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O caminho para o capitalismo consciente

Por John Sanei, para a http://www.bizcommunity.com.

O mundo está preso em uma perseguição sem fim. Mesmo sem perceber, parece que estamos sempre correndo atrás de algo – algo que nem podemos descrever – uma perseguição para lugar nenhum.

Por centenas de anos, desde a Revolução Industrial em 1700, essa busca proporcionou um grande lucro, rápido desenvolvimento humano e grandes avanços em ciência e tecnologia.

Mas hoje, onde quer que olhemos, isso parece estar chegando ao fim – causando destruição no meio ambiente, nos animais e, finalmente, no bem-estar humano.

Como resultado, chegamos à era da ruptura – uma palavra que se tornou parte do nosso vocabulário diário de negócios. Estamos todos conscientes disso, mas muitos de nós ainda lutam para lidar com suas implicações: mudança acelerada.

Como podemos parar a perseguição, entender a mudança e assumir o controle do nosso futuro?

Aqui estão as minhas 10 sugestões para guiá-lo no caminho para o capitalismo consciente e um futuro abundante a longo prazo:

  1. Pense no motivo pelo qual você iniciou sua empresa ou sua carreira – isso ainda é verdade para você?

O seu propósito é o mesmo de quando você começou? Um negócio/vida orientada por propósitos é o caminho do futuro. A razão pela qual você começou – seu porquê – é crítica. Você ainda está seguindo o seu porquê?

  1. Incentive seus funcionários a fazer apenas o que eles amam.

Claro, esse é o sonho de todo trabalhador – fazer apenas o que gosta de fazer. Mas você deveria estar fazendo tudo o que puder para tornar isso uma realidade. Seu objetivo, especialmente em uma grande empresa, deve ser atribuir responsabilidades às pessoas que as recebem, seja fazendo as contas, gerenciando equipes ou criando conceitos criativos. Quando as pessoas seguem sua paixão, elas são muito mais engajadas e produtivas – do ponto de vista comercial, você estará obtendo muito mais delas ao longo do tempo. Isso também fará maravilhas para o moral da equipe, um ativo inestimável.

  1. Siga a regra 70/30.

Uma razão viável para o sucesso é: alocar 70% do seu tempo e energia para pagar as despesas gerais – literalmente “manter as luzes acesas” – e 30% para plantar sementes para o que está por vir. Em outras palavras, gaste aproximadamente 70% executando o programa e 30% em sua visão de longo prazo. Você pode dividir ainda mais este último percentual em 20%, concentrando-se em se tornar o líder em seu setor, e em 10%, em busca de ideias “do tipo Moonshot”.

  1. Concentre-se no que seu consumidor precisa, não em sua capacidade ou “vantagem competitiva”.

Capacidade e vantagem competitiva são úteis – mas apenas até certo ponto. “Seja melhor e vença!” não é mais suficiente. Para prosperar em um ambiente em constante mudança, você deve se concentrar no que o consumidor precisa e se adaptar sem esforço e rapidamente. Observe que os consumidores geralmente não sabem o que precisam. Cabe a você mostrá-los, o que significa que você deve se posicionar como um líder de pensamento confiável.

  1. Celebre a contribuição de seus funcionários.

Motivar seus funcionários hiper-sensíveis é mais crítico hoje do que nunca. O bônus tradicional ainda é eficaz até certo ponto, mas pelo que você está recompensando sua equipe – eficiência ou experimentação? Nesta era de ruptura de negócios, todos nós devemos estar experimentando – olhando para frente – e encorajando a equipe a fazer o mesmo.

  1. Avalie suas prioridades de impacto.

O sucesso a longo prazo baseia-se no impacto do seu negócio sobre seus funcionários, seus consumidores atuais e futuros, o meio ambiente e seu balanço – nessa ordem. Se você priorizar o balanço patrimonial sobre os outros, estará se preparando para problemas no futuro.

  1. Avalie seus rituais e hábitos.

Os rituais se tornam hábitos, os hábitos se tornam comportamentos, os comportamentos se tornam sua cultura.

É importante que todos os funcionários estejam alinhados aos seus valores; a rotina diária da sua empresa deve refletir esses valores.

  1. Gaste tempo preparando seu negócio para o futuro.

Exponha sua equipe ao futuro, para que o conceito de mudança inevitável se torne uma força positiva, não negativa. Promover e incentivar a ideia de adaptabilidade: esta é a chave para a sobrevivência no mundo dos negócios modernos. Todos nós devemos estar tentando abraçar o que está por vir.

  1. Gaste tempo “imaginando” o futuro.

Todos em sua equipe devem ter uma visão clara e compartilhada da direção do negócio. Como diz o cientista e escritor americano Joe Dispenza: “Se você não for definido por uma visão do futuro, ficará apenas com as memórias do passado”. Agora, vá e construa suas memórias futuras.

  1. Esteja ciente. Assuma responsabilidade. Seja consciente.

Todos os pontos acima podem ser alcançados somente se você e os líderes em seu negócio estiverem conscientes e tiverem encontrado seu próprio propósito, se não, então o balanço patrimonial dominará o dia. Fazer negócios conscientes favorece o sucesso a longo prazo em detrimento do lucro a curto prazo.

Fonte: Artigo de John Sanei, para a http://www.bizcommunity.com, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

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