Parcerias pecuárias – II
5 de dezembro de 2002
Missão dos EUA faz segunda visita ao Brasil
9 de dezembro de 2002

Novo governo do RS garante vacinação contra aftosa

O coordenador da equipe de transição do futuro governo estadual, Alberto Oliveira, garantiu ontem (05), após reunião na Secretaria de Agricultura do RS, que os cinco milhões de produtores gaúchos enquadrados no Pronaf continuarão recebendo gratuitamente as doses de vacina antiaftosa. A primeira etapa da imunização do gado em 2003 acontece de janeiro a março.

O secretário da agricultura, José Hermeto Hoffmann, informou que o custo para o Estado é de R$ 3,2 milhões. Na sua avaliação, a continuidade do fornecimento gratuito das doses era a maior preocupação da atual gestão. A aplicação da vacina também está garantida, pois os 600 contratos emergenciais vencem apenas em 31 de março de 2003. As doses aos pequenos produtores ainda não foram compradas, mas, para Hoffmann, é um procedimento que dispensa licitação e, por isso, é rápido.

Oliveira garantiu que o próximo governo dará continuidade às operações de fiscalização no litoral gaúcho durante o veraneio. Hoje chamado de “Verão com Vida”, o programa, que visa principalmente conter os abates clandestinos, averigua as condições de alimentos derivados de animais.

A equipe de transição solicita ainda alterações no contrato com o Banco Mundial (Bird) de repasse de recursos para o RS Rural, no valor total de 82 milhões de dólares. Deste valor, 50% são de contrapartida do Estado mas, por conta da flutuação cambial, a equipe propõe que o percentual para o RS seja de 40% e de 60% para o Bird. Solicita também que os recursos possam ser aplicados até o final de 2004, enquanto o atual limite é 30 de junho de 2003.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress