Mercados Futuros – 17/01/2012
18 de janeiro de 2012
Abiec: exportação de carne deve somar US$ 6 bi em 2012
18 de janeiro de 2012

OIE pode retomar classificação de risco desprezível para vaca louca no Brasil, diz Abiec

A indústria brasileira exportadora de carne espera que em maio a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reveja o risco do país para a doença da vaca louca.país poderia retomar classificação de risco para desprezível.

A indústria brasileira exportadora de carne espera que em maio a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reveja o risco do país para a doença da vaca louca. No final de 2011, o comitê científico da OIE sinalizou que o Brasil poderia retomar a classificação de risco 1 (desprezível) para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). Hoje o Brasil é risco 2 (controlável) para a doença. A retomada da condição brasileira pode ser oficializada na reunião anual da organização em maio, segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Camardelli.

O Brasil tinha risco desprezível para vaca louca até 2005, quando, mesmo sem nenhum registro da doença, foi rebaixado pela OIE para risco 2. Nesse nível estão os Estados Unidos, que registraram um foco de vaca louca em 2004. Na ocasião, analistas atribuíram o rebaixamento a falhas no sistema de rastreamento bovino brasileiro.

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress