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30 de março de 2014

O consumidor brasileiro conhece muito pouco sobre carne bovina, nossa carne tem inúmeras vantagens e isso deve ser destacado – Elisabeth Schreiner – Palestrante BeefSummit Sul

O BeefPoint realizará no dia 4 de abril, o BeefSummit Sul, no Teatro CIEE em Porto Alegre- RS, e trará o melhor da pecuária do Sul em um só evento.

Será entregue o Prêmio BeefPoint – Edição Sul, um prêmio criado pelo BeefPoint para homenagear quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.

Para conhecer melhor os palestrantes e os temas de suas palestras, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com os palestrantes do BeefSummit Sul.

Confira abaixo a entrevista com Elisabeth Schreiner,  médica veterinária e fundadora do Restaurante Meat Shop Grill.

Beth Chef

BeefPoint: Fale sobre você e o trabalho que vem desenvolvendo em sua empresa empresa, seus hobbies.

Elisabeth Schreiner: Sou gaúcha, nascida em Santa Cruz do Sul. Em 1995 me graduei em medicina veterinária na UFRGS e iniciei minha carreira profissional atuando no manejo e produção de bovinos e ovinos de corte. De 1995 a 1998 prestei assessoria junto à empresa Pioneer Sementes no programa Silagem voltado à alimentação de novilhos e cordeiros em sistema de confinamento. Paralelamente a esta atividade prestei serviços para a Cabanha Cerro Coroado no controle de qualidade de cortes de cordeiro.

Em 1998 participei do projeto de criação da marca de carnes Meat Premium em Santa Cruz do Sul, projeto este que posteriormente, em 2001, deu origem à Boutique de carnes Meat Shop. Neste mesmo período atuei também como responsável técnica no Frigorífico 3C de Rio Pardo. A paixão pelo mar e a busca de uma melhor qualidade de vida me fizeram optar por viver em Florianópolis, onde em 2003 inaugurei minha segunda loja. Da necessidade de mostrar para os meus clientes o que é uma carne de qualidade, em 2007, criei o Restaurante Meat Shop Grill, um lugar aconchegante voltado para os amantes da boa carne, do bom vinho e da boa música. Meus hobbies são os esportes náuticos, a gastronomia, a leitura, a boa música e as viagens.

BeefPoint: Conte para nós qual o principal tema que será abordado em sua palestra no BeefSummit Sul. Quais os principais pontos da sua palestra?

Elisabeth Schreiner: Irei abordar principalmente aspectos que dizem respeito à criação do meu negócio que é baseado em carne de alta qualidade. Destacaria principalmente a criação da Meat Shop (boutique de carnes), o conhecimento técnico, aprendizados e os erros e acertos que hoje fazem do Restaurante Meat Shop Grill um exemplo de sucesso.

BeefPoint: Atualmente, qual o maior desafio da pecuária de corte no Sul do país?

Elisabeth Schreiner: Manter uma constância no fornecimento de novilhos de alta qualidade para que nós, que estamos praticamente na ponta final da cadeia, possamos ter um padrão de qualidade mais homogêneo nos cortes que são oferecidos ao consumidor final.

BeefPoint: Na sua visão, como podemos agregar valor a carne bovina do sul do Brasil de forma diferente e especial em outros países?

Elisabeth Schreiner: Eu acredito muito em educação. O consumidor brasileiro conhece muito pouco sobre carne bovina. Se fizermos um trabalho conjunto entre produtores, frigoríficos, pontos de venda e restaurantes acredito que em pouco tempo teremos resultados surpreendentes. A carne bovina do sul do Brasil tem inúmeras vantagens em relação às demais e isto deve ser destacado.

