Fischer América Agronegócio conquista conta da Produquímica
27 de janeiro de 2006
Clostridioses: controle e profilaxia
31 de janeiro de 2006

O uso de reguladores vegetais em capim-tanzânia adubado

O capim-tanzânia apresenta elevado potencial de produção e boa resposta à adubação. O efeito da aplicação de reguladores de crescimento sobre seu desenvolvimento, no entanto, ainda é pouco conhecido. Penati et al. (2005) conduziram um experimento para verificar se a aplicação de giberelina e simazina pode contribuir para elevar a produção e a qualidade em áreas de capim-tanzânia.

O experimento foi conduzido na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” em Piracicaba-SP. Foram avaliados os seguintes tratamentos: testemunha (sem aplicação de regulador vegetal), três concentrações de simazina (25, 50 e 75 mg/L) e três concentrações de giberelina (25, 50 e 75 mg/L), combinados ou não com a adubação nitrogenada (0 e 60 kg N/ha.corte).

Foi feito um corte de igualação (6/12/2001) e quatro cortes de avaliação (15 a 18/1/2002, 21 a 24/2/2002, 6 a 8/4/2002 e 11 a 15/5/2002). Os reguladores vegetais foram aplicados cerca de 10 dias após cada corte e a adubação nitrogenada foi feita imediatamente após as desfolhas.

Não houve interação entre a aplicação de reguladores vegetais e a adubação nitrogenada. Os autores observaram que a adubação aumentou a produção acumulada de matéria seca (8.057 e 6.602 kg MS/ha para os tratamentos com e sem adubação, respectivamente). Não foi verificado efeito significativo da aplicação dos reguladores sobre a produção do capim-tanzânia, porém a porcentagem de folhas foi menor e a de hastes maior, nas áreas que receberam acima de 50 mg/L de giberelina (Figuras 1 e 2).

Os autores concluíram que a adubação nitrogenada aumenta a produção do capim e que o uso de reguladores vegetais altera a participação de hastes e folhas na massa de forragem no período que antecede o florescimento (Penati, 2005).


Figura 1. Efeito da aplicação de reguladores vegetais sobre a produção de capim-tanzânia. Testemunha = sem aplicação; 25S = 25 mg/L de simazina; 50S = 50 mg/L de simazina; 75S = 75 mg/L de simazina; 25G = 25 mg/L de giberelina; 50G = 50 mg/L de giberelina; 75G = 75 mg/L de giberelina.


Figura 2. Efeito da aplicação de reguladores vegetais sobre a porcentagem de haste, folha e material morto de capim-tanzânia. Testemunha = sem aplicação; 25S = 25 mg/L de simazina; 50S = 50 mg/L de simazina; 75S = 75 mg/L de simazina; 25G = 25 mg/L de giberelina; 50G = 50 mg/L de giberelina; 75G = 75 mg/L de giberelina.

Comentários:

O efeito dos reguladores de crescimento sobre as gramíneas forrageiras tropicais ainda é pouco conhecido. Os experimentos já realizados mostram resultados muito variados, o que indica que a tecnologia ainda não está pronta para ser adotada no campo.

No trabalho de Penati et al. (2005), a aplicação de simazina tendeu a diminuir a porcentagem de hastes na massa de forragem no período anterior ao florescimento. A redução do desenvolvimento das hastes no período pré-florescimento melhora a estrutura do pasto, reduzindo os riscos de perdas de forragem durante o pastejo e facilitando a colheita do capim pelo animal.

Este resultado indica que a aplicação de reguladores de crescimento pode ser uma boa alternativa para aumentar a produtividade e elevar a qualidade de pastagens adubadas intensivamente. Como a aplicação desses produtos modifica o crescimento da planta, é provável que sejam necessários ajustes no manejo do pasto para se obter vantagens com a adoção desta técnica. Novos estudos sobre o uso de reguladores vegetais em pastagens, portanto, devem levar em consideração tanto diferentes produtos e suas dosagens, quanto o manejo mais adequada para estas áreas.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress