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OBE Organic: uma história de sustentabilidade

Criar um plano de sustentabilidade para o seu negócio não deve ser uma tarefa difícil.

De acordo com Dalene Wray, diretor executivo da OBE Organic, o mais antigo exportador de carne bovina da Austrália, o processo pode gerar benefícios comerciais e demonstrar o compromisso da empresa com a gestão ambiental, melhorando o bem-estar animal e atendendo às expectativas da comunidade e dos consumidores.

“Lançamos nosso programa de sustentabilidade, o FLOURISH, em 2016. Ele fornece uma estrutura de expectativas e capacidades que a empresa e muitos de nossos fornecedores de produtores assinam”, disse ela.

“O processo formativo foi gratificante. Isso nos permitiu não só planejar caminhos para o que queríamos alcançar, mas também identificar riscos e oportunidades.”

Dalene disse que o plano de sustentabilidade da OBE, que sustenta o FLOURISH, era um roteiro prático e fácil de usar para a empresa.

“A OBE foi criada por e ainda é propriedade de produtores que querem fazer as coisas bem”, disse ela.

Dalene (foto) disse que a OBE Organic foi motivada a criar um plano de sustentabilidade devido ao crescente interesse dos clientes na história por trás da carne bovina.

“Alguns clientes são motivados apenas pelo preço e pela confiabilidade da oferta, mas um número crescente está atento à sustentabilidade e quer garantir que a OBE Organic e seus fornecedores também sejam”, disse ela.

“Acho que os planos de sustentabilidade e garantia se tornarão mais comuns. Um bom exemplo são os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde todos os alimentos fornecidos para a vila dos atletas devem ter certificação de sustentabilidade.”

Definindo as fundações

O FLOURISH da OBE Organic tem quatro pilares: ambiente, animais, pessoas e produto. Ele usa o Grazing BMP, uma prática de melhor gestão, ferramenta de auto-avaliação projetada para a indústria de pastagem de Queensland como base para incentivar os produtores a melhorar o manejo ambiental, animal e de pessoas.

“Nós fomos o primeiro parceiro corporativo do Grazing BMP em 2015 e seus módulos cobrem a maioria das prioridades do nosso plano de sustentabilidade, como segurança agrícola, bem-estar animal e gestão ambiental”, disse Dalene.

“O fato de ser uma ferramenta on-line de autoavaliação também significa que é uma maneira prática e eficiente em termos de tempo para os produtores melhorarem suas habilidades e conhecimentos e, para nosso plano de sustentabilidade, demonstrarem sua capacidade. Nós vemos isso como uma ganha-ganha”.

Revisões regulares do plano de sustentabilidade por todos os funcionários da OBE os ajudam a encontrar novas oportunidades e manter as atividades focadas. Por exemplo, ao discutir como reduzir o desperdício, a equipe identificou a produtividade perdida na fazenda como fonte de desperdício e identificou dados de processamento existentes como uma possível ferramenta para reverter essa situação.

Como resultado, a OBE Organic co-investiu com a MLA Donor Company para criar um ciclo de feedback de dados de processamento para ajudar os produtores a quantificar a saúde e o bem-estar do rebanho e identificar áreas para melhoria.

Dalene Wray disse que as empresas interessadas em criar seus próprios planos de sustentabilidade não devem se intimidar com o processo. Aqui estão as recomendações dela para essa jornada.

Por que ter um plano?

Isso exige que você olhe para o seu negócio do ponto de vista das pessoas que podem ajudá-lo ou impedi-lo, e isso ajuda a identificar riscos e oportunidades.

A carne bovina é uma ótima história, e um plano de sustentabilidade permite que você compartilhe com a comunidade em geral, incluindo chefs, influenciadores de alimentos e consumidores atentos.

Isso mostra sua capacidade de fornecer produtos sustentáveis.

Dicas para criar seu plano

A ferramenta da Estrutura Australiana de Sustentabilidade da Carne Bovina apoiada pelo Meat and Livestock Australia (MLA) é um bom ponto de partida. Construa sobre seus quatro temas de bem-estar animal, gestão ambiental, resiliência econômica e pessoas.

Pense em quem sua empresa afeta – funcionários, clientes e órgãos reguladores – e considere pontos de vista de fora da empresa.

Considere o que você deveria estar fazendo; a sustentabilidade no coração é sobre planejamento estratégico, combinando gestão de melhores práticas com metas finais.

Não torne isso muito complexo. Comece com as coisas que você faz bem e as coisas mais importantes que você precisa melhorar, e trabalhe nelas.

Aproveite a jornada. Um plano de sustentabilidade não deve ser muito rigoroso ou oneroso, deve ser uma maneira de encontrar situações ganha-ganha para toda a cadeia de valor.

Existem várias ferramentas e modelos on-line para você começar.

Durante o processo de criação do plano de sustentabilidade da OBE Organic, a empresa reconheceu que poderia assumir ainda mais o compromisso da empresa de modelar a cidadania, criando um Plano de Ação de Reconciliação (RAP).

“Eu cresci em Birdsville, interior de Queensland, uma pequena comunidade com muitos residentes indígenas e queria reconhecer sua contribuição para a Austrália pastoril”, disse Dalene.

“Um Plano de Ação de Reconciliação foi a coisa óbvia para nós e espero que possamos influenciar outros agronegócios a fazer o mesmo.”

Dalene disse que o RAP encoraja um maior reconhecimento e respeito pelo papel que os indígenas australianos têm na agricultura e se esforça para melhorar a compreensão de sua cultura, história e realizações.

Fonte: MLA, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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