Nosso capataz, Chico, disse: obrigado, vocês mudaram minha vida, me ensinaram como meu trabalho pode ser digno e tranquilo – Carmen Perez [Faz. Orvalho das Flores]
9 de fevereiro de 2014
O bem-estar animal está definitivamente em primeiro plano na produção pecuária do Canadá – Jennifer Woods [Entrevista exclusiva]
9 de fevereiro de 2014

O nome fazendeiro deve ser alterado para empresário rural, aquele que planta carne! – Thales Vechiato

Prêmio AgroTalento 2013 foi uma iniciativa ousada do BeefPoint, que identificou e reconheceu os jovens talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença em nosso setor. O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro.

A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)

– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)

– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)

– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles. Confira abaixo a entrevista com Thales dos Anjos de Faria Vechiato, um dos finalistas e vencedor do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – São Paulo.

DSCF2849

Thales dos Anjos de Faria Vechiato é médico veterinário, onde já atuou na residência e mestrado na FMVZ/USP na área de clínica médica de ruminantes, cujo foco do mestrado foi em bovinos confinados com doenças metabólicas. Foi professor de Clínica Médica e Cirúrgica na Unimonte e desde 2011 está atuando na área empresarial, ligada ao departamento técnico de saúde animal.

Atualmente é supervisor técnico de bovinos na Ourofino Agronegócio, na qual já atuou em todo território nacional quanto a capacitação técnica, planejamento e implantação de programas sanitários, desenvolvimento de produtos, elaboração de material técnico para fazendas de corte.

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

Thales Vechiato: A bovinocultura de corte, pois além de atuar nesta área tenho uma pequena propriedade que realizo recria de bovinos de corte no sul de Minas Gerais.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira?

Thales Vechiato: Desde minha graduação foquei em publicações que atingissem o homem do campo, levando informações técnicas, através de linguagem simples e prática, publicando em diversos segmentos ligados ao agronegócio. Uma delas foi a oportunidade estendida pela Equipe BeefPoint, na qual fui professor de suplementação mineral em bovinos de corte por 2 anos consecutivos, e muitos dos artigos publicados, foram vistos pelas pessoas que passaram nas empresas que trabalhei. Além disso, sempre fui atrás dos meus sonhos, com objetividade, persistência, humildade e ética, pois acredito que cada um tem seu momento e chance na vida.

BeefPoint: Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Thales Vechiato: O Prêmio do AgroTalento, pois batalhei muito nos últimos anos para me tornar conhecido no meio pecuário e entre os profissionais da área.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? 

Thales Vechiato: Acredito que este foco de ação mais a campo, levando pesquisas e conhecimento científico me ajudou bastante com esse reconhecimento. Também acredito que a residência e mestrado na FMVZ/USP me ajudaram demais tanto na formação técnica quanto no crescimento pessoal.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Thales Vechiato: Meu erro foi realizar o curso de pós-graduação imediatamente após o término da graduação. Pois, percebi que aqueles meus colegas de mestrado, que já tinham alguns anos de formado, vinham com mais experiência de campo para aplicar nas pesquisas. Mas, por outro lado, pelo fato de ter tido a residência não sofri tanto com isso.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Thales Vechiato: Treinamentos de campo, palestras, participações em congressos nacionais e internacionais, além da participação em programas televisivos e debates ligados a área do agronegócio

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Thales Vechiato: Desenvolver e criar o conceito de saúde nutricional, para auxiliar todos amigos pecuaristas a produzir mais e com melhor eficiência e, claro, trazer maior rentabilidade para fazenda.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Thales Vechiato: Aproximação das universidades com o campo, pois muitas coisas que são aprendidas na teoria, não usadas na prática ou vice-versa, já que o campo carece de profissionais capacitados e que tenham certa vivência de fazenda. Emprego não está fácil, mas oportunidades existem e nós da indústria, precisamos de pessoas com vivência e que sejam capacitadas tecnicamente.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Thales Vechiato: Aquele que segmenta seu investimento, não foca demais seu dinheiro em uma única coisa. Esse que cria, recria e engorda, além de produzir, planta. Admiro ainda os que enxergam suas pastagens como cultura, investindo em adubação anual.

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

Thales Vechiato: Profissionalismo e uso de tecnologia, pois elas existem e estão aqui para serem usadas.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Thales Vechiato: Aquela fazenda que produz com eficiência, sustentabilidade e rentabilidade.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Thales Vechiato: Pecuária dá dinheiro sim, desde que se use tecnologia de ponta e seja vista como uma empresa de sucesso. Acredito que o nome fazendeiro deve ser alterado para empresário rural, aquele que planta carne!

SAM_4966

2 Comments

  1. J. Venâncio M. Neto disse:

    Parabéns para o entrevistador que fez as perguntas corretas e interessantes e parabéns ao entrevistado que soube responder de uma forma que nos ensina a melhorar o manejo em nosso rebanho.

    ATTE:
    Venâncio

  2. ENRICO LIPPI ORTOLANI disse:

    Parabéns Thales pelo sua excelente entrevista. A pecuária de corte nacional só poderá progredir por meio de uso de tecnologia e conhecimento prévio. Sua atenção aos pecuaristas é notória , tanto que é ganhou com seus méritos este prêmio. Continue sempre assim !.

    Enrico Lippi Ortolani
    Diretor da FMVZ-USP

plugins premium WordPress