Mato Grosso discute fim da vacinação contra aftosa
7 de agosto de 2015
Governo privilegia sistemas de pecuária intensiva
7 de agosto de 2015

Número de frigoríficos em MS reduz 12% em 3 anos, diz Famasul

O número de frigoríficos em Mato Grosso do Sul caiu 12% em apenas três anos – em 2012, o Estado tinha 25 indústrias frigoríficas ativas e em 2015, o parque industrial tem 22 frigoríficos em operação -, de acordo com estudo exclusivo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

A redução de indústria deste segmento preocupa os produtores rurais do Estado por restringir o leque de opções de vendas do boi gordo.

O levantamento da Famasul foi realizado com base em dados coletados junto a  Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS), por meio das informações do Sistema de Inspeção Federal (SIF), que englobam 96% do volume de abates do Estado.

Segundo a gestora da Famasul, Adriana Mascarenhas, a diminuição dos frigoríficos é resultado da redução de oferta de boi gordo pronto para o abate e da forte contração da demanda internacional e interna. “A pecuária de corte de Mato Grosso Sul ainda sofre os efeitos da crise vivenciada em 2007 e que se seguiu até 2012, quando, descapitalizados, os criadores tiveram que abater as fêmeas, comprometendo assim a formação de rebanho”.

Os números apurados pela Famasul revelam que das 22 unidades em operação no Estado,  nove são do grupo JBS, uma do Marfrig Alimentos, uma do Peri Alimentos e onze de outros grupos industriais. Atualmente, as indústrias trabalham com apenas 76% da capacidade de abate.

Fonte: Famasul, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress