Reposição Fêmea Nelore – 28/01/11
28 de janeiro de 2011
GenSys completa 20 anos
1 de fevereiro de 2011

O consumidor consegue influenciar a forma de produzir?

Na semana passada acompanhando algumas postagens no Twitter nos deparamos com um assunto interessante e que merece maior atenção: a percepção da qualidade por parte do consumidor e como isso pode influenciar as relações dentro da cadeia produtiva.

Na semana passada acompanhando algumas postagens no Twitter nos deparamos com um assunto interessante e que merece maior atenção:

Roberto Barcellos postou na rede de microblogs: “Boi inteiro x boi castrado. Produtor x frigorifico. Cada vez mais o consumidor influenciará nesta briga. Pode demorar, mas já tem algo no ar (.), por outro lado é bom de demore, pois não temos qualidade. Salvo alguns projetos que somados dão menos de 1% [do volume comercializado].

Leonardo Alencar comentou que realmente “já tem algo no ar, mas ainda falta conscientização! O consumo é crescente nas classes onde o fator predominante é preço”.

Falando sobre produtos diferenciados e carne de qualidade, Otávio Juliato levantou a questão que de “muitas “boutiques de carne”, com produtos e preços premium, não conseguem decolar”. Ele concorda com Leonardo Alencar que falta conscientização. “Quem paga um preço maior, prefere o “Bife de Tira” da “casa” da moda, do que levar o bifão pra casa”, completou Juliato, fazendo referência de que ainda hoje as carnes especiais e com qualidade garantida não foram encorporadas ao dia a dia da população brasileira.

0 Comments

  1. Evándro d. Sàmtos. disse:

    Muito bom levantar tal questão,meu amigo Andre!

    Fico muito satisfeito em ver que a sementinha que comecei a plantar,publicamente aqui neste site no inicio de 2.009 com meu House Service e Governança Corporativa,Uma nova Proposta para o mercado
    https://beefpoint.com.br/mypoint/182999/edicaoPost.aspx?idPost=1967

    E vários outros depois.

    Porém,há bastante tempo,antes,já defendia o TEMA ÉTICA E MARCA em carnes em bovinas,mas a boca miúda.E hoje vejo dois artigos ao mesmo tempo discutindo tal questão,o seu e o do Miguel,que alegria!

    O consumidor influencia em tudo na produção de todo e qualquer produto que ele consuma,compre.

    E isto cada vez mais torna-se realidade em nosso país,visto o salto do poder aquisitivo da população,visto também as continuas altas nos alimentos,sobre tudo nas carnes bovinas.

    Então porque o consumidor continuará pagando mais por isso que se vende como carne bovina hoje,não que não seja carne bovina o que se oferece para o consumidor hoje,mas porque é carne de baixa qualidade,e porque com estas carnes “Bica corrida”,o consumidor se sente lesado.

    O marketing da carne também irá mudar e muito daqui para frente.Aliais,ele começará a ocorrer de fato.

    Mas é importante atentar,só marketing é muito pouco.E mais este marketing precisa ser por fases,começando de dentro da empresa de alimentos para fora,é preciso pensar e entender que são necessários mais itens,sejam eles industrializados básicos ou mais sofisticados,o mix precisa crescer.Desta forma mais se agrega em VALOR DE MARCA,mas também em valores monetários.

    Não adianta embalar a mesma carne de sempre e colocar na embalagem uma etiqueta de uma MARCA conhecida e conceituada,o consumidor não é burro,muito menos ainda idiota.Tal atitude pode comprometer até mesmo esta conceituada MARCA,e como conseqüência os demais produtos que ostentam tal MARCA.

    Produtos de MARCA exigem ética,conceito,métodos e processos.Além de observância clara e muito bem definida do se deseja,a que se presta,seja mercado ou publico,se nacional ou regional.

    A proposta comercial precisa ser inequívoca e expressar ao máximo seriedade.

    Constituir MARCA em carnes bovinas necessita,além de métodos,processos,comprometimento,prestação de serviços,também tempo de maturação.Os supermercadistas e os consumidores desejam este produto,mais querem continuidade longevidade na proposta,querem ter certeza de que a proposta é absolutamente seria.

    Saudações,

    EVÁNDRO D. SÀMTOS.

plugins premium WordPress