Os pecuaristas devem tratar a pecuária como uma empresa, visando a produtividade e o resultado financeiro da atividade – Gustavo Laureano [Prêmio BeefPoint Sul]
3 de abril de 2014
Abiec viaja para Europa e Ásia para promover carne bovina brasileira
4 de abril de 2014

O futuro do agronegócio depende de todos nós – Celina Albornoz [Prêmio BeefPoint Sul]

No dia 4 de abril, será realizado o BeefSummit Sul, em Porto Alegre/RS. O evento será organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

No dia do evento, o BeefPoint irá homenagear as pessoas que fazem a diferença e têm paixão pela pecuária de corte no Sul do Brasil com o Prêmio BeefPoint Edição Sul. Há vários finalistas, em 13 categorias diferentes.

Conheça Celina Gladys Albornoz Maciel, finalista na categoria Produtora – Mulher de destaque na pecuária brasileira.

Captura de Tela 2014-03-27 às 10.52.57

Celina Gladys Albornoz Maciel mora em Sant’Ana do Livramento/RS. É administradora de empresas e proprietária da Estância Bela Vista, produtora de genética das raças Hereford e Braford.

BeefPoint: O que você implementou de diferente na pecuária do Sul do Brasil, que levou você a ser uma das finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Sul 2014?

Celina Albornoz:  Trabalhamos com produção de genética das raças Hereford e Braford, e nos últimos anos temos tido grande destaque na comercialização dos nossos reprodutores. Assim, somos o criatório de Braford no Brasil com maior número de reprodutores da raça, em centrais de inseminação. São 20 touros em diversas centrais do Brasil, inclusive com venda para diversos países do Mercosul.

Captura de Tela 2014-03-27 às 11.16.36

BeefPoint: O que te traz mais resultados? 

Celina Albornoz: Trabalhamos basicamente em zonas de campos de basalto, em solos rasos, com muito pouco potencial de implantação de pastagens artificiais. Isso faz com que se busque eficiência de produção em campo nativo, através de manejos adequados, adequação da taxa de lotação, utilização de ferramentas para aumento de produção e qualidade genética – como inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e transferência de embrião (TE).

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Celina Albornoz: Considero que todos nós podemos errar, somente não devemos insistir nos nossos erros. Há mais de vinte anos estou na atividade agropecuária e por diversas vezes já cometi erros , mas graças a Deus posso considerar que com os erros sempre tirei lições de superação – esta é a melhor forma de crescer na atividade.

BeefPoint: Muitas mulheres preenchem melhor que os homens os pré-requisitos para o sucesso no negócio, como: organização, disciplina e planejamento. Você acredita nessa teoria? Tem algum exemplo no seu dia a dia e pode nos contar?

Celina Albornoz: Realmente as mulheres tem uma forma de conduta e de direção bem diferente dos homens, trabalhamos bastante com os nossos sentimentos e intuição, isso ajuda muito na nossa administração como um todo.

BeefPoint: O que você considera mais importante na pecuária?

Celina Albornoz: Eficiência na produção, com base no controle de custos de produção e aumento da produtividade.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária do Sul do Brasil hoje?

Celina Albornoz: O maior desafio é produzir uma carne de qualidade superior, é ter marca de qualidade! Acredito que são os programas de carne, como o programa – hoje já consolidado – da Associação Brasileira de Hereford e Braford, que está ultrapassando as fronteiras do Rio Grande do Sul e difundindo nossas raças para todo o Brasil.

BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que precisamos inovar?

Celina Albornoz: Uma das maiores inovações foi a introdução da tecnologia de irrigação nas propriedades rurais, realmente isso vai representar um grande avanço em termos de aumento de produtividade no agronegócio, é um caminho sem volta.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2014? E por quê?

Celina Albornoz: No ano de 2014 pretendemos seguir investindo em melhoramento genético, procurando incrementar ainda mais a produção de animais de genética superior. Também estamos organizando os 50 anos do nosso “Remate Anual”, e queremos realizar um grande evento – oferecendo aos nossos clientes um material altamente diferenciado.

BeefPoint: Qual o exemplo de produtora que faz a pecuária do futuro, no Sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Celina Albornoz: Hoje na nossa atividade existem muitas mulheres de destaque que realizam um grande trabalho. Mas não poderia deixar de destacar uma mulher lutadora, de grande dedicação a sua atividade: a médica veterinária Rita Brenner Teixeira de São Gabriel, proprietária da Estância Cerro do Ouro.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Celina Albornoz: Penso que é de fundamental importância o investimento nos jovens, com base na utilização de estagiários e aposta em jovens recém formados em cursos técnicos e faculdades; pois é preciso trazer estes jovens para as propriedades, para que possam iniciar a sua vida profissional e termos na juventude a continuação do nosso trabalho.

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Celina Albornoz: Deixo uma mensagem final de otimismo para todos nós produtores rurais, que somente com o suor do nosso trabalho e da nossa competência é que conseguiremos alavancar ainda mais a atividade agropecuária, pois o futuro do agronegócio depende de todos nós.

Captura de Tela 2014-03-27 às 10.52.35

Confira outra entrevista de Celina Albornoz no BeefPoint:

Celina Maciel: nossa classe produtora deve se conscientizar da importância de produzirmos carne de qualidade

Clique aqui e garanta sua inscrição para o BeefSummit Sul

Assista ao vídeo sobre o BeefSummit Sul

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress