Atacado – 24/08/11
24 de agosto de 2011
Principais indicadores do mercado do boi – 25/08/11
25 de agosto de 2011

Operar no mercado futuro pode reduzir os riscos de oscilação de preço no momento do abate

No chamado mercado do boi gordo, cada contrato tem um volume estipulado, com padrões pré-estabelecidos, e o preço reflete uma expectativa futura dos preços e é determinado pelas pessoas que estão atuando no mercado na data presente.

Chamamos de Mercado Futuro as negociações de contratos, nos quais compradores e vendedores definem acordos de compra e venda de produtos específicos a preços pré-estabelecidos. Sendo assim, esta é uma ótima ferramenta para evitar os riscos de oscilação de preço, protegendo antecipadamente os rendimentos da produção.

No entanto, ainda existe um certo preconceito, por parte dos produtores (comprador/vendedor) em negociar na Bolsa -BM&FBovespa, principalmente pela falta de conhecimento de como funciona esse tipo de mercado, e por não saber quais procedimentos deve adotar.

Existem vários tipos de produtos, chamados neste mercado de commodities, que podem ser comercializados, como o café, o açúcar, o algodão, o boi gordo, sendo que cada commodity tem uma determinada quantidade mínima por contrato, tornando possível assegurar os preços de venda/compra de produtos e matérias-primas.

No caso de bovinos de corte, o chamado mercado do boi gordo, cada contrato tem um volume estipulado, com padrões pré-estabelecidos, e o preço reflete uma expectativa futura dos preços e é determinado pelas pessoas que estão atuando no mercado na data presente.

Profissionais comprometidos com o agronegócio, que desejam esclarecer suas dúvidas e saber mais sobre a utilização de Mercados Futuros, podem participar do Curso Online AgriPoint Mercados Futuros como Ferramenta para o Gerenciamento de Riscos, que terá inscrições abertas até o dia 08 de setembro.

O tema será abordado em 5 módulos, durante 6 semanas, por meio de uma linguagem simples e objetiva. Veja abaixo a programação resumida e conheça a programação completa aqui:

• Módulo 1. Conceitos básicos sobre mercados futuros

• Módulo 2. Mecânica operacional dos mercados futuros

• Módulo 3. A relação dos preços à vista e futuro

• Módulo 4. O mercado de opções sobre futuros

• Módulo 5. Desenvolvimento e inovações em mercados futuros

O instrutor deste curso é o engenheiro agrônomo Alberto O´Farrill V. Pessina, que possui com MBA em Gestão Empresarial e é diretor executivo da Aliança Pecuarista e da Agropecuária Pessina Ltda – confinamento de 6.000 cabeças. Neste empresa participa do planejamento e implantação de todas as atividades e opera no mercado futuro do boi há mais de 13 anos, estruturando as operações de hedge.

“Acredito que este curso é uma excelente oportunidade para quem não conhece a ferramenta. Além de conversar com um profissional que atua há mais de 13 anos no mercado efetuando operações de hedge, o aluno passa a entender os conceitos básicos da operação e em quais ferramentas pode aprofundar seus estudos para melhorar sua performance”, diz o instrutor deste curso Alberto Pessina.

Participe do Curso Online Mercados Futuros como Ferramenta para o Gerenciamento de Riscos e saiba tomar decisões estratégicas para proteger seus rendimentos, melhorar o planejamento da sua atividade ao longo do ano e estar sempre à frente dos resultados.

Inscreva-se agora mesmo!

0 Comments

  1. Jumahil Martins de Oliveira Filho disse:

    Gostaria de saber se posso começar o curso após o seu inicio.

  2. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá Jumahil, bom dia.

    Sim, é possível se inscrever no curso até a terceira semana depois do início.

    Bom proveito nesse curso, que conta com um instrutor excelente :-)

    Obrigado. Abs, Miguel

plugins premium WordPress