Mercado Físico da Vaca – 13/07/10
13 de julho de 2010
Mercados Futuros – 14/07/10
15 de julho de 2010

Ocilon Gomes de Sá Filho fala sobre reprodução em bovinos de corte e técnicas que ajudam a garantir maior eficiência

Ocilon Gomes de Sá Filho é médico veterinário, mestre na área de reprodução animal e doutorando na área de produção animal, todos pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Botucatu. Nesta entrevista ele fala sobre a gestão da reprodução em bovinos de corte e os principais pontos que devem ser trabalhados para garantir maior eficiência.

Ocilon Gomes de Sá Filho é médico veterinário, mestre na área de reprodução animal e doutor na área de produção animal, todos pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Botucatu. Suas principais linhas de pesquisa são: sincronização de estro e ovulação, fisiologia do anestro pós-parto, efeito da nutrição na reprodução, fisiologia da luteólise. Nesta entrevista Sá Filho fala sobre a gestão da reprodução em bovinos de corte e os principais pontos que devem ser trabalhados para garantir maior eficiência.

BeefPoint: Tendo em vista sua experiência em reprodução de bovinos de corte, quais são os principais pontos que o pecuarista deve atentar na hora de planejar sua estação de monta?

Ocilon Gomes de Sá Filho: Como todas as demais operações em uma propriedade, a estação de monta requer planejamento prévio minucioso e definição de objetivos e prazos. Em primeiro lugar o produtor deve se preocupar em ter um rebanho com nutrição e sanidade adequadas.

É importante também avaliar como serão as coberturas (touro, inseminação artificial, inseminação artificial + touro, etc.) e adequar a estrutura da propriedade para tal (quantidade suficiente de touros, estruturas de manejo adequadas, mão-de-obra capacitada, etc.).

Tendo isso, avaliar qual é a melhor época para realizar a estação e sua duração. Deve ser um período que concilie benefícios à concepção da vaca e aos bezerros que nascerão futuramente.

BeefPoint: Na sua opinião, qual é o principal desafio do produtor quando falamos em reprodução de gado de corte?

Ocilon Gomes de Sá Filho: Considerando que os animais se apresentam com nível nutricional adequado, o anestro pós-parto é o fator que mais impacta negativamente na eficiência reprodutiva. Em propriedades que desejam realizar inseminação artificial, além do desafio do anestro, a detecção de estro é um fator de grande importância.

BeefPoint: O bom andamento da reprodução está diretamente ligado ao estado fisiológico e sanitário das vacas. Como deve ser feita a seleção das matrizes que entrarão em reprodução e quais os cuidados esses animais devem receber?

Ocilon Gomes de Sá Filho: Dois requisitos básicos para que uma matriz seja colocada em reprodução são nutrição e sanidade adequadas. Se algum desses fatores não estiver dentro da normalidade, a eficiência reprodutiva será negativamente impactada.

A nutrição pode ser avaliada subjetivamente pelo escore de condição corporal, e o ideal é que as matrizes estejam com escore superior a 2,75 (em uma escada de 1-muito magra a 5-obesa).

Em relação ao aspecto sanitário, especial atenção deve ser dada à prevenção (vacinação, por exemplo) de doenças infecciosas, principalmente as reprodutivas como leptospirose, brucelose, IBR, BVD, campilobacteriose e neosporose.

BeefPoint: Ainda pensando nas matrizes e na manifestação de estro, quais manejos podem ser utilizados para melhorar eficiência na reprodução?

Ocilon Gomes de Sá Filho: Há diversas estratégias que auxiliam na detecção de estro. Entretanto, a técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) permite que 100% das matrizes sejam inseminadas sem a necessidade de detectar o estro, independente de estarem ciclando (apresentado cios) ou não. É, portanto, uma ferramenta que possibilita melhorar a eficiência reprodutiva.

BeefPoint: Existem outras maneiras de induzir a ciclicidade das fêmeas em reprodução?

Ocilon Gomes de Sá Filho: Os protocolos de IATF são altamente eficientes em induzir ciclicidade em vacas em anestro. Além de induzir a vaca a ovular, esses protocolos permitem ao produtor inseminar suas matrizes em tempo pré-determinado e com fertilidade normal. É, portanto, a forma mais eficiente e de melhor custo/benefício de induzir ciclicidade.

BeefPoint: Nos últimos anos temos visto a popularização de técnicas como IA, IATF e transferência de embriões. Como estas técnicas ajudam a aumentar a eficiência da reprodução?

Ocilon Gomes de Sá Filho: Essas três biotécnicas aceleram o progresso genético dos rebanhos, aumentando sua produtividade. No caso da IATF, o produtor também ganha por obter mais bezerros em menor tempo, e por concentrar os partos na época mais adequada ao desenvolvimento dos bezerros e à re-concepção das matrizes.

BeefPoint: Conforme você salientou,um dos benefícios da IATF é a concentração dos nascimentos em uma determinada época do ano. Como isso melhora a produtividade da pecuária?

