Categories: Novidades

Óleos funcionais: Opção saudável na nutrição de bovinos

Plantas e ervas aromáticas são milenarmente utilizadas devido às suas propriedades conservantes, antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. As fitomoléculas presentes nos óleos funcionais, óleos essenciais e em extratos herbais atuam de diversas formas no organismo animal, inibindo o crescimento de bactérias patogênicas gram positivas, estimulando a produção de enzimas e bloqueando radicais livres. O uso de produtos compostos por essas substâncias aromáticas de forma padronizada e combinada promove efeito sinérgico dos princípios ativos, reduzindo as infecções intestinais, melhorando a absorção de nutrientes, aumentando a conversão alimentar, e consequentemente o desempenho zootécnico dos animais

Além das propriedades nutracêuticas dos óleos e extratos, o uso dessas matérias-primas é uma alternativa aos antibióticos convencionais principalmente por não criarem resistência microbiana, não deixam resíduos nos tecidos animais e são reconhecidos como seguros por órgãos como o FDA (Code of Federal Regulations, title 21, part 582) e o Conselho da União Européia (Diretiva 70/524/EEC Cap. III).

Buscando atender as exigências em desempenho zootécnico, as exigências regulatórias dos principais mercados consumidores mundiais e ao clamor do consumidor Brasileiro, que exige cada vez mais, alimentos seguros para seu consumo, tanto a indústria, como os principais centros de pesquisa em produção animal vem buscando constantemente opções ao uso dos antibióticos químicos. Em um teste a campo, promovido por uma indústria de nutrição animal no Mato Grosso do Sul, comparando o desempenho de animais a pasto suplementados com proteínado com monensina sódica e animais suplementados com proteínado com ESSENTIAL®, demonstrou resultados de ganho de peso melhores aos lotes tratados com ESSENTIAL® quando comparados aos resultados apresentado pelo animais tratados com monensina sódica.

O ESSENTIAL®, composto de óleos funcionais, é um aditivo melhorador do desempenho animal. Atua como modulador do ambiente ruminal, promovendo melhores desempenhos zootécnicos em gado de corte e leite. É indicado na suplementação de animais a pasto e confinados. O ESSENTIAL® é produzido e comercializado pela Oligo Basics Agroindustrial, na cidade de Cascavel/PR, atendendo a todo o mercado global, exportando aos mais exigentes mercados consumidores nos EUA e EU.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

This post was published on 24 de maio de 2011

Share

Recent Posts

Uruguai estuda protocolo para incluir gado terminado com grãos na Cota Hilton

Membros do setor privado uruguaio e do Poder Executivo estão estudando a possibilidade de solicitar… Read More

8 de julho de 2020

Produção de grãos no país deve chegar a 251,4 milhões de toneladas impulsionada pela colheita de milho e soja

A produção brasileira de grãos deverá ser de 251,4 milhões de toneladas na safra 2019/2020.… Read More

8 de julho de 2020

Exportação de carne bovina dos EUA atinge em maio menor nível mensal em 10 anos

As exportações de carne bovina e suína dos Estados Unidos caíram em maio, refletindo, em… Read More

8 de julho de 2020

Marfrig lança programa de apoio a pequenos restaurantes

A brasileira Marfrig, segunda maior indústria de carne bovina do mundo, lançou hoje um programa… Read More

8 de julho de 2020

Inmet emite alerta vermelho para chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho (grande perigo) para acumulado de… Read More

8 de julho de 2020