Alguns aspectos que destaco são a maciez e a suculência dos cortes de dianteiro que ainda são conhecidos aqui no Brasil como carne de segunda. Um trabalho educativo voltado para o aumento de consumo destes cortes aumentaria o valor agregado à carcaça gerando um resultado final muito mais eficiente. Com respeito a isso lamento muito que o belíssimo trabalho realizado anteriormente pelo SIC não tenha tido continuidade.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Elisabeth Schreiner: Acredito que mostrar o potencial da agropecuária e principalmente as inúmeras oportunidades de atuação profissional faria com que os jovens se envolvessem um pouco mais. Há alguns meses fui convidada por um cliente a participar de uma aula, em uma escola particular aqui em Florianópolis, para alunos do quarto ano onde o tema eram produtos da agropecuária. Cada criança deveria levar algum alimento preparado e falar sobre sua origem.

Fiquei muito feliz pelo fato do pai ter lembrado das linguiças artesanais que eu produzo. A ideia dele era simplesmente levar as linguiças e falar um pouco sobre a produção de suínos. Em poucos minutos de conversa vimos que poderíamos fazer algo diferente. No dia seguinte lá estava eu falando sobre suínos, frigoríficos e produção de embutidos saudáveis.As crianças e principalmente os pais vibraram com o que foi apresentado e eu ganhei novos clientes. Acredito que nós como técnicos temos a missão de transmitir nossos conhecimentos.

BeefPoint: Qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que precisamos inovar?

Elisabeth Schreiner: A rastreabilidade. Precisamos colocá-la definitivamente em prática e fazer com que o consumidor final saiba o que está consumindo.

BeefPoint: Em sua opinião, qual país tem se destacado na pecuária, por quê? O que o Brasil precisa aprender com esse país?

Elisabeth Schreiner: O Uruguai. O Brasil precisa aprender a dar valor ao produto nacional. Nós produzimos carne de altíssima qualidade, como é o caso da Região Sul e essa informação infelizmente não chega ao grande público que são os consumidores finais.
O Uruguai se orgulha de seus produtos naturais , principalmente a carne de animais criados à pasto, é um país sério no que diz respeito a controles sanitários e vem conquistando cada vez mais mercado alicerçado nestas duas bases.

BeefPoint: Qual a principal característica da pecuária de corte gaúcha? Qual característica precisa ser melhorada nesta pecuária que é uma das mais tradicionais de nosso país?

Elisabeth Schreiner: A principal característica da pecuária de corte gaúcha é a predominância de animais de genética européia.
Genética não nos falta. O gargalo está na produção de alimentos. Acredito que podemos melhorar muito a questão de manejo, tanto em pastagens como no melhoramento do campo nativo. É necessário que o pecuarista busque a assessoria de profissionais competentes.

BeefPoint: Qual exemplo de pecuarista do futuro no Sul do Brasil hoje? Quem você mais admira?

Elisabeth Schreiner: Admiro o Valter José Pötter

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Elisabeth Schreiner: Participei de programas de gastronomia veiculados a canais de TV em Santa Catarina mostrando o meu trabalho e conhecimento técnico na confecção e preparo de cortes e também na produção de linguiças artesanais. Iniciamos também um trabalho de marketing e comunicação em equipe voltado a estreitar nossos vínculos com os clientes.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Elisabeth Schreiner: Investir em ações de marketing destacando principalmente a qualidade dos produtos comercializados. É necessário que o consumidor saiba porque ele paga mais caro por determinada marca de carne e também criar nele o desejo por consumir produtos mais saudáveis como é o caso da carne de novilhos terminados à pasto.

Através de cursos de churrasco e workshops junto à faculdades de gastronomia pretendemos simultaneamente educar e conquistar novos clientes.

BeefPoint:  O que você mais gostaria de aprender no BeefSummit Sul?

Elisabeth Schreiner: Quero aprender com a experiência dos demais palestrantes e saber o que está sendo feito a nível de produção pecuária para incrementar o fornecimento de carne de qualidade.

BeefPoint:  Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Elisabeth Schreiner: Na verdade gostaria que houvesse um relacionamento mais estreito entre os elos que formam a cadeia produtiva da carne.

Acredito que a sintonia entre pecuaristas e frigoríficos é fundamental para incrementar a produção e garantir o abastecimento do mercado com produto de alta qualidade.

Cabe a nós que somos o elo de ligação entre as duas pontas da cadeia informar e transmitir ao consumidor final o que está sendo feito em termos de evolução na pecuária.

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