Mercado Físico da Vaca – 27/04/11
27 de abril de 2011
Mercados Futuros – 28/04/11
29 de abril de 2011

Ocimar Villela fala sobre a importância do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável

Nesta entrevista concedida ao BeefPoint, o presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, Ocimar Villela, fala sobre a importância da discussão entre todos os elos da cadeia produtiva da carne, para definir princípios e critérios para garantir a sustentabilidade da pecuária e sobre a necessidade da atualização do Código Florestal Brasileiro.

Nesta entrevista concedida ao BeefPoint, o presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, Ocimar Villela, fala sobre a importância da discussão entre todos os elos da cadeia produtiva da carne, para definir princípios e critérios para garantir a sustentabilidade da pecuária e sobre a necessidade da atualização do Código Florestal Brasileiro.

“A importância do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), é que ele é um grupo multistakeholder (stakehloders = partes interessadas) que está discutindo princípios e critérios para garantir a sustentabilidade da atividade. Este tipo de discussão é mais reconhecida, pois ouvimos opiniões dos diversos elos da cadeia”.

“No caso do GTPS estão participando produtores, indústria, varejo, bancos e sociedade civil, todos tentando definir os pilares de uma pecuária sustentável”.

“O Agronegócio precisa melhorar suas formas de comunicação e mostrar para o mundo a sua importância”.

“Num mundo onde cada dia mais a sustentabilidade vai ser uma condição fundamental, nós estamos muito bem posicionados nessa questão, como produtores de alimento”.

“Comparados com os outros produtores de carne, nós somos os quem têm mais sustentabilidade no mundo todo”.

“O principal entrave para a votação do Código Florestal, que deve beneficiar 95% dos pequenos produtores do país, é a falta de posição do Governo”.

“Essa decisão precisa ter embasamentos científicos, pensando na sustentabilidade alimentar do país”.

“A votação do Código Florestal não pode ser postergada”.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Reflexões importantes e oportunas. O avanço de grupos de trabalhos como este, com os diversos eleoos de uma cadeia produtiva, é naturalmente lenta. Mas inegavelmente mais representativa. Parabéns a todos os envolvidos e votos que continuem dialogando na procura da melhor solução.

  2. Ocimar De camargo Villela disse:

    Caro José Ricardo,

    Grato por seus comentários, realmente estamos caminhando no rumo certo.

    Aproveito oportunidade para convidá-lo para uma próxima reunião, ligue para o ARES e fale com André Aguiar seja um associado e fique sabendo da nossa agenda!

    Grande abraço.

    Ocimar Villela

  3. Feres Soubhia Filho disse:

    Faço parte de uma empresa  de insumos agropecuários com revendas localizadas em seis estados da região centro-norte do país.

    Nosso negócio é em sua maioria, 90% voltado para venda de insumos  para pecuária, produtos veterinários , nutrição e herbicidas de pastagens e 10% para agricultura , herbicidas, inseticidas e fungicidas.

    Estamos tentando adotar uma política sustentável de nosso negócio junto aos nossos fornecedores e clientes, podendo ser um forte elo de ligação entre as partes.

    Estou a disposição para somar nossos esforços a essa causa.

    Atenciosamente,

    Feres Soubhia Filho
    Alvorada Produtos Agropecuários
    Campo Grande – MS
    Diretoria

  4. Ocimar De camargo Villela disse:

    Caros,

    Gostaria de informar que meus comentários sobre o código florestal nesta entrevista não reflete a opinião dos membros do GTPS, mesmo porque este assunto não faz parte das nossas pautas de discussão!

    Sendo assim, peço desculpa aos membros do GTPS pela minha falha no comentário.

    Ocimar de Camargo Villela

  5. Elias Tuñón Villarreta disse:

    Ocmar, sou M.vterinário Free Lance, gostaria de sabr como posso me enquadrar no trablaho da Pecuára Sustentävel. Agrdeço informações, Elias ( Villarrta@hotmail.cm).

plugins premium WordPress