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O marketing pode explicar ao cliente que carne de qualidade não é muito mais cara que a comum – Juan Larriera (Carnes del Sur)

Nosso último Workshop de 2013, com o tema Marcas de Carne, aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro (quarta e quinta-feira), em São Paulo, SP.

Reunimos em dois dias de evento os principais projetos de carne de qualidade, restaurantes, marcas de carne bovina e exemplos de agregação de valor na pecuária de corte. Conhecemos e divulgamos o trabalho desses pioneiros, em um ambiente de conversa e debate em alto nível, como já virou uma marca registrada dos Workshops BeefPoint.

Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com os palestrantes do Workshop Marcas de Carne e também com profissionais que têm se destacado na área.

Confira abaixo a entrevista com Juan Larriera, um dos proprietários da loja Carnes del Sur, em São Paulo.

Irmãos Larriera

Negócio familiar. Da esquerda para a direita: Juan Larriera, Federico Larriera e Pedro Larriera.

A marca Carnes del Sur é nova no mercado brasileiro. Há um tempo atrás eram poucos os produtores e/ou distribuidores que comercializavam carne com sua própria marca.

A Família Larriera tem mais de 50 anos de experiência no mercado de importação e exportação. Eles perceberam que uma grande possibilidade estava se abrindo nesse setor e aproveitando a estrutura de assessoria de negócios, compra e venda e departamento de controle de qualidade que eles já possuíam, somada a experiência de anos com as lojas de carnes Mignon, eles resolveram então inaugurar a loja Carnes del Sur, em Alphaville, em São Paulo, há 2 anos.

carnes del sur 2

BeefPoint: Quais são os maiores desafios para quem trabalha apenas com carne de qualidade?

Juan Larriera: O nosso maior desafio é a seleção da compra do produto que permita manter o padrão de qualidade.

BeefPoint: O que precisa evoluir no setor para que aumente a comercialização de carne de qualidade?

Juan Larriera: Transmitir ao cliente final por meio de propagandas e ações de marketing específicas que a carne selecionada de qualidade não custa muito mais do que a carne comum. Na verdade, o grande responsável na diferença de preço é o rendimento.

Não é a mesma coisa vender uma peça de filé mignon com cordão e gordura que se aproveita 80% do que uma peça de  filé mignon devidamente limpa, a qual se aproveita 100%.

BeefPoint: Quais ações você tem feito para fidelizar o cliente que está buscando carne bovina com marca?

Juan Larriera: Três ações importantes:

  • Primeiro: Uma restrita seleção de qualidade e apresentação junto aos fornecedores.
  • Segundo: Uma limpeza padrão nos cortes comercializados, no qual o comprador sabe que vai comer exatamente a quantidade que comprou.
  • Terceiro: Treinamento do pessoal, assessorando o cliente sobre as melhores opções de utilizar o corte adquirido.

carnes del sur

BeefPoint: O que deveria ser feito para melhorar o marketing da carne no Brasil?

Juan Larriera: Uma grande campanha institucional, como foi feito antigamente na Argentina pela junta nacional de carne e no Uruguai pelo INAC, baseada na qualidade, nos controles sanitários usados hoje em alto nível.

BeefPoint: Em sua opinião qual país é referência na venda de carne com qualidade? O que ele tem feito de diferente?

Juan Larriera: Tanto Argentina como Uruguai têm feito um grande investimento em todo o processo, desde a origem do animal ate os métodos de produção adotados para a carne chegar ao consumidor final em um ótimo estado de qualidade e apresentação padronizada.

BeefPoint: Quais são as marcas de carne no Brasil hoje que você considera referência?

Juan Larriera: No Brasil este trabalho é muito recente para poder citar alguma marca como referência, mas podemos exaltar o trabalho feito pelos produtores e as associações das raças, como Aberdeen Angus, Hereford, Bonsmara e ultimamente o Wagyu.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Juan Larriera: Foi feito um trabalho de marketing promovendo degustações com palestras, para o consumidor final ter o contato e entender as diferenças entre as carnes que ele costumava consumir e as de qualidade ofertada.

carnes del sur 1

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Juan Larriera: O plano é continuar crescendo dentro do possível, com novas lojas em pontos estratégicos.

BeefPoint: Além de oferecer carne de qualidade, qual é o diferencial de seu negócio?

Juan Larriera: Serviço. Oferecemos aos clientes cortes diferenciados, mas preparados ao gosto deles.

Delivery. Sempre passando confiança ao cliente (como o velho açougueiro do bairro), que vai receber sempre o mesmo produto com os mesmos padrões e qualidade.

Também tentamos passar um pouco do nosso conhecimento para a preparação ideal de cada corte.

BeefPoint: O que é necessário para ter um ponto de venda de carne de alta qualidade, de sucesso, referência em qualidade?

Juan Larriera: Um conjunto de coisas:

  • Padronização
  • Serviço diferenciado
  • Preços a valores compatíveis com o mercado.

BeefPoint: Como é a relação com seu fornecedor? Quem é seu principal fornecedor?

Juan Larriera: Tentamos ter a melhor relação possível com todos eles, sempre conversando muito em relação ao que recebemos, quando algo está ruim, avisamos e resolvemos juntos. Quando está bom, não deixamos de elogiar e pedir que esse seja o padrão a continuar recebendo. Também tentamos organizar eventos juntos, sempre divulgando a marca e enfatizando o trabalho feito por eles.

Tentamos sempre pegar o que cada fornecedor tem de melhor.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área que você mais admira?

Juan Larriera: Basílio Larriera, nosso pai e o qual nos passou toda a sua experiência e conhecimento, sendo um dos pioneiros no mercado de exportação e importação de carnes e também em implantar o conceito de boutique de carnes no Brasil nos anos 80.

Hoje, há mais de 50 anos trabalhando com carne, tudo o que sabemos devemos à ele.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para aqueles que desejam trabalhar com carne de qualidade em nosso país?

Juan Larriera: Se juntar à boas pessoas e profissionais que possam crescer juntos, pois é um trabalho árduo e demorado, com um retorno a longo prazo.

Persistir e se dedicar muito, pois o Brasil cresce a cada ano que passa e o potencial é enorme. Cada vez mais pessoas procuram e experimentam produtos de qualidade.

carnes del sur 3

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