JBS lança protocolos do programa “No Ponto” para 2014
13 de maio de 2014
Principais indicadores do mercado do boi – 14-05-2014
14 de maio de 2014

“O manejo racional é uma ferramenta indispensável na pecuária moderna” – Alexandre Parise [Prêmio BeefPoint Bem-estar Animal]

BeefPoint realizou um grande evento – BeefSummit Bem-estar Animal – no dia 8 de maio de 2014, no Centro de Convenções do Ribeirão Shopping, na cidade de Ribeirão Preto/SP.

O evento teve a participação especial de Temple Grandin – pesquisadora que é referência mundial em bem-estar animal, também teve palestras inovadoras, com o Prof. Mateus Paranhos da Costa e pecuaristas que são referência nas práticas de bem-estar animal no Brasil.

Estes profissionais compartilharam casos de sucesso e aprendizados nesta área que cresce, a cada dia, dentro da cadeia produtiva da carne. E para fechar o dia com chave de ouro realizamos a entrega do Prêmio BeefPoint 2014 – Edição Bem-estar Animal, que homenageou pecuaristas, profissionais, vaqueiros e pesquisadores que são referência em BEA no Brasil.

O público escolheu por meio de votação online, o vencedor de cada categoria. Assim, para você – leitor BeefPoint – conhecer melhor os finalistas desse prêmio, nós preparamos uma entrevista com cada um deles!

Conheça Alexandre Pasquali Parise, finalista na categoria Produtor Referência em Bem-estar Animal.

Captura de Tela 2014-05-12 às 14.05.24

Alexandre Pasquali Parise, advogado e pecuarista, residente em Ribeirão Preto.

BeefPoint:O que você implementou de diferente em sua propriedade, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Bem-estar Animal?

Alexandre Parise: Focamos em melhores condições de trabalho de nossas equipes e na maior percepção e respeito de todos os envolvidos com o bem-estar dos animais que lidamos.

BeefPoint: Por favor, conte sobre o trabalho que vem desenvolvendo na área de bovinocultura de corte e bem-estar animal na sua propriedade.

Alexandre Parise: Nossa atividade está centrada na recria (pasto) e engorda (confinamento), onde temos o objetivo de terminar cerca de 50 mil animais em 2014. Mesmo sendo o abate o destino dos animais, a cada dia buscamos melhorar a forma de lidarmos com eles, através de treinamentos e reciclagens de nossas equipes e novas ferramentas, buscando sempre uma maior valorização das pessoas e dos animais.

BeefPoint: Quais técnicas/práticas você desempenha em sua fazenda que resultou em bons resultados, quando o tema é bem-estar animal?

Alexandre Parise: As operações de embarque e desembarque dos animais, bem como a condução destes animais dentro do Confinamento São Lucas são feitas com bastante calma, utilizando bandeiras, sem gritos ou agressões.

Tais práticas, que proporcionam maior segurança aos funcionários e animais, tem apresentado baixíssimos índices de traumatismos e fraturas dos animais. Estas ações diminuem o estresse, o que melhora a imunidade dos animais, reduzindo os custos com medicamentos e mortalidades, refletindo em melhor desempenho animal e melhor qualidade de carne.

BeefPoint: Conte pra nós qual a aceitabilidade de sua equipe quanto às técnicas de bem-estar animal? Como é feito o treinamento de seus funcionários?

Alexandre Parise: Tivemos o cuidado de mostrar para a equipe que estamos preocupados com todos, “homens e animais”, apresentando a eles qual benefício seria gerado e os malefícios de manejos e ações inadequadas, sempre focando nestes dois pontos; e isso nos trouxe uma ótima aceitação e tem nos dado resultados gratificantes.

Não temos uma periodicidade ou formato pré-estabelecido, mas temos o cuidado de realizar treinamentos constantes, alguns por técnicos que nos assistem no dia a dia e outros com a participação de especialistas; no entanto, os novos funcionários passam por um treinamento antes de iniciar as atividades, sempre com muita competência, de maneira objetiva e na linguagem habitual dos vaqueiros. Estas ações estimulam as nossas equipes a valorizar cada vez mais as ações e o bem-estar animal.

BeefPoint: Por que decidiu adotar medidas de bem-estar animal em sua propriedade? Teve o apoio de alguma empresa e/ou profissional da área?

Alexandre Parise: O manejo racional é uma ferramenta indispensável na pecuária moderna. Seus benefícios tem influência direta na convivência entre os homens e animais, sem falar que é mais uma boa forma de aumentar de maneira sustentável a lucratividade da atividade. Tivemos o apoio, para isso, do Renato dos Santos e da Nutron.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Alexandre Parise: Estamos sujeitos a erros, e com a evolução constante, as vezes tomamos decisões que no momento eram adequadas, mas depois percebemos que não era aquele o sentido. Podemos citar que demoramos um pouco para realizarmos a troca do curral de manejo, que durante anos estava adequado, mas com o crescimento do confinamento e das movimentações, passou a ser inadequado.

BeefPoint: Qual inovação e/ou novidade no setor você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Alexandre Parise: A maior inovação é, sem dúvida, a forma como estamos olhando para o animal, a busca pelo seu bem-estar. Assim, precisamos fazer com que os pecuaristas acreditem na importância desse bem estar, que sem dúvida agrega valor a toda a cadeia produtiva.

BeefPoint: Quais seus planos para 2014?

Alexandre Parise: Melhorar cada vez mais a forma de tratar os animais e as pessoas que lidam com eles. Além de ser gratificante, é de suma importância para toda a cadeia produtiva.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária brasileira hoje?

Alexandre Parise: Crescer de forma sustentável, em termos financeiros, social e ambiental, principalmente pela pressão que está ocorrendo e em muitos casos por pessoas com baixo conhecimento na atividade.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área você mais admira?

Alexandre Parise: Temple Grandin. Ela conseguiu revolucionar a forma com que trabalhamos.

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Alexandre Parise: Acreditem no bem-estar animal! Treinem e valorizem sua equipe!

slucas11

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress