MS tem resultado inconclusivo de sorologia para aftosa
7 de agosto de 2006
Vídeo Mega Leilão 2006 CFM
9 de agosto de 2006

O efeito da Matricaria chamomilla CH12 no estresse em bovinos de corte

Com o crescimento da demanda pelo consumo de carne devido ao crescimento da população e também o elevado custo de produção, os criadores e os técnicos vêem buscando intensificar a produção por meios de técnicas modernas de criação que aumentam as possibilidades de ocorrência de estresse por expor os animais a vários agentes estressores.

Os bovinos são expostos a vários agentes estressores que podem ser psicológicos, físicos ou metabólicos, entre eles estão: a hierarquia social entre os animais de um mesmo lote; a exposição dos animais a um ambiente desconhecido como exemplo às instalações, free-stall, curral, mudança de pastagens; o transporte; o confinamento; comportamento de lutas entre os animais; a presença de pessoas estranhas; dor; contenção ou a imobilização do animal; a marcação dos animais com ferro quente; o manejo no curral; adição de animais desconhecidos em um lote homogêneo provocando assim alteração no comportamento gerando a agressão entre eles; a superpopulação ou isolamento do animal; calor ou frio intenso; as intervenções cirúrgicas como a castração e descorna dos animais; as doenças infecciosas ou alterações metabólicas; a gestação, o parto e a lactação; o desmame do bezerro; a vacinação e o medo gerado nos bovinos pelos agentes estressores físicos.

Estes agentes estressores provocam nos bovinos aumentos hormonais na corrente circulatória, dentre eles o cortisol, que avalia o grau de estresse nos animais.

O estado de estresse provoca diminuição na produtividade de leite, carne e no bem-estar dos animais, reduzindo o crescimento, a engorda, a taxa de aparecimento de cio e prenhez, aumentando a mortalidade embrionária acarretando resultados negativos nos programas de inseminação artificial nos animais, além de diminuir a qualidade da carne e do leite. Ainda mais, expõem os animais as doenças infecto-contagiosas, além de reduzir a produção de anticorpos após a vacinação.

Com o objetivo de reduzir o estresse nos bovinos de corte e melhorar o bem-estar dos mesmos, avaliamos o efeito da Matricaria chamomilla CH12 utilizando um produto comercial homeopático, na concentração sérica de cortisol nos animais. Este experimento foi desenvolvido na Universidade do Oeste Paulista em parceria com a Universidade do Estadual Paulista campus de Botucatu e Laboratório de Raiva do Instituto Butantan.

O experimento foi realizado em uma propriedade rural no município de Lutécia-SP, onde 60 bovinos foram divididos em dois grupos. Em um grupo os animais foram suplementados com mistura mineral adicionado com Matricaria chamomilla CH12 e no outro apenas mistura mineral.

Ambos os grupos foram submetidos aos agentes estressores que foram: o manejo dos animais no curral, a presença das pessoas durante o manejo, as instalações (curral) que era um ambiente desconhecido pelos bovinos, a contenção dos animais no tronco tipo brete por 5 minutos e a colheita de sangue. O sangue foi colhido para análise em quatro dias diferentes (1°, 7°, 14° e 30° dia).

Observou-se que o manejo freqüente dos bovinos no curral estressou os animais elevando a concentração sérica de cortisol. No entanto, no 14° dia observou-se que os bovinos do grupo que não foi adicionado Matricaria chamomilla CH12 na mistura mineral apresentaram 38,42% de cortisol sérico a mais que os animais tratados com camomila, mostrando assim a sua eficiência. Notou-se ainda que no dia 60° dia os animais adaptaram-se ao manejo freqüente no curral, mas com concentração sérica de cortisol acima do normal.

Este experimento encontra-se publicado na íntegra e de forma gratuita no Journal of Veterinary Science, v.7, n.2, p.189-192, 2006 http://www.vetsci.org/2006/200606.html com o título “Matricaria chamomilla CH12 decreases handling stress in Nelore calves”.

0 Comments

  1. Ernesto Coser Netto disse:

    Obrigado por publicar este experimento, e demostrar a imparciabilidade do BeefPoint. Acho que estamos começando a desmistificar a homeopatia.

    E para os céticos que não acreditam em sua eficiência, eis a prova. Nós que trabalhamos com a Arenales Homeopatianimal, estamos muito felizes.

    Agora o Dr. Paulo Pardo pode requerer aqueles U$1.000.000,00 que o Fantástico prometeu para quem provasse a eficiência da Homeopatia.

    Abraço.

    Ernesto Coser Netto
    Medico Veterinário
    CRMV-SP 9825.

  2. Fabio Miranda Mori disse:

    Sou usuário destes produtos e confirmo eficácia a campo do fator estresse.

    Uso fator vermes em ovelhas há 6 anos e não largo da homeopatia.

  3. Adolfo R. Almeida Neto disse:

    Nos usamos em nossa propriedade, e realmente o produto tem um efeito excelente, perceptível até mesmo para os funcionários da fazenda em sua lida no dia-a-dia. Recomendo o uso da homeopatia.

  4. José Francisco Martins De Cesare disse:

    Sou criador de bovinos e ovinos em Deodápolis/MS, usuário há vários anos do fator estresse da Arenales. Fico muito contente, com ela sendo difundida e comprovada.

  5. Camila Paiva Pereira disse:

    É de fundamental importância a publicação de trabalhos realizados com homeopatia, para que esse mito vire fato. Eu que trabalho com a Arenales Homeopatia animal sou prova viva da eficiência do uso desta, com total satisfação dos produtores que usam essa técnica. Estou muito contente com as publicações, e que o BeefPoint possa sempre estar divulgando os resultados obtidos nessa área.

    Camila de Paiva Pereira
    Zootecnista/Engenheira Agronôma

  6. Diego Lima Da Silva Gomes disse:

    Eu fiquei surpreso com o experimento desenvolvido pelo Dr. Luís e Dr. Paulo, nunca pensei que o estresse causasse tantos danos na produção animal.

    Gostaria de parabenizar o BeefPoint pela publicação.

    Diego Lima Da Silva Gomes
    Estudante de Zootecnia da UFPB

plugins premium WordPress