A Amazon está avançando com planos de abrir uma cadeia de supermercados nos Estados Unidos. A empresa assinou vários contratos de arrendamento em Los Angeles, de acordo com o Wall Street Journal. Também pode abrir supermercados em Chicago, Filadélfia e outras partes do país. Michelle Engle, vice-presidente sênior de marketing da Valassis, compartilhou o que isso significa em uma entrevista.
Razões para a expansão da Amazon
Engle acredita que faz sentido que a Amazon se expanda em lojas físicas porque os consumidores ainda compram online e offline. Muitas compras, principalmente na categoria de alimentos, ocorrem offline. A operação de lojas físicas permite à Amazon coletar mais informações sobre seus clientes e criar outra via para a Amazon aumentar suas associações Prime.
“Ao operar experiências físicas e on-line, a Amazon pode se envolver com os consumidores de novas maneiras e, o que é mais importante, reunir ainda mais insights sobre seus clientes. Os dados são uma vantagem competitiva e, ao oferecer experiências on-line e físicas, a Amazon entende melhor consumidores “, disse Engle.
Também existem diferentes expectativas específicas para os consumidores de supermercados abordadas por essa expansão. De acordo com a pesquisa da Valassis, 64% dos consumidores de produtos alimentícios on-line sentem falta de tocar e cheirar os produtos, e 62% dos consumidores não se sentem confortáveis em ter alguém para escolher seus produtos.
“É natural que direcionar o tráfego na loja para a Amazon influencie os compradores on-line a experimentar itens na loja e potencialmente comprá-los. Ao expandir seu formato físico, a Amazon também pode enfrentar alguns dos desafios on-line acima, apelando para novos compradores e consumidores on-line existentes “, acrescentou Engle.
A Amazon está se expandindo em vários experimentos que já possui com lojas físicas, incluindo devoluções na Kohl’s e retirada e devolução na Whole Foods. Isso faz parte da estratégia de embaçar as linhas entre compras on-line e off-line, para que eles possam alcançar os consumidores em todos os tipos de necessidades de compra, como compras planejadas e compras por impulso em tempo real.
Whole Foods vs. Novas Lojas
Os consumidores vão a mais de quatro supermercados por mês para comprar mantimentos. Isso significa que há espaço para a Whole Foods, que pertende à Amazon, e os novos supermercados da Amazon coexistirem, mas eles devem atender a diferentes necessidades dos compradores para evitar a concorrência direta entre si. Um profundo entendimento das necessidades e da intenção de compra de um cliente pode fazer com que ambos os tipos de lojas funcionem a longo prazo.
“A Amazon terá que considerar seu cliente-alvo para cada loja e onde houver sobreposição. Tudo se resume a conhecer seus consumidores e, em seguida, atender a suas ofertas, promoções e experiências de compras de acordo com as demandas específicas. Ouvir os consumidores que compram na Whole Foods e os supermercados da Amazon serão vitais “, disse Engle.
Alterações
À medida que a indústria continua evoluindo, os varejistas de supermercados precisam se reinventar para acompanhar. Por exemplo, os varejistas europeus entraram em novos mercados e renovaram suas lojas para permanecerem relevantes. O canal do dólar, que inclui lojas como a Dollar General, está se expandindo para oferecer opções de alimentos frescos. Os varejistas mais tradicionais adotaram opções de entrega e retirada na loja.
“De acordo com nossa pesquisa, 41% dos consumidores on-line compram em uma mercearia local e fazem suas compras na loja, e 42% têm suas mercadorias entregues à sua porta em uma mercearia local. Os varejistas mudam suas ofertas para atender às demandas dos compradores por conveniência. Isso inclui fornecer alimentos preparados e opções orgânicas “, afirmou Engle.
De acordo com o Wall Street Journal, a Amazon parece estar ciente da tendência e oferecerá alimentos preparados em seus supermercados, operando suas próprias cozinhas. A Amazon já está presente em lojas físicas com Amazon Go, Amazon 4-Stars e Amazon Books, portanto, ninguém fica surpreso ao ver a empresa continuar se expandindo abrindo novos supermercados.
Fonte: Forbes, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.