Ocilon Gomes de Sá Filho: Há diversos ganhos ao concentrarmos os nascimentos em uma determinada época, sendo que muitos deles são indiretos e difíceis de mensurar. Os ganhos mais visíveis são na redução da mortalidade e aumento no peso à desmama dos bezerros quando os nascimentos são concentrados antes do início da estação chuvosa. Os bezerros que desmamam com maior peso podem ser abatidos mais jovens e as bezerras potencialmente entrarão mais cedo em puberdade.

Esses fatores contribuem para aumento na taxa de desfrute dos rebanhos. Além disso, a concentração de partos na época correta permite que a maioria das matrizes já tenham parido quando a estação de monta se inicia, o que aumenta a probabilidade de ficarem gestantes novamente.

BeefPoint: Os bons resultados da inseminação artificial estão ligados a uma correta detecção de estro. Quais os fatores que afetam essa detecção e como podemos minimizar erros?

Ocilon Gomes de Sá Filho: São inúmeros os fatores que afetam a detecção do estro, como raça das matrizes, frequência e tempo de observação, temperatura ambiente, tamanho dos lotes, nível de infestação das pastagens por ervas invasoras, quantidade de animais em estro no lote, quantidade de pessoas observando estro, precipitação pluviométrica, experiência do observador, motivação do observador, etc. Por todos esses motivos, a detecção de estro é pouco eficiente na grande maioria dos rebanhos.

BeefPoint: Qual a importância do treinamento dos funcionários que estarão ligados ao manejo reprodutivo da fazenda?

Ocilon Gomes de Sá Filho: Os funcionários são os executores de todos os processos relacionados ao manejo reprodutivo. Portanto, qualquer problema relacionado à falta de treinamento acarretará prejuízos ao produtor.

No caso da IATF, as injeções devem ser aplicadas em horário determinado e de forma adequada. A desobediência a esses horários e formas de aplicação fará com que a vaca não ovule no momento adequado e a taxa de prenhez será baixa ou até mesmo nula. Além disso, o procedimento da inseminação requer um inseminador devidamente capacitado para depositar o sêmen no local adequado – caso contrário, a probabilidade de prenhez também será baixa ou até mesmo nula.

BeefPoint: Quais as estratégias que podem ser adotadas em um programa de reprodução de gado de corte para aumentar a sua eficiência?

Ocilon Gomes de Sá Filho: As mais utilizadas são suplementações nutricionais estratégicas, manejos de amamentação restrita e tratamentos hormonais. Em todos os casos, o objetivo maior é resolver a condição de anestro, intervindo de forma a reduzir o intervalo entre o parto e a primeira ovulação pós-parto. No caso dos tratamentos hormonais, há a possibilidade de associar indução de ciclicidade com inseminação sem necessidade de detectar estro, através de IATF.

BeefPoint: Um dos grandes problemas que os pecuaristas enfrentam é relativo à reprodução de novilhas? Como deve ser realizada a inseminação desses animais? Esses lotes merecem algum tratamento especial?

Ocilon Gomes de Sá Filho: O caso das novilhas é um pouco diferente do das vacas paridas. Há duas categorias de novilhas em um rebanho para reprodução: novilhas pré-púberes e novilhas que já estão ciclando. No caso de novilhas pré-púberes, devemos utilizar estratégias para antecipar a primeira ovulação; no caso de novilhas cíclicas, quando se deseja utilizar IATF, os protocolos devem ser associados a estratégias que maximizam o desenvolvimento folicular final, como eCG e antecipção da injeção de prostaglandina.

BeefPoint: Neste mês daremos início ao Curso Online Gestão da Reprodução em Rebanhos de Corte: foco em resultados. O que os alunos irão aprender neste curso?

Ocilon Gomes de Sá Filho: De forma geral, o maior benefício do curso é o aprendizado de como podemos melhorar diversos índices produtivos de uma propriedade através da reprodução. Aprenderemos também alguns aspectos de fisiologia reprodutiva, por que as vacas de corte em geral têm eficiência reprodutiva aquém do ideal, quais são os princípios e como funcionam os protocolos hormonais e o que podemos fazer para melhorar a eficiência reprodutiva mesmo em rebanhos que já têm bons resultados.

Começa no dia 19 de julho, o Curso Online Gestão da Reprodução em Rebanhos de Corte: foco em resultados. Neste curso, os alunos aprenderão a identificará o melhor parâmetro de avaliação reprodutiva e avaliar de forma clara os resultados de eficiência do rebanho; a utilizar a melhor estratégia para aumentar a eficiência reprodutiva em rebanhos de corte; a utilizar o melhor manejo para indução de ciclicidade; compreender as vantagens e desvantagens da sincronização de estro e de ovulação; identificar em que situações os programas de sincronização devem ser utilizados; entre outros assuntos que ajudam a aumentar a produtividade do rebanho de cria.

Clique aqui para ver a programação completa e faça sua inscrição!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress