Mercados Futuros – 30/06/08
30 de junho de 2008
Genética para um sistema de produção de ciclo curto1
2 de julho de 2008

O que fazer com as pastagens degradadas?

A degradação de pastagens é apontada como um dos grandes problemas da agropecuária nacional. Dias Filho (2007) define a pastagem degradada como sendo uma "área com acentuada diminuição da produtividade agrícola ideal (diminuição da capacidade de suporte ideal), podendo ou não ter perdido a capacidade de manter produtividade biológica (acumular biomassa) significativa".

A degradação de pastagens é apontada como um dos grandes problemas da agropecuária nacional. Dias Filho (2007) define a pastagem degradada como sendo uma “área com acentuada diminuição da produtividade agrícola ideal (diminuição da capacidade de suporte ideal), podendo ou não ter perdido a capacidade de manter produtividade biológica (acumular biomassa) significativa” (Figura 1). De acordo com este conceito, diferentes processos podem levar à degradação do pasto. O processo de degradação agrícola se dá em área cujo solo apresenta bom potencial produtivo e onde há uma forte pressão pela regeneração da vegetação existente na área antes da implantação do pasto (ex: pastagens mal formadas). Já a degradação biológica ocorre onde solo apresenta algum problema de ordem física, química ou biológica que restringe o desenvolvimento da planta forrageira.

Figura 1. Representação simplificada do conceito de pastagem degradada.
Fonte: Dias Filho (2007).


A escolha entre reformar ou recuperar o pasto ainda levanta muitas dúvidas. Dentre os fatores que devem ser considerados no processo de tomada de decisão estão o custo de cada uma das alternativas e o tempo que levará para que o pecuarista volte a ter um pasto produtivo. A Tabela 1 mostra o custo médio da reforma (preparo do solo e plantio do capim) e da recuperação de pastagens com diferentes níveis de infestação por plantas invasoras. De acordo com esta estimativa, em situações de elevada infestação por plantas invasoras, pode ser mais interessante reformar o pasto que tentar recuperá-lo. Por outro lado, nas áreas com ausência de invasoras ou com nível média de infestação a recuperação, quando possível, é mais interessante. É importante ressaltar, no entanto, que para o cálculo dos custos apresentados na Tabela 1 foram assumidos valores médios e que estes devem ser adaptados às condições reais da propriedade.

Tabela 1. Custo de reforma e recuperação de pastagens degradadas.


Referência Bibliográfica

Dias Filho, M.B. Degradação de pastagens: processo, causas e
estratégias de recuperação. 3ed. 190p. 2007.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress