Mercado Físico da Vaca – 24/06/08
24 de junho de 2008
Abiec sob nova direção
26 de junho de 2008

Novo guia de boas práticas de manejo da Fort Dodge aborda embarque de bovinos

Maior rendimento de carcaça e melhor qualidade de carne. Estes são apenas dois dos benefícios econômicos dos pecuaristas que praticam o manejo racional de embarque e desembarque de bovinos, tanto de uma propriedade para outra como da fazenda para o frigorífico. A informação é do Prof. Dr. Mateus Paranhos da Costa, do departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FACAV/Unesp, de Jaboticaba, SP), e está descrita no terceiro volume do Guia de Boas Práticas de Manejo - Embarque.

Maior rendimento de carcaça e melhor qualidade de carne. Estes são apenas dois dos benefícios econômicos dos pecuaristas que praticam o manejo racional de embarque e desembarque de bovinos, tanto de uma propriedade para outra como da fazenda para o frigorífico. A informação é do Prof. Dr. Mateus Paranhos da Costa, do departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FACAV/Unesp, de Jaboticaba, SP), e está descrita no terceiro volume do Guia de Boas Práticas de Manejo – Embarque.

A publicação, com tiragem inicial de 8 mil exemplares, foi escrita por ele e pelos zootecnistas Murilo Henrique Quintiliano e Ana Lúcia Garcia Spironelli, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etologia e Ecologia Animal (ETCO) e lançada pela Fort Dodge Saúde Animal, novamente com apoio da Beckhauser Troncos e Balanças; antes de abordar o manejo de embarque, o terceiro volume de uma série de dez Guias de Boas Práticas de Manejo, o manual abordou o manejo dos bezerros ao nascimento e a vacinação.

Paranhos explica que as boas práticas de manejo no embarque trazem benefícios diretos na redução dos hematomas nas carcaças. No manual, são apresentados resultados de estudos realizados na Agropecuária Jacarezinho (Valparaíso, SP), que mostram redução superior a 50% no número de contusões nas carcaças. “Além disso, quando os animais são bem manejados, não ficam estressados ou machucados, reduzindo risco de quedas durante a viagem, que podem ocasionar fraturas ou lesões de órgãos, e a perda de água, que pode levar à desidratação. Com isto, além dos ganhos econômicos diretos, os benefícios passam por maior facilidade de manejo e por evitar sofrimento desnecessário aos animais, melhorando a valorização da imagem do produto no mercado”, explica.

De maneira simples, em forma de manual, a publicação explica passo-a-passo todos os procedimentos a serem adotados para um manejo racional de embarque de bovinos. No conjunto, os manuais servem para orientar diversas atividades do dia-a-dia das fazendas de bovinos de corte e, segundo Cleber Silva, gerente de produto da linha de gado de corte da Fort Dodge, tem objetivo de minimizar as falhas por meio de recomendações com base em resultados de pesquisas e experiências práticas colhidas em várias fazendas, que possibilitam caracterizar ações de manejo mais seguras e eficientes; neste caso, para a realização do embarque de bovinos.

Paranhos explica também que a adoção das boas práticas de manejo de embarque não requer grandes investimentos, sendo necessários apenas em certos casos, quando as instalações estão em péssimas condições ou são inexistentes. “É possível realizar um bom manejo mesmo com instalações simples, desde que elas estejam bem conservadas, com um mínimo de condições. Entretanto, na maioria das fazendas em que este manejo foi implementado, foram realizadas adequações no embarcadouro, seguindo modelo proposto pelo manual”, explica o especialista, que diz ser fundamental, contudo, que “os responsáveis pelo embarque conheçam os animais e os procedimentos a serem realizados”.

Manual para garantir o bem-estar animal está disponível na Internet

O Guia de Boas Práticas de Manejo é produzido em linguagem simples e de fácil entendimento com objetivo de orientar desde os trabalhadores do campo até os próprios produtores rurais. Trata-se de uma publicação para ser usada no trabalho diário do campo e, para facilitar o acesso aos manuais, o conteúdo de cada volume é oferecido para download nos sites da Fort Dodge e do Grupo ETCO, mediante cadastro prévio.

Fort Dodge: parcerias importantes em prol da pecuária

A Fort Dodge anuncia a renovação do contrato com o Grupo ETCO para a produção dos Guias de Boas Práticas de Manejo, informa Cleber Silva. Segundo ele, estão programadas para este ano duas novas publicações, uma sobre manejo racional do transporte de bovinos de corte e outra sobre o manejo de bovinos ao desmame. Outro apoio citado pelo executivo para a edição que aborda o manejo de embarque é o da Beckhauser, que participou como apoiadora também da segunda edição do manual, sobre manejo racional de vacinação.

Para estas ações, contudo, a novidade é o apoio da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA – World Society for the Protection of Animals: www.wspabrasil.org), reconhecida organização não-governamental internacional que atua na defesa do bem-estar animal. Atualmente, a entidade está presente em 147 países, com uma rede de mais de 800 afiliadas. Para Silva, a importância desta nova parceria está ligada ao acesso da produção pecuária brasileira ao mercado internacional, especialmente o europeu, que possui rigorosas exigências no que diz respeito às boas práticas de manejo.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress