na China, continua tudo normal.”

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress