Categories: AgroTalento

O ponto que eu vou melhorar em gestão de pessoas esse ano e que você também pode

Qual o ponto chave que eu quero melhorar muito em gestão de pessoas esse ano que você também pode melhorar?

Gestão de pessoas é liderança. Você precisa exercitar sua liderança. Esse é o ponto que quero melhorar esse ano.

Liderança é um esporte de contato. Tenho uma equipe muito boa, com pessoas que trabalham muito bem. É bom deixá-las soltas, pois são pessoas comprometidas, dedicadas e engajadas. Mas vejo que posso melhorar muito se estiver mais próximo delas.

O que quero fazer de forma mais proativa e presente esse ano? Ouvir, perguntar e interagir. Na minha equipe, as pessoas trabalham de forma remota. Então,acabo sem ter tanto essa proximidade. Quero ter mais proximidade de perguntar, interagir, conversar, estar mais próximo.

Isso de uma forma muito específica, pois a gente já faz isso à distância. Mas quero fazer mais próximo, mesmo à distância. Como fazer isso? Fazendo ao vivo. Isso pode ser feito por ligação via WhatsApp, FaceTime, via Zoom.

Então, um dos pontos que quero muito melhorar esse ano é minha proximidade e engajamento ao vivo. Porque liderança é um esporte de contato.

Quero que você reflita o quanto você está próximo, interagindo e escutando as pessoas da sua equipe. O quanto você está engajando com sua equipe em tempo real?

Essa proximidade, essa conversa olho no olho, mesmo que pela internet, é muito poderosa. Mesmo tendo uma equipe muito boa, o posso melhorar como líder. Posso melhorar a frequência, a quantidade e a qualidade das interações ao vivo.

Tem duas coisas chaves para você pensar aqui. Primeiro, você vai fazer duas perguntas mágicas. São perguntas que funcionam em muitas situações. E são ótimas perguntas para você conduzir uma conversa de uma forma tranquila e efetiva. As perguntas são:

1) O que está funcionando? Entenda, mapeie e documente o que está funcionando no trabalho. Avalie o que está funcionando:

– no seu trabalho com ela;

– no trabalho dela;

– na sua interação com ela.

É importante mapear para fazer mais disso;

2) Onde você precisa de apoio e suporte? Veja que a pergunta não é “o que está dando errado”. Com isso, não há julgamento e nem crítica. Trata-se de uma pergunta suave e tranquila. Uma pergunta que abre espaço para conversar sobre coisas que precisam de melhoria.

Use essas duas perguntas para descobrir o que está funcionando. Isso para documentar e fazer mais isso. E onde o outro lado precisa de suporte, apoio e ajuda.

A segunda coisa é você avaliar se você se importa bastante com as pessoas. Mesmo que você perceba que se importa bastante, como é meu caso, avalie como pode expressar mais isso. Estando mais próximo e mais presente.

Faça isso ao vivo, olho no olho, mesmo que não seja presencialmente. Pois liderança é um esporte de contato e gestão de pessoas é liderança.

This post was published on 11 de março de 2020

Share
Published by
Miguel da Rocha Cavalcanti

Recent Posts

Mercado de carne de frango tem Recuperação frágil após tempestade Covid-19, diz Rabobank

A indústria avícola global está se recuperando gradualmente de uma tempestade que ocorreu no primeiro… Read More

7 de julho de 2020

Teste rápido é inútil para conter a covid-19 dentro de frigoríficos

Sob escrutínio das autoridades devido à propagação da covid-19 entre funcionários, os frigoríficos brasileiros podem… Read More

7 de julho de 2020

Brasil cobra do Japão abertura de mercado para carne e melão

O Brasil e vários outros países cobraram do Japão, mais uma vez, maior abertura de… Read More

7 de julho de 2020

Boi: 50% dos pecuaristas podem deixar a atividade até 2040, diz Embrapa

Um dos pilares do agronegócio brasileiro, a cadeia da pecuária de corte movimentou o correspondente… Read More

7 de julho de 2020

Exportação de carne bovina bate recorde

As exportações brasileiras de carne bovina (in natura e processada) somaram 172,36 mil toneladas em… Read More

7 de julho de 2020